As 3 atitudes de Maria (irmã de Lázaro)



Nos evangelhos, há três episódios na vida de Maria ( irmã de Lázaro) que serve de exemplo para o cristão.
O primeiro episódio é narrado pelo médico amado.

Lucas narra o seguinte episódio:

E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;
E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.


Lucas 10:38-42

Nessa passagem vemos Maria sentada aos pés de Jesus ouvindo atentamente o que Ele tinha a ensinar. Tal atitude nos ensina a VALORIZAR A PRESENÇA DO SENHOR. 
Marta não estava errada em querer agradar a visita, mas seus muitos serviços tirou dela o tempo de ouvir a voz do seu Senhor. Veja que Lucas diz que ela estava distraída.
Quantas vezes o trabalho ou as preocupações com os problemas de nosso cotidiano nos tem tirado o tempo de buscarmos a presença de Deus?
Nada que está escrito nas Sagradas Escrituras é por acaso, creio que Jesus chamou a atenção de Marta para que nós pudéssemos compreender que devemos sempre valorizar Sua presença.
Que o cansaço, desânimo, ou o teu trabalho não tire de ti o tempo de está a sós com Deus em oração e estudo da Palavra. Deus quer relacionamento com os Seus. Não deixe o lugar secreto.
Outro ponto é o momento do culto, o salmista certa vez falou: 

Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.

Salmos 27:4

Quando vamos à Casa do Senhor é para presta-Lhe culto e não assistir o outro cultuar. Por mais que as lutas sejam grandes, não permita que a ansiedade e inquietação da alma tire de você o desejo de adorar. O momento do culto é para voltarmos nosso pensamento inteiramente ao Senhor. Lembre-se que Ele ali se faz presente e está esperando seu sacrifício de adoração. Faça como Maria: valorize a presença do Senhor, O adore, ouça Sua voz, aprenda com Ele e contemple Sua formosura.

A segunda atitude de Maria encontra-se implícita no capítulo 11 de João:

Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido.
Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se.
E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.

João 11:32-34

Nesse segundo episódio, vemos nos versículos seguintes Marta questionar ao Mestre o porquê dEle querer abrir o túmulo, ao dizer que o defunto já estava ali há quatro dias e que já cheirava mal. Não vemos nenhuma atitude nem questionamento de Maria em relação a atitude de Jesus, e é aí que ela nos ensina: diante do trabalhar de Deus, se você não entende, NÃO QUESTIONE, APENAS CONFIE!
Nós não precisamos entender como Deus vai fazer, nós só precisamos crer que Ele pode operar o impossível para nos abençoar.
Diante das adversidades, ou até mesmo das situações que aparentemente não tem mais jeito, quando você pensar que não em mais saída, lembre-se quem é o nosso Deus, nada é maior que Ele, tudo é possível quando cremos em Seu poder (Marcos 9.23).
Aprenda com Maria a confiar no Senhor em todos os momentos!

A terceira e última atitude encontra-se em três dos evangelhos, gostaria de citar a narração do discípulo amado:

Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-Lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento.

João 12:1-3
 
Em outras postagens já escrevi sobre esse episódio, mas não dar para falar dos exemplos de adoração dados por Maria sem citar esse episódio, pois, ao meu entender, é um dos mais belos e significantes modelos de adoração.
Maria, em uma única atitude, nos ensina como devemos apresentar a Deus nossa adoração:

1. O vaso deve está cheio

Maria chega na presença de Jesus com o vaso cheio. Nós somos os vasos, e como disse o apóstolo Paulo na carta aos efésios devemos nos encher do Espírito Santo (Efésios 5.18). O que nos mantém na comunhão com o Pai é a presença do Espírito Santo em nós, e só é possível estarmos cheios do Espírito se nos relacionarmos com Ele. Tenha sempre o tempo de intimidade com o Pai, encha-se dEle cada vez mais. Ore diariamente, não deixe de meditar em Sua Palavra e procure ir à igreja presta-Lhe culto, fazendo isso a sua lamparina estará sempre acesa ( Leia Mateus 25).

