A importância da vigilância



No capítulo 4 de Neemias está escrito que por causa da perseguição de alguns que eram contra a edificação dos muros de Jerusalém, Neemias combinou com os demais homens que estavam trabalhando na construção em dividirem em dois grupos, enquanto um grupo trabalhava na edificação o outro grupo deveria ficar vigiando com as armas nas mãos, pois Neemias temia que aqueles que eram contra viessem derrubar o que já havia sido edificado.

O interessante é que a Bíblia diz que enquanto vigiavam eles ficavam com as armas nas mãos, o que nos faz lembrar da carta de Paulo aos Efésios, capítulo 6, onde nos mostra a importância de nos revestir das armas espirituais:

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."
(Efésios 6:10,11)

 Ao observar estas duas passagens entendo que a vigilância verdadeira do cristão depende do revestimento espiritual. Note que os homens para vigiar deviam está armados para se defenderem, e assim como Neemias nós estamos constantemente trabalhando em uma edificação, mas a nossa edificação é de nossa vida espiritual. O inimigo, assim como tentou impedir a construção dos muros de Jerusalém, ele vive tentando nos tirar da presença de Deus, e nos impedir de crescermos espiritualmente. Ao lermos Efésios 6 compreendemos que para vencermos a guerra espiritual devemos está revestidos da armadura de Deus, e esta se resume  na oração e na meditação da Palavra de Deus. São esses dois princípios que guardarão nossas mentes, nossos corações e nos dará sabedoria para defendermos a nossa fé.

 Veja o que diz a Palavra:

"Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;"
(1Pedro 5:8)

Observe que Pedro diz que  inimigo está sempre procurando um para tragar, e a única forma de não darmos essa brecha é sempre vivermos em vigilância, nos fortalecendo no SENHOR.

Jesus ao voltar da oração no Getsêmani encontrou os discípulos dormindo, e os alertou acerca da vigilância:

 "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."

(Mateus 26.41)

Jesus no Getsêmani nos mostra a importância de buscar a Deus nos momentos de aflição. Nos revela que em Deus que nos fortalecemos, Ele ainda nos revela com essa atitude a importância de orar com a alma, de buscar a Deus de todo coração e, ao despertar os discípulos nos ensina a importância de está em constante vigilância. Observe que os discípulos estavam dormindo quando Jesus retornou, isto nos demonstra que quando não estamos em oração e em vigilância podemos dormir espiritualmente. Se os homens de Neemias tivessem dormido, qual seria a consequência? Assim é na vida espiritual, devemos está em constante vigilância. A atitude dos discípulos em não orar com o Mestre simboliza o estado espiritual daqueles que não buscam a presença de Deus como deveria.

Muitos cristãos não têm mais prazer na meditação da Palavra de Deus, ou em buscar a presença de Deus através da oração, e é isso que os enfraquece espiritualmente. Quanto mais buscamos a presença de Deus, mais desejaremos essa presença.

 Portanto, o desejo do Senhor é que venhamos ter prazer em está em Sua presença. Jesus por diversas vezes nos convida  a permanecermos nEle:

"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito."

(João 15:7)

 É na busca diária que permanecemos no Senhor, por isso devemos ter cuidado para que nada nos tire de Sua presença. 

 No salmo 1 está escrito que  é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite, e nos versículos seguintes compara a uma árvore plantada junto aos ribeiros, esta não teme o calor nem os anos de sequidão pois está plantada junto as águas e por isso nunca deixará de dá frutos. Logo é tendo alegria em meditar na Palavra, ou seja, ter amor pela Palavra, que seremos cada vez mais fortalecidos, assim como a árvore precisa da água e dos sais-minerais retirados do solo para crescer e dá frutos, nós dependemos da água do Espírito e do alimento de nossas almas, que é a Palavra de Deus, para crescermos espiritualmente. Veja que é a raíz que absove a água e os sais minerais do solo, e quanto mais araizada, mas resistente a árvore é, e a Palavra de Deus nos convida a está enraizados em Cristo ( colossenses 2.6-7), isto é, firmado nEle.

Em Mateus 4.4 está escrito:

Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’"

Nosso alimento espiritual é a Palavra, que é o próprio Jesus, o Verbo de Deus.
Assim como Jesus nunca deixou de buscar a presença do Pai, nós devemos procurar está permanentemente buscando essa presença e a valozirando em nossas vidas. Que não venhamos nos acostumar com os padrões deste mundo, mas que venhamos andar cada vez mais em vigilância, para tal precisamos nos revestir da armadura de Deus.

"Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçados os pés na preparação do evangelho da paz;tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, orando em todo tempo com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos"

(Aos Efésios 6.13-18)






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!