O poder da sincera adoração
E, perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.
E de repente sobreveio um tão grande terremoto, que os alicerces do cárcere se moveram, e logo se abriram todas as portas, e foram soltas as prisões de todos.
Atos 16:25,26
No capítulo 16 de Atos dos apóstolos é relatado os detalhes da prisão de Paulo e Silas.
Os dois apóstolos passaram o diafazendo a obra de Deus, e porque expulsaram um demônio foram presos.
( Leia o capítulo todo e entenda a história)
Eles não foram apenas jogados em uma cela, antes disso foram chicoteados, e a bíblia diz que foram muitos os acoites. Imaginem como os dois estavam naquele momento, provavelmente cansados e doloridos de tanto apanhar. No entanto, apesar das dores, em momento algum murmuraram, pelo contrário, optaram por orar e louvar a Deus.
Quantos nos dias atuais, por bem menos, murmuram e até mesmo abandonam sua fé em Cristo?
O que aconteceu com Paulo e Silas nos serve de lição. Aprendemos com eles que devemos adorar a Deus em qualquer situação.
Habacuque no capítulo 3 faz uma oração, e finaliza dizendo:
Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas
(Habacuque 3.17,18 e 19)
O profeta está dizendo a Deus que não importam as circunstâncias, que independente do problema, mesmo que tudo pareça está perdido, ele se alegrará no Senhor. Aprenda se alegrar na presença de Deus mesmo diante dos maiores problemas.
Habacuque ainda declara no versículo final que Deus é a sua força e fará andar sobre as alturas.
Quando ele diz isso ele nos ensina que por mais que a luta seja grande nós podemos confiar e descansar em Deus a ponto de não deixar nossa alma se abater. Deus nos concede forças de tal maneira que temos paz mesmo em momentos de tribulações.
Jesus ensinando aos discípulos disse:
Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.
João 16.33
Sei que é difícil ter paz ou até mesmo se alegrar em momentos de aflições, mas que nestes momentos você lembre que por maiores aflições Cristo passou e venceu. Você pode nesse momento dizer que Ele venceu porque Ele é Deus. Sim, Jesus é Deus, porém enquanto esteve aqui na Terra ele foi 100% homem também. Ele se fez carne para que pudesse nos entender. ( Leia João 1 e Isaías 53).
Nesse versículo de João 16 Jesus nos faz entender que assim como Ele venceu, nós também podemos vencer pois Ele prometeu está sempre conosco (Mateus 28.20).
Em Isaías 40, nos versículos 29, 30 e 31, Deus promete renovar nossas forças. No capítulo seguinte, versículo 10 diz para não temermos pois está conosco, nos fortalece e nos sustenta. No capítulo 43, versículo 1, além de dizer que não devemos temer, diz que estará conosco ao passarmos pelas águas ou pelo fogo, isto é, o Senhor nunca nos abandona. Ele permite as lutas mas está lá juntamente conosco. Lembra de Sedraque, Mesaque e Abednego, Deus não os livrou da fornalha, porém estava com eles lá dentro para os livrar do poder do fogo e mostrar ao povo da Babilônia o poder do Deus que eles serviam (Daniel 3).
Em Neemias 8.10b está escrito:
(...)portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.
Entenda que é Cristo que nos fortalece!
Quando alegramos o coração de Deus, com nosso louvor e obediência a sua Palavra, Ele nos manda força para prosseguirmos lutando.
Aquele terremoto na prisão só aconteceu porque Paulo e Silas escolheram alegrar o coração de Deus com uma sincera adoração. A adoração dos dois foi aceita por Deus. Nossa adoração deve subir aos céus com cheiro suave ( Gênesis 8). Em Apocalipse 8.3 diz que há no céu um incensário de ouro onde é colocado junto ao incenso as orações dos santos. Veja que lindo! Nossas orações não são em vão!
Esta passagem bíblica nos revela que uma adoração sincera tem poder para provocar o agir de Deus em nossas vidas. Através de uma adoração os apóstolos foram libertos e o carcereiro foi salvo. Veja que o propósito daquela prisão foi a libertação do carcereiro.
Entenda que nada acontece por acaso, tua luta tem um propósito.
Enquanto a vitória não chega continue adorando e busque entender qual o propósito de Deus para tua vida.
Alegre o coração do Senhor e no tempo de Deus sua bênção chegará.
Comentários