Deixe Deus te Moldar
Muitas vezes pensamos que Deus está longe,que nos abandonou, pois a luta é imensa, a dor parece nunca passar, oramos mas parece que Deus não nos ouve, e a resposta nunca vem. Nos sentimos sós, pois por mais que contamos a alguém nossa situação o problema parece não haver uma solução.
Mas quero te dizer que por maior que seja a luta Deus é contigo ( Isaías 43.1-5/ 49.16)!
Deus nunca desampara um servo dEle, muitas das vezes acontece o contrário, nós é que nos deixamos levar pelas paixões desse mundo e nos afastamos de Deus ( Isaías 59.1-2), e por isso aquela resposta que deveria vir de imediato acaba tardando, não que Deus tarde, afinal Deus faz tudo no tempo certo ( Ec.3), mas porque você não está preparado para receber a bênção, e é aí que Deus começa a trabalhar o vaso.
Em Jeremias 18 o Senhor manda que Jeremias desça até a casa do oleiro, lá o Senhor mostra a ele o trabalhar do oleiro no vaso. Jeremias narra dizendo que o vaso se quebrou na mão do oleiro, porém o oleiro pegou o mesmo barro e fez um vaso novo.
Naquela passagem o Senhor explica a Jeremias que o mesmo que o oleiro fez com o vaso, Deus pode fazer com o povo de Israel.
Portanto, o Senhor está revelando que por sermos feito do pó da terra, olhando pelo de maneira simbólica, o homem é como um vaso e o Senhor nosso Oleiro.
Na segunda carta a Corintios, no capítulo 4, Paulo nos leva a entender que o que torna um vaso valoroso não é sua aparência exterior e sim o que há em seu interior. Nós somos os vasos nas mãos do maior Artista, e esse vaso deve está sempre cheio do Espírito para ser considerado um vaso valoroso ( Efésios 5.18).
Na primeira carta a Corintios, no capítulo 3 e 6, Paulo diz somos templo do Espírito Santo, e no versículo 17 ele alerta sobre o cuidado que devemos ter com esse templo, pois ele deve permanecer santo.
Em Isaías 66, o Senhor faz uma pergunta: Que casa me edificaríeis vós?
E, em Atos 7.48, há uma resposta para esta indagação, lá está escrito que Deus não habita em templos feito por mãos humanas, ou seja, Deus, na pessoa do Espírito Santo, habita no tempo que Ele mesmo edificou, esse templo é seu povo, somos nós, ele nos edificou e nos molda quando necessário.
Deus nos fez para O adorar ( Jo 4.24), mas por causa do pecado o homem se corrompeu, porém em Jeremias 18 Deus revela que pode moldar o homem a Sua maneira quando este cair, no entanto para que ocorra o processo de reconstrução do vaso é necessário que o próprio vaso desça a casa do Oleiro (Jr 18.1), isto é, Deus só pode fazer a obra de transformação no homem quando este reconhece que errou e busca em Deus o perdão e a restauração.
Entretanto, toda vez que o Senhor começa a moldar o vaso, é natural que doa, pois é necessário que o barro seja amassado, e além de amassado as pedrinhas que causam a imperfeição do vaso, devem ser todas retiradas, e depois ser levado ao fogo para fortalecê-lo.
Entenda que muitas vezes é preciso que passamos por todo esse processo de aperfeiçoamento do vaso, nem sempre por causa do pecado, mas porque Deus quer nos preparar para vivermos Seu propósito. A provação é sempre dolorosa, porém nos fortalece e, lembre-se que Ele prometeu que estaria sempre conosco em meio a prova ( Isaías 43).
Essa luta que você está passando é somente Deus te preparando para se tornar um vaso de honra e de valor em Suas mãos.
Ele quer lhe usar em Sua obra, mas para isso você tem que ser cheio do Espírito de Deus, e se houver rachaduras no vaso, o "azeite " vaza, por isso é preciso a retirada das pedras e todo o resto.
Enquanto o processo do aperfeiçoamento do vaso não termina ADORE e busque mais do Senhor.
Comentários