Não deixe a chama apagar!

 


O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

 (Levítico 6:13)

Entre muitas as muitas leis que Deus deu a Israel, havia a lei a cerca do Holocausto. 

Havia um ritual no momento de oferecer o holocausto, tudo tinha que ser feito segundo o que Deus havia ensinado. 

Nos versículos 12 e 13, do capítulo 6 de Levítico, o Senhor diz a Moisés que  "o fogo deve permanecer aceso continuamente sobre o altar."

O que me chama a atenção é o fato de que se um sacrifício fosse apresentado de uma forma diferente daquela que Deus havia ordenado, o Senhor não o aceitava.

No Salmo 51.17 está escrito que os sacrifícios agradáveis a Deus são um espírito quebrantado, que Deus não despreza um coração quebrantado e contrito, isto é, um coração reverente, voltado para Deus, era maior que todos aqueles rituais.

Todos aqueles rituais no momento da apresentação do sacrifício possuíam uma simbologia, hoje não precisamos oferecer sacrifícios como no Antigo Testamento, pois Cristo já fez o maior sacrifícios ao morrer pelo perdão de nossos pecados (Efésios 5.2), no entanto se formos atentar para o lado espiritual aprendemos muitas coisas com a lei do Holocausto.

Note que no versículo 13 de Levítico 6, o Senhor ordena que o fogo permaneça aceso no altar, para que isso acontecesse era necessário que todos os dias fossem removidas as cinzas do altar e que não faltasse lenha. 

Se olharmos por um lado simbólico, a retirada das cinzas nos lembra de limpeza, hoje o altar de sacrifício somos nós, nosso corpo (Aos romanos 12.1-2), logo esta passagem nos mostra a importância de permanecermos em santidade para que nossa adoração seja aceita.

Olhando ainda pelo lado espiritual, lembramos que essa chama acesa representa uma das evidências da presença do Espírito Santo em nossas vida, é Ele que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo (João 16.8), só Ele pode transformar a vida do homem, quem tem o Espírito produz o fruto do Espírito (Aos Gálatas 5.22-23), é Ele que produz em nós o desejo de buscar cada vez mais a presença de Deus, nos leva a nos aproximar de Deus a tal ponto de renunciarmos os prazeres da carne, é Ele, também, que desperta em nós a paixão pelas coisas espirituais, o amor pela Palavra de Deus, a vontade de está nos átrios do Senhor, e o desejo de O adorar independente das circunstâncias, logo, o Espírito Santo é aquela chama que mantém nos mantém vivo espiritualmente.

Outra passagem que nos faz lembrar de Levíticos 6.12-13, é quando Jesus conta a parábola das 10 virgens em Mateus 25. Haviam 10 noivas esperando pelo noivo, 5 eram loucas e 5 eram prudentes. As prudentes tinha as lamparinas acesas e uma vasilha com azeite de reserva, já as loucas tinha apenas as lamparinas acesas. Pouco antes da chegada do noivo as lamparinas das loucas se apagaram e, como as prudentes não quiseram dividir o azeite, as loucas saíram para comprá-lo, enquanto elas estavam fora o noivo chegou e, levou as prudentes para as bodas. 

Aquelas noivas representam a igreja de Cristo, vejam que Jesus estava alertando a igreja sobre a importância de manter a chama espiritual acesa e ter azeite de reserva. Sempre que leio Mateus 25 lembro-me da multiplicação de azeite em 2 Reis 4, o profeta mandou que, depois que a viúva recolhesse os vasos, ela fechasse a porta e enchesse os vasos de azeite e, depois de cheios, reservasse, logo ter azeite de reserva significa ter relacionamento profundo com Deus, é buscá-Lo no lugar secreto, ou seja, ter um momento em nossos lares para ficarmos a sós com Deus estudando Sua Palavra e orando (Mateus 6.6), é assim que nos enchemos do Espírito Santo (Aos Efésios 5.18).

Em uma outra passagem Jesus disse que somos a luz do mundo ( Mateus 5.14), ou seja, a igreja deve fazer a diferença, deve ser aquele Evangelho que muitos não leem. Em 1 João 2.6 está escrito que quem está em Cristo deve andar como Ele andou. Na passagem da mulher sunamita em 2 Reis 4.9, vemos ela dá testemunho de Eliseu para seu marido, dizendo ter observado que aquele homem que passava ali era um santo homem de Deus, isso é ser luz, é viver o Evangelho de tal maneira que vejam Deus em nós.

Aquelas lamparinas em Mateus 25, representam nossa vida espiritual, o azeite representa a presença do Espírito Santo em nós, logo a chama acesa é a evidência dessa presença, uma lamparina (candeia/candieiro) só permanece acesa se nele houver azeite. Jesus nesta passagem está nos levando de volta a Levítico 6.12-13, nos fazendo entender que a chama não pode se apagar, que não podemos deixar os cuidados dessa vida tirar de nós o amor pelas coisas do Alto. 

Lembre-se o que Jesus disse em Mateus 6.33: Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus.

O apóstolo Paulo na carta aos Colossenses ele diz:

"Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra."(Colossenses 3.2).

A chama só permanece acesa se permanecermos focando nosso olhar em Cristo, temos lutas, aflições, ambições, mas nada pode tirar o lugar de Deus em nossas vidas, o amor por Ele deve vir em primeiro lugar.

Não permita que os escândalos tragam frieza a teu coração, Jesus disse que viriam os escândalos (Mateus 18.7), todas as coisas que vemos acontecer atualmente são apenas o cumprimento da Palavra de Deus. 

Devemos manter nossos olhos fitos em Jesus, o autor e consumidor de nossa fé (Aos Hebreus 12.2), Ele é nosso referencial, o homem é falho, só Jesus é perfeito.

Que a cada dia venhamos buscar mais e mais da presença de Deus em nossas vidas. Que a chama do Evangelho permaneça acesa em nossos corações, que nada nos tire da presença de Deus.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!