Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!




É provável que você já deve ter lido em algum lugar esta frase: Não tenha medo, tenha fé!

A Palavra de Deus em Eclesiastes 3 diz que "há tempo de chorar e de se alegrar", ou seja, nem todos nossos dias serão de festa, haverá o dia mau, aquele dia que algo nos traz frustações e às vezes, como nestes tempos de pandemia, muitos estão vivendo aprisionados pelo medo, no entanto, quando este dia mau te assolar, ou o medo te cercar, lembre-se de ter Fé!

O maior motivo para termos FÉ e não temer mal algum é a certeza de que DEUS ESTÁ CONOSCO!
Por muitas vezes  na Bíblia vemos o SENHOR exortar seus servos para não temer, e o interessante é que esta frase, na maioria das vezes, vem acompanhada da outra "POIS ESTOU CONTIGO", logo aprendo que o grande motivo para não temer mal algum, é a certeza de e Deus está conosco, nEle devemos ter fé para descansar na certeza de Seu agir.

Vejamos alguns exemplos na Palavra de Deus:

Em Deuteronômio 31:6 está escrito:

 "Esforçai-vos, e animai-vos; não temais, nem vos espanteis diante deles; porque o Senhor teu Deus é o que vai contigo; não te deixará nem te desamparará."

Deus exorta o povo israelita a não temer diante das outras nações porque o SENHOR estava com ele, e se você já leu o pentateuco sabe que Deus cuidou deste povo nos mínimos detalhes durante toda a trajetória no deserto. Deus não só estava com eles, mas ia adiante deles preparando o caminho, protegendo e pelejando a favor de Seu povo.

Em Josué 1, Deus faz promessas a Josué, e no versículo 9 também o exorta para não temer, para ser forte e corajoso, pois Sua presença estava com ele:

"Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

Deus concedeu vitória a Josué em quase todas as batalhas, as exceções foram a vez que Josué foi à batalha sem antes consultar o SENHOR, e outra vez em que Acã pecou. Portanto, se andamos em sintonia com nosso Deus, o SENHOR sempre nos dará vitória, muitas vezes pode não acontecer da forma que queremos ou pensamos, mas pode ter certeza que se Deus está conosco Ele sempre nos dará o melhor.

No livro de 2Reis, no capítulo 16, está escrito que um exército foi em direção de Israel, e quando o servo de Eliseu viu temeu, mas Eliseu pediu para que ele não temesse porque o exército que estava com os israelitas era maior, veja o que diz a Palavra:

"E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.
E orou Eliseu, e disse: Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu."
(2 Reis 6:16,17)

Deus sempre está conosco, e esta passagem nos faz lembrar que Ele está sempre com Seu exército de anjos guerreando a nosso favor. Naquele dia Eliseu pediu para que o moço visse invisível, mas quem tem fé só precisa crer. Que aprendamos sempre, em todas as circunstâncias, lembrar o que diz no salmo 91: Deus nos livra e dá ordem a Seus anjos para nos guardar em todo nosso caminho e quem habita no Esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará, ou seja, se Deus nos nos guarda podemos descansar.

Em Mateus 28.20,na parte b do versículo, pouco tempo antes da subir aos céus, Jesus deu a Seus discípulos uma promessa que serve para nós: "(...)e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos", Deus nunca nos abandona, Ele está conosco em todos dias em todos os momentos de nossa vida. Você não está só! 

Em Isaías 43 Ele promete está conosco ao passar pelas águas e pelo fogo, e o interessante é que se observamos bem, entenderemos que Deus não está prometendo um vida isenta de lutas, mas nos promete livramento diante da luta.
 Observe que Ele diz: se passares pelas águas, elas não te afogarão, se passares pelo fogo, ele não te queimará nem a chama arderá em ti, isto é, iremos passar por aflições, mas a presença de Deus em nossas vidas nos dá a certeza que estas lutas não irão nos submergir. 

Quando o povo hebreu estava diante do Mar Vermelho, e sem saída, vemos que a presença de Deus vai adiante abrindo caminho para que eles passassem a salvo ( Êxodo 14). Se há um mar de problemas te impedindo de seguir a caminhada, apresente-o a Deus, tenha fé que Ele pode abrir este mar. Não desista da caminhada com Cristo! Siga avante! Não olhe para trás.
 No evangelho de Mateus, no capítulo 14, vemos Jesus andar sobre as águas e Pedro pede para andar com Ele. Esta passagem nos mostra que as águas turbulentas da vida não pode nos afogar, Ele nos faz andar por cima dos problemas quando decidimos nEle confiar. Veja que Jesus estava andando junto com Pedro, e enquanto Pedro estava com os olhos fitos no Senhor andou sobre as águas, entretanto quando ele desviou a atenção e olhou para as águas e para o vento ele começou a afogar. Pedro esqueceu da presença de Jesus, temeu, logo, ele permitiu que o medo roubasse sua fé. Aqui aprendo que não devemos tirar nossos olhos de Cristo em momento algum, que diante das lutas devemos olhar só para Ele, lembrar que Ele está conosco e Seu grande poder nos guardará e livrará. Nunca deixe que os problemas roube tua fé em Deus.

Outra passagem que nos mostra que não devemos temer é de Daniel 3, Deus permitiu que Sadraque, Mesaque e Abede-Nego fossem jogados na fornalha, no entanto estava com eles, não deixando que o poder do fogo os afligissem. 
Portanto, se temos a certeza da presença de Deus em nossas vida não temos porque temer problema algum. Jesus disse que teríamos aflições nesse mundo, mas que era para termos bom ânimo pois Ele venceu, o que mais uma nos lembra da importância de confiar nEle e descansar. Ele venceu, isto é, Ele é poderoso, venceu a morte e está conosco para nos ajudar a vencer. 

Quando em Mateus 8, vemos a passagem da tempestade, e os discípulos ficam atemorizados enquanto Cristo dorme, entendo que aquela exortação de Cristo ao perguntar a eles o porquê de temer, Jesus estava nos mostrando que quando Ele está presente não há razões para ficarmos atemorizados, ainda que pareça que Ele não está se importando, clame por Ele como fez os discípulos, pois Ele tem poder para acalmar a tempestade. 

Há muitos outros exemplos de Deus agindo na vida dos servos de Deus, por muitas vezes vemos a Bíblia justificar o êxito de alguém pelo fato do SENHOR está com ele, o que nos garante que com a presença de Deus e diante de Sua orientação temos êxito em tudo.

Tenha fé em Deus! Ele tem poder! Ele está contigo! Não temas!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!