Não cansem nem desanimem



 Hebreus 12.3

 Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem desanimem.

Diante das lutas e dificuldades da vida, é normal muitas vezes vim o desânimo, mas o Senhor Jesus nos advertiu, a mesmo diante das aflições, termos bom ânimo:

João 16.33

 “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.

Independente das circunstâncias, tenha ânimo, pois o Senhor é contigo! Por maiores lutas nosso Mestre passou e venceu, se Ele é contigo você também vencerá. Descanse na certeza que Ele tem cuidado de tudo.

O escritor aos hebreus nos exorta a não nos cansar nem nos desanimar, mas a pensar em Cristo, é nEle que devemos focar:

Hebreus 12.2

Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus.

Em 1 Samuel, nocapítulo 30, nos relata o quanto Davi ficou desanimado e angustiado ao voltar de uma batalha e deparar com a cidade destruída e, para piorar a situação, teve que ouvir acusações. No entanto,  no versículo 6, vemos Davi buscando forças no Senhor. Após ele buscar essas forças seu ânimo foi renovado, e ele venceu mais uma batalha. 

I Samuel  30.6

Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e de suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no SENHOR, o seu Deus.

Tal episódio nos ensina que diante do cansaço e desânimo, devemos buscar forças no Senhor para prosseguir. Veja o que disse o apóstolo Paulo ao finalizar sua carta aos efesios:

 Efésios  6.10

 Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder.

É o do Senhor que vem nossa força e nosso ânimo. Quando oramos Ele nos reveste de força, e quando buscamos conhecê-Lo através de Sua Palavra Ele nos dar ânimo para continuarmos crendo em Suas promessas, pois é na Sua Palavra que encontramos os maiores testemunhos do agir de Deus na vida daqueles que nEle têm fé.

Davi através de seus salmos sempre nos lembra que é do Senhor que vem nossa força. Na sua primeira batalha, mesmo vendo o exército de Israel desanimado, Davi sabia que não estava só, e com a força do Senhor ele poderia vencer aquele gigante. 

Que assim como Davi nunca esqueçamos que o Senhor é nossa força:

Salmos 27.1

 "O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?"

Deus permite algumas situações em nossas vidas para que não venhamos esquecer nossa dependência dEle. Por mais que Davi fosse um dos mais poderosos rei daquela época, ele entendia que sem Deus nada podia fazer:

Salmos 20.7

"Uns confiam em carros, e outros, em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor, nosso Deus."

Quando entendemos que nossa vida pertence a Cristo, e que nada foge ao Seu controle, compreendemos que se andarmos de acordo a Sua vontade vivemos uma vida de paz mesmo diante das lutas. Note o que disse o apóstolo Paulo:

II Coríntios  4.8,9

 "Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;"

O apóstolo Paulo termina esse capítulo da segunda carta aos Coríntios lembrando que as tribulações dessa vida são passageiras, e que devemos atentar para o que é eterno, isto é, nosso foco deve está na eternidade. 

Em uma outra epístola ele exorta:

Colossenses 3.2,3

Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.

Nossa vida está nEle escondida, ou seja, nEle podemos nos refugiar, pois ele tem cuidado de tudo. Como disse Davi no salmo 46.1:

"O Senhor é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nos dias de tribulação."

Se temos tal certeza, qual o motivo para andarmos desanimados?

Que nunca esqueçamos de que é o Senhor que renova nossas forças, que Ele é nosso refúgio, nossa fortaleza nos dias maus. Busque-O cada vez mais em oração e na leitura da Palavra. A oração sincera nos reveste de forças, pois através dela demonstramos a nossa necessidade de nos relacionar com o Pai, já a Palavra alimenta nossa fé, lembre-se que a fé vem por ouvir a Palavra de Deus, quanto mais conhecemos Sua Palavra mais Fé teremos para vencer as setas malignas. 

São essas armas espirituais do cristão para enfrentarmos as batalhas da vida, devemos sempre estarmos revestidos delas. 

Se o desânimo bater a sua porta, lembre-se dessas armas e encontre ânimo no Senhor!

Efésios  6.13

"Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo."







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!