Com Deus conquistamos o impossível




 Números 13.25

Nos capítulos 13 e 14 do livro de Números lemos a passagem em que o Senhor pede a Moisés que envie homens para espiar a Terra Prometida.

Deus já conhecia a Terra e já  havia prometido que aquela Terra seria deles. Ele também sabia quem era o povo daquele lugar, no entanto ele pede que os israelitas a observem, creio que para eles terem a noção da bênção que estavam prestes a receber.

Entretanto, daqueles que foram espiar a Terra, apenas Josué e Calebe voltaram animados, os demais descrevem a Terra Prometida a Moisés de forma desanimadora, pois ao mesmo tempo que dizem que a terra é boa e mana leite e mel, eles dizem ser impossível conquistá-la.

O que chama a atenção no desânimo desse grupo é a incredulidade deles em relação ao poder de Deus, pois era uma promessa de Deus, e nada é impossível para Ele. Aquele povo vivenciou até diversas operações de sinais e maravilhas pela mão do Senhor. Viram as pragas no Egito e o livramento do Senhor durante todo o período. Presenciaram o mar se abrir, água brotando da rocha, alimento descer do céu, e todo o mover da presença de Deus naquela coluna de nuvem, entre tantos outros milagres. Mas ainda assim, estavam confiando em sua própria força e não na força do Senhor. 

No mesmo episódio vemos Calebe e Josué os calar, e lembrá-los do poder do Deus ao qual serviam, estes entendiam que com Deus podemos conquistar o impossível. 

E Josué, filho de Num, e Calebe filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes.
E falaram a toda a congregação dos filhos de Israel, dizendo: A terra pela qual passamos a espiar é terra muito boa.
Se o Senhor se agradar de nós, então nos porá nesta terra, e no-la dará; terra que mana leite e mel.
Tão-somente não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais o povo dessa terra, porquanto são eles nosso pão; retirou-se deles o seu amparo, e o Senhor é conosco; não os temais.

Números 14:6-9

Josué e Calebe, ao contrário dos demais que espiaram a terra, confiavam no Deus ao qual serviam. Tinham fé de que o Deus que operou no Egito e abriu o mar para eles passarem era poderoso para os ajudarem a conquistar a Terra Prometida. Enquanto os outros limitaram o poder de Deus, Josué e Calebe demonstraram que tinham uma fé inabalável. Que assim como esses dois israelitas, que fizeram a diferença, e permaneceram crendo na provisão divina e no agir Deus mesmo diante de palavras de desânimo, que possamos sempre agir com fé, nos lembrarndo que nosso Deus é Onipotente e mesmo diante de situações adversas não nos esqueçamos que não há limites para Seu agir.

Josué chegou a dizer que se o Senhor se agradasse deles os daria aquela terra. Tudo dependia do Senhor. Ele depositou a esperança no Deus que fez a promessa, pois sabia que Ele é fiel para cumprir a Sua Palavra. Pois Ele não é o homem para que minta, nem o filho do homem para que se arrependa ( Números 23.19), Ele vela por Sua Palavra para a fazer cumprir (Jeremias 1.12), e nada pode frustar Seus planos ( Jó 42.2). Não é diferente em nossas vidas, quando Ele quer operar nada nem ninguém pode impedi-Lo ( Isaías 43.13).

Deus tinha um plano, levar o povo de Israel à Terra Prometida, no entanto, somente quem confiou nEle e permanceu em Sua presença entrou em Canaã. 

Um dos maiores exemplos de vitória, diante do que os olhos humanos era impossível, é o de Davi. Um jovem de pequena estatura, sem experiência alguma em batalhas, venceu um homem de quase três metros de altura com apenas uma pedrada, simplesmente porque confiava que o Deus, o Todo Poderoso, estava com ele, e assim como já o havia livrado de um urso e de um leão lhe daria a vitória. Davi não atentou para o tamanho do Golias, pois entendia que o Senhor é maior que qualquer gigante. 

Qual gigante tem te afrontado? Lembre-se que o Deus que está em ti é bem maior que ele! Com Deus você pode conquistar o impossível, só depende do quanto você se dispõe para Ele.

Na Palavra de Deus há vários relatos do Senhor concedendo vitória a seus servos após demonstração de confiança nEle. 

Em Juízes 7 vemos o Senhor conceder vitória a Gideão usando apenas 300 soldados contra o numeroso exército midianita.

No livro de 2Reis, no capítulo 18 vemos Ezequias ser ameaçado por um rei, e ao ouvir as ameaças ele prosta-se na presença do Senhor e conta a Ele tudo o que estava acontecendo, confiando que o Deus no qual ele servia tinha o poder de reverter qualquer situação. No capítulo seguinte vemos Deus agindo em favor de Ezequias. O detalhe mais importante é que Ezequias não precisou pelejar, o Anjo do Senhor pelejou a seu favor.

O Senhor quer e pode nos ajudar a conquistar o impossível, só depende da fé que depositamos nEle. Deus fez uma promessa a Abraão de o fazer pai de uma multidão, mas a esterilidade de Sara poderia o fazer desanimar e até deixar de esperar a promessa. Porém, no tempo de Deus, Abraão viu o cumprimento da promessa em sua vida.

Por mais que o tempo passe, e que as circunstâncias o fazem crer que não irar acontecer, as promessas de Deus não falham.

Como Deus disse a Sara:

 Acaso existe algo extraordinário demais para Yahweh? (Gênesis  18.14).

Deus tem o poder de operar o extraordinário para te abençoar. Espere o agir de Deus em sua vida, e enquanto espera continue orando e acreditando, pois tudo é possível ao que crer (Marcos 9.23).

Deus abençoe sua vida!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!