Aquieta-te e deixe Deus agir









Na carta aos Filipenses 4.6, o apóstolo Paulo os exorta a não  se inquietarem por coisa alguma, e explica que as inquietações devem ser entregues ao Senhor em orações e súplicas, e vejam só, ele acrescentou: Com AÇÕES DE GRAÇA.

Aqui aprendo o valor da gratidão a Deus mesmo nos momentos de inquietações. Não é murmurando que alcançaremos o favor do Senhor, mas sim sendo gratos pelo que Ele já fez e pelo que, pela fé, sabemos que Ele irá fazer. No versículo seguinte ele diz que "a paz de Deus, que ultrapassa todo o entendimento, guardará vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus", veja a promessa: quando vem a ansiedade ou a preocupação é comum virem acompanhadas da angústia e de pensamentos maus, no entanto o apóstolo Paulo está aqui nos dando uma receita de como curar esse mau, ele aconselha no verso 6 a entregar tudo em oração e no verso 7 ele diz o resultado: paz e proteção dos pensamentos. Aprenda a ir aos pés de Cristo nos dias maus.

No salmo 46.10 vemos o próprio SENHOR nos exortando sobre a inquietação, Ele diz:

"Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus!"

Observe que Ele acrescentou que Ele é Deus, o nosso Deus, se servirmos esse Deus, o grande Eu Sou, o dono de tudo, que tem nas mãos o controle de todas as coisas, e se sabemos que o Eu Sou está conosco, para quê andar inquietos?
Em outras palavras o Senhor está dizendo: "Descansa! Eu Sou Deus em tua vida" e Ele poderia dizer ainda: "Eu Sou dono de tua vida" ( se você permitir).
Na versão NVI, o versículo de salmos 46.10 está traduzido assim: " Parem de lutar! Saibam que Eu Sou Deus", quando leio isso entendo que há lutas em nossas vidas que só o Senhor pode pelejar por nós, e nosso trabalho é orar, acreditar no poder de nosso Deus e descansar sabendo Ele trabalha por quem nEle espera ( Isaías 64.4). 
Quando os israelitas estavam diante do Mar Vermelho e começaram a murmurar, a resposta de Deus à oração de Moisés, em Exôdo 14.13, foi: "Não temais; estai QUIETOS e vede o livramento do SENHOR(...)", já sabemos o final da história, Deus deu um grande livramento aquele povo. Agora, observe que uma das ordens foi AQUIETAI, logo Deus não opera no momento do desespero, Deus opera quando aprendemos a descansar nEle, a acreditar firmemente no poder do Deus que servimos.

Em Mateus 6, no sermão do monte, o próprio Jesus nos exortou sobre a inquietação, Ele diz: " Não andeis inquietos por coisa alguma"(v.31) e depois de demonstrar todo o cuidado do Pai Celestial, ele finaliza, no verso 33, nos pedindo para "buscarmos primeiro o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas nos serão acrescentadas", ou seja, quem está constantemente priorizando a presença de Deus sabe descansar e se alegrar em todas as circunstância, pois entende que serve ao Jeová Jiré, o Deus da provisão. 
Lembra do cuidado do Senhor com os hebreus no deserto? Não faltou pão (Ex 16.35), água (Nm 20.11), Deus enviou carne (Ex16.13), as vestes não envelheceram em 40 anos de peregrinação (Dt 8.4/29.5)...
Esse Deus não mudou, a Palavra de Deus, em hebreus 13.8, diz que Ele é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ele ainda cuida dos Seus.
Na primeira carta de Pedro, nos versículo 6 e 7 do capítulo 5. está escrito:
"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós"

Se olharmos bem, notaremos que Pedro está dizendo o mesmo que Paulo, que devemos entregar a Deus as inquietações, a ansiedade..., e ele acrescenta que "Deus tem cuidado de vós". Então, meu irmão, aprenda a lançar sua ansiedade diante do Senhor, e veja o verso 6, ele diz para nos humilhar, ou seja, reconhecer que é do SENHOR que vem nossa provisão.

Observe o que ainda está escrito na Palavra de Deus:

Salmos 5.22
 Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te susterá; nunca permitirá que o justo seja abalado. 

 Compreenda que preocupação e ansiedade não resolvem o problema, mas quando você aprender a entregá-lo a Deus seu coração terá paz e Ele te susterá, veja que o versículo ainda diz que Deus não permite que o justo seja abalado, pois quem confia em Deus recebe dele a paz em meio as aflições. 
No salmo 91.1 está escrito que quem habita no Esconderijo do Altíssimo, a sombra do Onipente descansará.
No salmo 125 também diz que quem confia no Senhor é como os montes de Sião, que não se abalam, mas permanece para sempre.

Independente das tempestades, quem confia no Senhor não pode se abalar pois está firmado na Rocha, está guardado em Sua sombra.

Descanse no Senhor, entregue a Ele seus problemas e, enquanto a bênção não chega, siga o conselho do apóstolo Paulo: exerça gratidão!
Seja grato ao Senhor por tudo que Ele fez, faz e fará. Veja a mão de Deus agindo em tua vida nas pequenas e grandes coisas, Ele sempre cuidou e cuidará de Ti. Confie no Senhor! Seja grato ao Senhor.

Finalizo com a promessa do Salmo 37.4,5 para tua vida:
"Deleite-se no Senhor, e Ele atenderá os desejos do seu coração. Entregue seu caminho ao SENHOR; confie nEle e Ele agirá."

Comentários

Unknown disse…
Agradeço pela guia do Espírito Santo de Deus por ter me guiado até esse blog para confirmar a sua palavra em minha vida

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!