Tendo um Coração Grato





Uma de tantas outras qualidades na vida de Davi, era o coração agradecido. Além do coração ensinável e uma fé extraordinária, Davi sabia reconhecer o favor de Deus em sua vida. Sempre que Davi recebia uma vitória pronunciava palavras de gratidão ao Senhor e por muitas vezes estas palavras eram expressadas através de louvores ao Criador.

No livro de 1Crônicas, no capítulo 14, vemos Davi, mesmo com um numeroso e poderoso exército, indo consultar o SENHOR antes de ir a sua primeira batalha como rei de Israel. Após Deus lhe conceder a vitória, Davi falou:
"Assim como as águas de uma enchente causam destruição, pelas minhas mãos Deus destruiu os meus inimigos"
1 Crônicas 14:11

Observe que Davi não se deixou ensoberbecer, mas atribuiu ao Senhor aquela conquista. Se há algo perigoso para a vida do cristão é a soberba, vez por outra um elogio pode fazer com o que esse mal domine os corações. Lembre-se sempre que tudo vem dEle e tudo deve ser feito para a glória dEle.
Que assim como Davi  sejamos gratos ao Senhor pelas dádivas alcançadas. Ter um coração grato ao Senhor nos impede de dá lugar à soberba. 

No capítulo 17 ainda vemos Deus confirmar o reinado de Davi através de uma profecia proferida pela boca do profeta Natã, e diante de tão grande promessa mais uma vez Davi se humilha diante do Senhor reconhecendo a soberania de Deus. Ele diz:
 “Ó Yahweh, SENHOR Deus, quem sou eu, e quem é a minha família, para que me tenhas trazido até aqui? Ó Deus, e como se isso não bastasse para ti, ainda deste uma palavra sobre a família deste teu servo, e me trataste como um homem ilustre, óYahweh Deus! O que mais Davi poderá dizer-te sobre a honra com que tratas o teu servo? Tu bem conheces o coração do teu servo. Ó Yahweh! Por amor de teu servo, e conforme a tua vontade realizaste este feito grandioso e tornaste conhecidas todas essas maravilhosas promessas. Não existe nenhum ser como tu, ó SENHOR, tampouco há outro Deus além de ti, segundo tudo quanto temos testemunhado." ( 1Crônicas 17.16-20)

Diante do ato de Davi lhe pergunto: 
Você tem reconhecido o favor de Deus em tua vida?
O que você tem feito para retribuir a maravilhosa e abundante  graça de Deus sobre tua vida?

Sabemos que tudo o que recebemos de Deus é de graça, porém há algo que Deus requer de nós: "um coração grato". 
Veja o que diz Paulo aos colossenses: 
"Perseverai em oração, velando nela com ação de graças;"

Ações de graça significa gratidão vinda do coração, e por muitas vezes vemos na Palavra de Deus os salmistas nos convidar a render graças ao Senhor, logo que sejamos gratos, que O adoremos de coração por tudo que Ele é e por tudo que tem feito por cada um de nós.
 
Observe no capítulo 15 o que acontece quando Davi ordena que busquem a Arca de Aliança para Jerusalém:
"Assim, com grande celebração, Davi, todas as autoridades do povo de Israel e os líderes dos batalhões de mil homens partiram em busca da Arca da Aliança do Senhor que permanecia na casa de Obede-Edom."
1Crônicas 15.25

O povo celebrou com alegria o retorno da Arca da Aliança. Ofereceram o melhor em gratidão a Deus por aquela bênção. 
No livro de 2 Samuel, no capítulo 6, diz que Davi dançou com todas as suas forças perante o Senhor. 
O povo celebrava com tamanha alegria diante daquela Arca porque ela representava a presença de Deus, logo aquela celebração não era apenas a alegria por terem acesso a um objeto qualquer, e sim demonstrava a felicidade por estarem recebendo de volta a presença de Deus em sua cidade.
Aqui aprendo que, se aquele povo celebrou com intensidade a volta da Arca onde era manifestada a presença de Deus,  nós temos um motivo bem maior para sermos gratos ao Senhor, nos alegrar e celebrar diante dEle, uma vez que temos a presença de Deus habitando em nós. 
Veja que privilégio, a presença não é mais manifestado em um objeto, ela está em nós, somos templo e morado do Espírito Santo (1Corintios 6.19).

Lembre-se o que diz o salmo 37, verso 4:
Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.
Salmos 37:4

Deleitar é ter prazer, é se alegrar, não podemos agradar o coração de Deus se não tivermos alegria diante de Sua presença. 

No capítulo 16 vemos o primeiro culto de celebração a Deus no reinado de Davi. Neste culto Davi louva ao Senhor com um cântico, veja o que diz o cântico: 

"Louvai ao Senhor, invocai o seu nome, fazei conhecidas as suas obras entre os povos.
Cantai-lhe, salmodiai-lhe, atentamente falai de todas as suas maravilhas.
Gloriai-vos no seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam ao Senhor.
Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente.(...)"

Davi não só celebra a glória de Deus, mas nos convida a nos alegrar em Sua presença e a  proclamar os feitos do Senhor.
Quantas bênçãos o Senhor tem te dado? Proclame-as! Seja na congregação ou até mesmo em sua família, mas não deixe de falar do que Deus tem feito por ti. Sempre que tiver oportunidade, isto é, sempre que em um momento oportuno o Espírito Santo te fizer lembrar de Seus feitos em tua vida fale, anuncie ao mundo o amor de Deus revelado em Cristo. 
Entendo que exercer gratidão a Deus é mais que apenas dizer um OBRIGADO, mas sim viver uma vida de adoração a Ele. Adorar está além de um momento na congregação, adorar é manifestar minha gratidão com todo meu ser ( Salmo 103), é dá o meu melhor para o Reino, não por obrigação, e sim porque amo o SENHOR e sou feliz por tê-Lo comigo.
Quando falo em manifestar os feitos do Senhor, este ponto não se resume em evangelização por meio de palavras, quando se vive uma vida de gratidão a Deus e o louvamos por suas maravilhas em nossas vidas, Seu Nome é glorificado.
 Experimente viver o Reino de Deus aqui na terra, como diz a oração do Pai Nosso, deixe Jesus reinar em tua vida, experimente está sempre exercendo gratidão a Deus, se alegre sempre no Senhor (Aos Filipenses 4.4) fazendo assim muitas vidas serão inspiradas por ti e desejarão conhecer o Deus ao qual você serve.
Jesus, após seus discípulos voltarem alegres por terem operado prodígios no nome de Cristo, os ensinou que a maior alegria é ter o nome escrito no livro da vida ( Lucas 10.20), essa é nossa maior vitória. Que possamos ser gratos a Deus por ter nos escolhido, por ter nos amado primeiro.
Então que possamos servi ao nosso Deus com alegria, e como diz o salmo 100 entrar diante de Sua presença com gratidão, pois grandes coisas Ele fez por nós!
Amém!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!