2. O vaso deve ser quebrado

João não menciona, ele só fala do perfume derramado, no entanto Marcos, no capítulo 14 narra esse acontecimento dizendo que ela quebrou o vaso. 
Esse fato nos lembra a importância do quebrantamento na presença de Deus, ou seja, da humilhação.

O salmista escreveu:

Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.

Salmos 34:18

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

Salmos 51:17

Deus se agrada e está perto de quem tem um coração quebrantado em Sua presença, isto é, Ele se agrada de quem O busca de coração, que reconhece o valor de Sua presença e entende que depende dEle em todos os momentos.

Em Isaías 66 está escrito:

Porque a minha mão fez todas estas coisas, e assim todas elas foram feitas, diz o Senhor; mas para esse olharei, para o pobre e abatido de espírito, e que treme da minha palavra.

Isaías 66:2

No passado o Senhor requeria do Seu povo todo um ritual de adoração, mas hoje Ele requer de nós apenas uma adoração sincera, de inteiro coração.
O sacrifício de hoje é oferecermos a Ele nós mesmos, é O adorarmos com sinceridade:

Portanto, caros irmãos, rogo-vos pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto espiritual.
(Aos romanos 12.1)


3. O presente era de grande valor

Deus quer que demos a Ele o nosso melhor. Não estou falando somente de dízimos e ofertas, e sim da nossa adoração, que não está simplesmente no cantar ou levantar de nossas mãos, mas em toda nossa maneira de viver. Ele não quer apenas nosso coração, o Senhor quer tudo o que temos e o que somos. Tudo vem dEle e tudo é para Ele. Adore com sua maneira de falar, de andar e de agir. O adorador de verdade entende que tudo o que faz deve glorificar o nome de Deus. E quando for servir a Deus com seus talentos, não faça de qualquer maneira, dê sempre o seu melhor.

4. O perfume encheu toda a casa

No Antigo Testamento, quando Deus dar orientações a Moisés acerca do culto, por várias vezes Ele repete que o sacrifício deve ser ofertado como cheiro suave e aroma agradável ao Senhor.
O exalar do perfume na casa nos ensina dois fatos:
Deus ainda quer um sacrifício de adoração que tenha aroma agradável, como já falei, Ele quer nosso melhor, não devemos O adorar de qualquer forma, a adoração sincera sobe, toca o coração de Deus e é respondida.
Observe o que diz Apocalipse 8:
E veio outro anjo, e pôs-se junto ao altar, tendo um incensário de ouro; e foi-lhe dado muito incenso, para o pôr com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro, que está diante do trono.
E a fumaça do incenso subiu com as orações dos santos desde a mão do anjo até diante de Deus.
E o anjo tomou o incensário, e o encheu do fogo do altar, e o lançou sobre a terra; e houve depois vozes, e trovões, e relâmpagos e terremotos.

Sempre que adoramos com sinceridade há uma reação a essa adoração , pois essa narração de apocalipse nos faz recordar de Paulo e Silas na prisão. Eles oravam e cantavam louvores, em reação a atitude deles houve o terremoto naquela prisão ( Aos 16). 
Outro fato que aprendemos com o exalar do perfume e que acontece em Atos 16, é que quando a adoração é sincera vidas são tocadas. O perfume encheu toda a casa, ou seja, todos ali sentiram o cheiro da adoração. Com isso aprendemos que quem é adorador deve exalar o bom perfume de Cristo. O verdadeiro adorador é reconhecido por onde passa e influencia vidas ao viver uma vida de adoração. Foi assim com Paulo e Silas, a adoração sincera delas influenciou o carcereiro e este entregou-se, junto com sua família, a Cristo.
Viva uma vida de adoração, a tal ponto, que todos no ambiente percebam que você é um adorador de Cristo.

Amém?
Que possamos, assim como Maria, estarmos atentos a voz do Senhor, valorizando nosso tempo em Sua presença e O adorando com o que temos de melhor.

Que Deus abençoe sua vida!


 

Comentários

Unknown disse…
Palavra maravilhosa.
Fui muito edificada.

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!