Confiar mesmo diante do medo





"Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu.
Nunca estive tranqüilo, nem sosseguei, nem repousei, mas veio sobre mim a perturbação. 
Jó 3:25-26"

Todo cristão conhece a história de Jó, nem que seja apenas de ouvir falar.
Jó é muito citado no meio evangélico por ser um exemplo de integridade, retidão e temor a Deus, visto que o próprio Deus deu testemunho dele a esse respeito ( Jó 1.8).
 Além de todas as características que o Senhor citou a respeito de Jó, no decorrer de todo o livro, nós percebemos uma outra que muito se destaca na vida do mesmo: a .
Jó é um referencial para nós cristãos. Mas apesar de todas essas características, assim como nós, Jó tinha seus medos, e é sobre esses medos que gostaria de falar com você que está lendo esta postagem.

No versículo 25, citado a cima, ele diz que aquilo que ele temia o sobreveio, ele não especifica quais eram seus medos, porém no decorrer dos capítulos 1 e 2 vemos quão grande luta Jó passou. 
Jó perdeu todos seus bens: rebanhos, plantações, seus filhos ( que morreram soterrados), sua saúde e o amor de sua esposa. 
A partir de tudo isso entendemos que ele tinha medos como de ficar pobre, um outro que todos pais, que amam seus filhos possuem, o de perder seus filhos e o medo de adoecer.
De repente tudo o que ele temia acontece.
Veja bem, não foi só um medo que  se tornou real, todos os temores de Jó se tornaram reais.
 Jó perdeu tudo, até mesmo os seus amigos que deveriam lhe consolar, ao invés disso, o acusaram. A mulher de Jó também não cumpriu seu dever de esposa, vendo Jó naquele estado lamentável mandou que o mesmo amaldiçoasse a Deus e morresse.
Toda essa história você deve  conhecer, mas quero te fazer uma pergunta :
O que você faria se de repente todos os teus medos, ou quem sabe, pelo menos um deles, o mais temível, sobrevir sobre tua vida?
Foi essa pergunta que o Espírito Santo me fez ao meditar nos versículos a cima.

Diante das lutas é normal vir o medo, e diante do medo muitos de nós enfraquecemos na fé, chegamos, muitas da vezes, a duvidar daquilo que Deus prometeu e pensar em desistir da caminhada cristã.
Jó fez diferente, mesmo diante do medo, diante da grande luta, Jó optou por confiar em Deus. Ele poderia ter ouvido sua esposa e desviar-se da fé em Deus e suicidar-se, ou talvez ouvir seus amigos e pensar que Deus o tinha abandonado por conta de algum pecado, ou ter ouvido seu medo e acreditar que nada voltaria a ser como antes. 
Mas Jó não fez isso, ele optou por CONFIAR.
Muitas das vezes diante das lutas vem o medo, e com o medo o inimigo envia pessoas para nos acusar ou para nos incentivar a desistir como aconteceu com Jó. Mas, que assim como Jó fez, que venhamos aprender a CONFIAR. 
Confiar em Deus é descansar, é acreditar na provisão mesmo sem enxergar uma solução.
É entregar-se por completo. É deixar-se ser guiado mesmo sem enxergar nada a sua volta. É ter a certeza que Deus está consigo mesmo sem O ver.
 É adorar a Deus mesmo sentindo uma grande dor e, às vezes, até o desprezo dos demais.
 É saber e acreditar no amor de Deus mesmo que as circunstâncias lhe façam pensar no contrário.

 Jó escolheu confiar e adorar.

Quando a sua mulher o desprezou ,Jó adorou : "Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios." 
(Jó 2:10);
Quando seus amigos o acusaram , Jó declarou:"Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra." (Jó 19:25);
Diante da enfermidade, Jó confiou :" E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,
Vê-lo-ei, por mim mesmo, e os meus olhos, e não outros o contemplarão; "( Jó 19.26-27a).

Aprenda com Jó.
No dia que o medo bater a sua porta se refugie na Palavra,adore ao Senhor,confie na sua provisão.
Jó passou pela prova adorando a Deus,mesmo com tanto medo e sofrimento.
E no final de tudo vemos quão grandes coisas Deus fez na vida de Jó ( Jó 41-42).

Faça como Jó:
Seja fiel a Deus em todos os momentos;
Adore-O mesmo em meio a luta;
Confie no Senhor mesmo sem entender seu propósitos...
...e verás quão grandes coisas Deus fará em tua vida.

Comentários

Amigos de Deus disse…
Aleluia! Sacrificio de louvor ´q quando louvamos na prisão, na cova, na fornalha....

Não recebemos o espírito de escravidão para vivermos outra vez atemorizados mas o de adoção pelo qual clamamos Aba Pai!

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!