Deixa o Senhor ser o Centro

 


O Senhor disse a Moisés e a Arão:

"Os israelitas acamparão ao redor da Tenda do Encontro, a certa distância, cada homem junto à sua bandeira com os emblemas da sua família".
Números 2:1,2

No capítulo 2 do livro de Números, o Senhor dando instruções a Moisés sobre o a organização do acampamento dos hebreus, ele os instrui a colocar a Tenda do Encontro no centro do acampamento.

 Era ali na Tenda do Encontro onde a presença de Deus era manifestada ( Êxodo 33.9), logo, entendemos que o Senhor estava pedindo que Sua presença ficasse no centro do acampamento.

Ao meditar nesta passagem, o Senhor nos revela a importância de permitirmos que Ele, o Senhor nosso Deus, seja o centro de nossas vidas. 

Para compreendermos o que é ter o Senhor no centro de nossas vidas vamos pensar no Sistema Solar:

Todos os planetas do Sistema Solar giram em torno do Sol, é do Sol que vem a luz e o calor, sem o Sol seria impossível existir vida na Terra, pois todo ser vivo depende da luz e do calor do Sol para sobreviver.

Logo, ao olhar por esta perspectiva, entendemos que sem o Senhor no centro de nossas vidas não há como sobreviver espiritualmente, afinal só em Jesus temos vida em abundância (João 10.10), pois Ele é a própria vida.

Veja o que diz a Palavra de Deus:

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6).

Só nos achegamos a Deus por meio da graça salvadora revelada em Jesus Cristo. Em Isaías 59.1,2, está escrito que "a mão do Senhor não está encolhida para que possa salvar, nem Seus ouvidos encobertos para que não possa ouvir, mas o pecado faz divisão entre o homem e Deus", portanto o pecado cria um abismo entre o homem e o Criador, mas o sacrifício de Cristo tornou-se possível que o homem pudesse se aproximar de Deus novamente, quando Jesus diz que Ele é o caminho até o Pai, Ele está nos revelando que Ele é a ponte que liga o homem a Deus.

No Salmo 119.105 o salmista diz:

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

A Palavra de Deus ainda nos diz, no capítulo 1 do evangelho de João, que Jesus é a luz do mundo, que Ele veio para iluminar o homem, note o que está escrito no capítulo 8, versículo 12 de João:

Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.

Compreenda que sem Jesus é impossível termos clareza em nossas decisões, só Ele pode nos revelar o caminho que devemos seguir. 

Em Isaías 50.10 está escrito:

(...) Quando andar em trevas, e não tiver luz nenhuma, confie no nome do Senhor, e firme-se sobre o seu Deus.

É só através do Senhor, da confiança nEle, e da obediência a Seus preceitos que teremos uma vida segundo a Sua vontade, que é boa, agradável e perfeita ( 2 Coríntios 12.2). Assim entendemos que, ter o Senhor como a luz de nossas vidas é permitir ser guiado por Ele. Só o Senhor tem conhecimento de nosso futuro, os pensamentos de Deus são além do nosso entendimento ( Isaías 55.9), mas a Palavra de Deus nos garante que Ele tem pensamentos de paz para nossa vida:


Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Jeremias 29:11


No entanto, muitos podem perguntar: Como saber qual a vontade de Deus? Como deixar-se ser guiado por Deus?
Veja o que, nesse mesmo capítulo de Jeremias, diz os versículos seguintes:

Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
Jeremias 29:12,13

Logo, é através da oração e da leitura da Palavra de Deus que o Senhor nos revela Seus propósitos para nossas vidas.


Ao lermos o Pentateuco vemos ainda um outro fato que nos demonstra o quanto é importante viver com o Senhor no centro de nossas vidas: a nuvem guiando o povo. 

E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
Êxodo 13:21

A ordem do Senhor aos hebreus era que seguisse a coluna de nuvem, sempre que a coluna de nuvem se movia era sinal que os hebreus deveriam peregrinar para outro local.

Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar onde a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam 

Números 9:17

Portanto, ter o Senhor no centro, é deixar que Ele seja seu guia, e quando nós nos deixamos ser guiados pelo Senhor, quando deixamos que Ele seja nosso Pastor, de nada temos falta (Salmo 23). Veja o exemplo do povo hebreu no deserto, Deus providenciou tudo, e quando meditamos sobre a coluna de nuvem, vemos claramente o cuidado de Deus, pois durante o dia a Bíblia diz que aquela coluna de nuvem ia sobre eles na caminhada, logo entendemos que ela os protegiam do sol escaldante do deserto; e a noite aquela coluna virava uma coluna de fogo, que, além de iluminar o caminho, servia para aquecer, uma vez que durante a noite no deserto a temperatura cai ( Neemias 9.12).

Veja o que disse Moisés:
E quarenta anos vos fiz andar pelo deserto; não se envelheceram sobre vós as vossas vestes, e nem se envelheceu o vosso sapato no vosso pé.
Deuteronômio 29:5


Esse Deus não mudou, Ele ainda é o mesmo, todos os que perseveraram na peregrinação no deserto, e permitiram que o Senhor fosse o centro de suas vidas, provaram da bondade, misericórdia e provisão de Deus. Aqueles que seguiram ao Senhor sem murmurar, mas confiando no Deus ao qual serviam, chegaram a Terra Prometida.
Deus ainda é o mesmo, Ele permanece fiel e deseja nos abençoar com uma vida abundante, no entanto, para tal é necessário que permitamos que Ele seja o centro, que vivamos no centro de Sua vontade.

Observe o que Jesus falou no sermão do monte:

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
Mateus 7:24-27


Então meu irmão, permita que Jesus seja teu alicerce, viva firmado nessa rocha, viva de acordo a Sua Palavra, e mesmo que o problema bata a tua porta, nada te abalará, pois terás a certeza da presença de Jesus em teu viver.

O Senhor quer ser a luz para te guiar e o calor para te aquecer nos dias frios. Permita que o Senhor seja o centro de sua vida e você verá o cuidado de Deus em tudo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!