O Verdadeiro Avivamento



Habacuque  3.2

Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

 Esta oração de Habacuque deve ser a nossa nos dias atuais. Mais do que nunca a Igreja necessita de um verdadeiro avivamento. No entanto, é preciso compreender o verdadeiro sentido da palavra avivar, que há muito, no meio evangélico, tem sido confundida com movimento.

Engana-se quem pensa que avivamento é o falar em línguas ou profetizar, não devemos confundir a manifestação do revestimento do Espírito com avivamento. 

A palavra avivar significa trazer vida, logo quando falo em avivar estou falando em trazer vida a algo que está morto. Espiritualmente falando, significa se encher do Espírito Santo, ou seja, reacender a chama do Espírito. 
No Antigo Testamento havia um mandamento na Lei que dizia:
O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.
Levítico 6:13
  Os levitas deveriam ter o cuidado de sempre limpar as cinzas do altar para que o fogo permanecesse aceso. É isso que a Igreja atual necessita, que a chama do Espírito reacenda em seu coração a tal ponto de se incomodar com estado atual do mundo em que vivemos.
Nada que está escrito é por acaso, todos os rituais no Templo do Antigo Testamento nos traz um ensinamento para o presente. Hoje não é necessário que façamos sacrifícios no templo, pois o templo somos nós:
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
1 Coríntios 3:16
Só uma Igreja cheia do Espírito Santo pode impactar o mundo atual.
O apóstolo Paulo diz em Romanos 12 que devemos apresentar nosso corpo como sacrifício vivo, isto é, nós somos o altar da adoração e o próprio holocausto. Temos que cultuar ao Senhor com o coração e mente inteiramente voltado para Ele. Como disse Jesus: Deus procura adoradores que O adorem em Espírito e em verdade ( João 4.24). Quem está cheio do Espírito vive de maneira que condiz com isso, pois este é conduzido pelo Espírito.
A chama do Espírito, ou seja, o desejo de adorar a Deus com tudo o que temos e que somos, deve ser mantida acesa, e para tal, assim como os levitas limpavam constantemente o altar e tinham o cuidado para o fogo não apagar,  é necessário que tenhamos também esse cuidado. Avivamento é nunca perder essa chama, é está constantemente se enchendo do Espírito Santo. 
A Bíblia relata que após ser batizado Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto e lá orou e jejuou por 40 dias, e ao retornar estava cheio do Espírito Santo. Mesmo sendo Deus, Jesus não deixava de orar, o que nos ensina que se até Jesus precisava está sempre em contato com o Pai para se encher do Espírito, que dirá nós?
No entanto, ser cheio do Espírito não significa ser dotado de dons espirituais. A evidência de que alguém é cheio do Espírito são os frutos por ele produzido.
Não é o falar em línguas ou o profetizar que testifica que você está cheio, mas o fruto: amor ao próximo, paz, alegria, bondade, benignidade, temperança, fé, mansidão e paciência ( Gálatas 5.22).
Gostaria de frisar na Temperança.
Vivemos em um tempo em que a palavra  do apóstolo Paulo a Timóteo, no capítulo 3 da segunda epístola, está se cumprindo, e o que mais vemos são pessoas que não têm mais domínio próprio, e nem desejam ter, e isso tem se alastrado para o meio cristão, o "gospel" moderno, liberal ou progressista, seja lá como você quer chamar, tem trazido para a igreja um evangelho sem renúncia, onde tudo é permitido. E nós cristãos devemos ter o cuidado de não nos conformarmos com o pecado, como disse Paulo:
Não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento (Romanos 12.2).
É por isso que a Igreja necessita de um avivamento, pois muitos já se conformaram com o estado atual.
O apóstolo Paulo há séculos nos alertou:

E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.
Romanos 13:11


Ou a igreja desperta e procura cada vez mais se encher do Espírito Santo ou a cada dia estará mais parecida com o mundo.
Quando o cristão é verdadeiramente avivado, ele não se conforma com o pecado e se incomoda com o triunfo do mesmo. Infelizmente, muitos cristãos estão precisando urgentemente de um departamento.
Jesus está às portas, e Ele vem buscar uma Igreja pura e boas obras. Não esqueça que é só quem estiver acordado subirá, pois é o azeite que  manterá tua lamparina acesa. Jesus é claro na parábola das dez virgens ( Mateus 25). As virgens que estavam constantemente em vigilância foram ao encontro do Noivo, pois tiveram o cuidado de sempre está com azeite de reserva para que a chama não se apagasse. Como está sua vida espiritual? Você tem azeite de reserva? Se a resposta for sim, continue buscando, pois a busca pelo o encher do Espírito deve ser constante para a chama não se apagar. Quanto mais buscamos mais queremos nos encher de Sua presença e reconhecemos que dependemos dEle.
Se a resposta for não, busque ser cheio do Espírito ( Efésios 5.18).
Em efésios 6.10-18, o apóstolo Paulo nos convida a revestirmos das armaduras de Deus para que possamos está firmes e lutarmos contra as hostes espirituais da maldade nos lugares celestiais. É só na oração e leitura da Palavra que o cristão permanece vivo espiritualmente, e se quisermos ser usados por Ele devemos também procurar nos encher de Sua presença, e isso só acontece quando tiramos um tempo em nosso dia para O buscarmos. Ele quer um relacionamento íntimo conosco e para tal temos que nos achegarmos a Ele.
Em 2Reis, capítulo 4 tem a passagem da viúva, e vemos ali que para que ela pudesse encher o vaso de azeite o profeta mandou que ela fechasse a porta, note, para que nos enchemos do Espírito é necessário intimidade com o Pai, é só você e Deus no Secreto.
Observe também que sempre após o vaso ser cheio a viúva o separava, veja, Deus só separa para a obra o vaso que está cheio. Encha-se do Espírito Santo e deixa Deus te usar. Deus quer sempre encher os vasos só precisa que haja vasos disponíveis. Enquanto tinha vasos à disposição havia azeite para enchê-los. Você quer que o Senhor te encha de Sua presença? Fique na posição, busque-O constantemente em oração e dedique-se a procurar compreender Sua Palavra. Lembre-se, o Senhor quer que cresçamos na graça e no conhecimento, os dois devem vir juntos para que sejamos um cristão verdadeiramente avivado. Só a oração te tornará fanático e qualquer um te enganará, por outro lado, só o conhecimento te tornará um crente formal e legalista, porém, quando você se reveste de todas as armas espirituais, oração, jejum e leitura da Palavra, você alcança o avivamento que o Senhor almeja à Sua Igreja.
Só uma Igreja avivada, cheia do Espírito Santo, consegue vencer o mundo atual em que vivemos.
Que Deus abençoe sua vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!