Deus tem tudo sob controle
Se você que está lendo esse texto for cristão, provavelmente conhece a história de Ester, e hoje quero falar do Deus de destalhes descristo de forma implicita no livro de Ester.
Esses dias ao ler esse livro o Espírito Santo me levou a perceber o relato do capítulo 6 de uma forma diferente, pois muito se fala em como Ester chegou ao trono e em como o Senhor usou a posição de Ester como rainha para livrar Seu povo, no entanto pouco se fala no poder da intercessão.
Se você conhece a história sabe que havia um oficial do reino com nome Hamã, este orquestrou a morte de Mardoqueu e de todo povo judeu, simplesmente por causa de seu orgulho e por ódio do Mardoqueu ( primo e pai adotivo de Ester).
Enquanto Hamã intentava contra o povo judeu, Mardoqueu, ao saber do que estava sujeito a acontecer, pediu ajuda a Ester, esta, por sua vez, pede que o seu povo ore e se consagre. Ao lermos o capítulo 6 notamos o trabalhar de Deus.
Ester Cap. 6 | KJA
1 Ora, naquela mesma noite, como não conseguisse dormir, o rei pediu que trouxessem o livro dos Feitos Memoráveis ou Crônicas, e ordenou que as histórias fossem lidas para seu descanso.
2 E achou-se nas escrituras que Mardoqueu tinha denunciado Bigtã e Teres, dois dos oficiais do rei, que guardavam a porta e tinham conspirado para tirar a vida de Xerxes.
3 E o rei questionou: “Que honra e reconhecimento foram conferidos a Mardoqueu por esse feito?” Os oficiais do rei que o serviam responderam: “Não foi feito nada até hoje.”
O rei não teve insônia por mera coincidência, foi Deus quem tirou os sono do rei com o objetivo de que este soubesse o que Mardoqueu havia feito a favor de seu reino. Pois o Senhor sabia que aquele ato, que o próprio Senhor levou Mardoqueu um dia a fazer, levaria o rei a tomar uma atitude que salvaria Seu povo.
Quando Hamã viu o rei honrar a Mardoqueu perdeu a coragem de tentar fazer algum mal contra ele e ao povo judeu.
O que aprendemos com esse acontecimento?
Deus não faz nada por acaso, Deus nos coloca em lugares estratégicos sempre com um propósito. Ester foi escolhida como rainha porque essa era a estratégia do Senhor para salvar Seu povo. E, no capítulo 6, aprendemos o valor da intercessão, em várias passagens bíblicas vemos Deus agir por causa de uma oração.
Jesus, em Lucas 18, ao contar a parábola do juíz iníquo nos alerta sobre a importância de orarmos com fé e perseverança. O que acontece com Daniel, no capítulo 9 de seu livro, também nos ensina a perseverar em oração, esperando o tempo favorável de Deus se cumprir. Em Atos dos apóstolos, capítulo 12, vemos Deus enviar um anjo para libertar Pedro, tudo porque a Igreja estava reunida em oração intercedendo por Pedro.
E assim são vários os relatos bíblicos que nos demonstram o poder da oração.
Quando oramos com fé, entregando tudo nas mãos de Deus e confiando que Ele tem tudo sob controle, Ele trabalha a nosso favor. Nessa história vemos que enquanto o povo estava orando Deus estava trabalhando.
Portanto, se você entregou algo nas mãos do Senhor, confie! Descanse na certeza de que Ele já está trabalhando em seu favor. A Palavra de Deus diz que Ele trabalha por aquele que nEle espera ( Isaías 64.4), esperar em Deus é descansar, não deixar o coração se preocupar, e sim ter fé no Deus que tudo pode fazer. Você não precisa ver nem entender como Deus irá fazer, a única coisa que você precisa é viver em obediência a Deus, orar e confiar no Senhor.
Permaneça em oração. Não desista daquilo que você tem pedido a Deus todos os dias, pois se sua oração estiver alinhada a vontade de Deus, tenha certeza que no tempo de Deus a bênção do Senhor te alcançará.
Filipenses 4:
6 Não andeis ansiosos por motivo algum; pelo contrário, sejam todas as vossas solicitações declaradas na presença de Deus por meio de oração e súplicas com ações de graça.
7 E a paz de Deus, que ultrapassa todo entendimento, guardará o vosso coração e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
Conta tudo pra Deus, descanse e deixe que o mais Ele fará por tua vida.
Deus o abençoe!
Comentários