Uma vida plena em Deus
Em João 10.10, na parte b do versículo, Jesus diz a seus discípulos:
"(...) Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância".
Talvez você, assim como eu, por muito tempo acreditou que essa abundância que Cristo prometeu fosse bens materias, coisas que satisfaça a carne, no entanto, com o tempo o Espiríto Santo me fez entender que essa abundância é a plenitude de Sua presença em nós.
Observe as demais traduções:
João Cap. 10 | KJA
10 O ladrão não vem, senão para roubar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida, e vida em plenitude.
João Cap. 10 | A21
10 O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com plenitude.
João Cap. 10 | NVI
10 O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente.
João Cap. 10 | NTLH
10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa.
João Cap. 10 | NVT
10 O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz.
Em todas essas traduções vemos a palavra PLENITUDE se destacar. A palavra pleno significa completo, cheio, no auge ou perfeito. Logo aqui entendo que o Senhor almeja que tenhamos uma vida abundante de Sua presença, Ele não quer que tenhamos apenas uma parcela, mas quer que sejamos dEle por completo. Lembra de Efésios 5.18?
"E não vos embriagueis com vinho, que leva à devassidão, mas deixai-vos encher pelo Espírito"
Note os versículos seguintes:
19 falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando e louvando de coração ao Senhor,
20 e cotidianamente dando graças por tudo a Deus, o Pai, em o Nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.
Quem conhece Bíblia, nem que seja um pouquinho ( meu caso, ainda estou aprendendo), aprendeu que no AT o Espírito Santo não permanecia no ser humano, Ele somente o possuia e usava-o para algo na obra de Deus, depois se afastava. Quando Jesus consumou o Plano da Redenção lá na cruz tudo mudou, a promessa do derramamento do Espírito se cumpriu:
Joel Cap. 2 | KJA
Joel Cap. 2 | KJA
28 Então, depois desses eventos, derramarei do meu Ruwach, Espírito, sobre todos os povos! Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os idosos terão sonhos, os jovens ganharão visões!
Enquanto lá no Éden o homem recebeu de Deus o espírito de vida (Gênesis 2.7) , com a vinda de Cristo e Seu sacrifício vincário, agora temos acesso ao Espírito Santo, isto é, quando entregamos nossa vida por completo a Cristo, o Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade Santa, passa a habitar em nós.
Você entende essa gloriosa graça?
Deus agora habita no ser humano, naquele ser humano que O aceita com Seu Senhor e Seu Salvador.
Porém, o que o Senhor tem falado a meu coração esses dias é que não deseja que vivamos apenas uma parcela do que Ele tem para nós, Ele deseja que sejamos completos dEle, cheios da Sua presença, Ele quer nos dar o Seu melhor e nos revelar o profundo e o escondido ( Jeremias 33.3).
Percebeu que nos versículos posteriores a Efésios 5.18 o apóstolo Paulo nos demonstra as características de quem é cheio?
Quem é cheio de Deus tem a mente de Cristo (1Corintios 2.16), ou seja, é conduzido pelo Espírito, fala sobre o que é do Alto, pensa nas coisas que são do Alto ( Colossenses 3.1-3), é grato, não murmurador, e sabe se submeter a Deus e a seus superiores, é manso, amoroso, bondoso, benigno, pacífico, fiel a Deus, honesto, cheio de fé, paciente, tem o domínio de suas emoções e de todo o seu ser, e tem alegria de Deus ( Galátas 5.22-23). É isso que o Senhor deseja para nós. Quem tem a mente de Cristo vive, fala e anda como Cristo ( 1 João 2.6).
Deus não quer que vivamos no raso, Ele deseja que mergulhemos em Seu Rio de Vida ( Ezequiel 47).
Veja Ezequiel 47.9:
"Por onde passar o rio haverá todo tipo de animais e de peixes. Porquanto essas águas límpidas fluem para lá e saneiam as águas salgadas; de modo que onde o rio passar tudo ganhará vida."
Onde o Rio passa, Ele leva vida! O Senhor nos chamou para nos permitir a ser dominados pelo Espírito a ponto de levarmos vida àqueles que estão mortos espiritualmente. Lembra que Jesus disse que Seus discípulos devem ser sal da terra? (Mateus 5.13)
O sal, quando usado na medida certa, além de dar sabor, ele tem propriedades medicinais e de conserva, ou seja, fomos chamados para levar cura aos corações feridos através da mensagem de Cristo, e mais, o Senhor quer que as pessoas sintam em nós o gostinho da Sua presença, o mundo deve notar Deus em você ( 1Timóteo 4.12). Assim como o sal faz a diferença no alimento devemos fazer a diferença nesse mundo; assim como o sal preserva a carne devemos ser conservadores e orar com compaixão pelas vidas perdidas, muitos não pereceram por causa da intercessão de um justo.
Para tal precisamos permitir que o Espírito Santo tenha total controle sobre nossas vidas. Pare de tomar decisões sozinho, busque primeiro a Deus em oração assim como faziam os heróes da fé ( Hebreus 11)!
Que você seja, que sejamos totalmente dependentes e plenamente cheios do Espírito Santo em nós. Que permitamos que Ele seja Rei em nossas vidas, que Ele seja verdadeiramente nosso Senhor, que permitamos que Ele governe tudo e assim seja nosso Pastor ( João 10/Salmo 23), pois quando entendemos a dimensão do termo Bom Pastor, entendemos que nEle temos tudo o que precisamos, inclusive o Seu amor, Seu cuidado quando estamos feridos e Seu refrigério e consolo no dia mau.
Amém?
Tenha uma vida plena em Deus!
Que Deus te abençoe!
Comentários