A importância da intimidade com Deus


2 Reis 4.1-7:
E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos.
E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas.
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.
Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia.
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.
Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.


Me chama a atenção nessa passagem o que o profeta manda a viúva fazer para que o milagre aconteça:

No versículo 4 ele diz:
Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia.

A mulher poderia ter questinionado: Como uma botija de azeite irá encher tantas outras?
Mas ela apenas optou por confiar e obedecer.
Porém, além da fé, teve mais uma ação que provocou o milagre.

Lembra o que Jesus, certa vez, ensinando aos discípulos falou:
"Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está no secreto. Então seu Pai, que vê no secreto, o recompensará."( Mateus 6.6)

Jesus estava nos ensinando a importância de ficar a sós com Deus e, observe que o profeta fez o mesmo.
Ele pede que a viúva feche a porta e só depois o milagre começa acontecer.
Aprendo aqui, que o primeiro passo para vermos o agir de Deus em nossas vidas é buscarmos ter mais intimidade com Deus.
O fechar a porta, simbolicamente, representa o lugar do secreto, o lugar de intimidade, lugar de abrir o coração para Deus.
No capítulo 29.12-14 de Jeremias está escrito:
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração.
Eu me deixarei ser encontrado por vocês", declara o Senhor.


O Senhor deseja que O buscamos de todo o coração, pois é no secreto onde temos maior liberdade para abrirmos nosso coração para Aquele que é nosso maior amigo.
Em Lucas 11.5-13, Jesus conta a parábola do amigo importuno que, mesmo de madrugada, incomodou seu amigo, e por o incomodar naquele horário recebeu o que queria.
Nessa parábola Ele novamente mostra a importância de buscar a Deus até mesmo na madrugada.

Outro fato interessante na passagem da viúva, é que o profeta pede que ela encha os vasos de azeites e, depois de cheios, os separe.
Sabemos que os vasos representam os servos de Deus e que o azeite representa o Espírito Santo, logo entendemos que quando temos profunda intimidade com Deus, além de vermos nossas orações atendida, Ele nos enche do Espírito Santo.
Outro ponto, cada vez que um vaso era cheio, o profeta mandou que ela o separasse.
Para ser separado por Deus, isto é, ser usado por Ele, devemos ser cheios do Espírito Santo, e a única maneira de sermos cheios é na busca constante pela presença de Deus.

Que possamos cada vez mais valorizarmos os momentos de intimidade com Deus.
Busque a Senhor cada vez mais, não apenas para receber algo, e sim porque Ele é teu amigo e quer ter intimidade contigo.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!