Para Tudo Deus Tem Um Plano



E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

Romanos 8:28

Uma das coisas que aprendemos em nossa caminhada com Cristo é que para tudo Ele tem um propósito!
O mundo costuma chamar de acaso ou coincidência, mas nós sabemos que nada foge ao controle de Deus, que Seus planos não falham.

Como já escrevi outras vezes, a história de Daniel me fascina, e algo que me deixa ainda mais maravilhada é em como o testemunho de fé de Daniel influenciou na vida do rei Dario.
No capítulo 6 do livro Daniel lemos que este havia sido constituído presidente, mas por se destacar causava inveja nos príncipes e demais presidentes.
 
Veja o que diz o versículo 4:
Então os presidentes e os príncipes procuravam achar ocasião contra Daniel a respeito do reino; mas não podiam achar ocasião ou culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

Por não encontrarem nenhum ato falho em Daniel resolveram criar um decreto ao qual todos deveriam orar ou pedir alguma coisa somente ao rei, quem fizesse o contrário seria jogado na cova do leões. Daniel ao saber do decreto, como de costume, foi fazer sua oração:

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10

Nos versículos seguintes vemos como aqueles homens persuadiram ao rei para cumprir o decreto, e Daniel é jogado na cova dos leões.
Mas o que me impressiona é que mesmo Daniel passando a noite com leões famintos, o rei ao amanhecer, ainda que diante de uma impossibilidade, vai até a cova e chama por Daniel:

E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e disse o rei a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo, dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?

Daniel 6:20

Quando leio este versículo não só encontro fé neste rei, mas percebo o quão importante é sempre testemunharmos da bondade de Deus sobre nossas vidas. O rei Dario, ainda que com voz triste, só poderia fazer uma pergunta como aquela se lá no fundo ele tivesse esperança do milagre, e ele só poderia acreditar nesse milagre se conhecesse o Deus de Daniel.
É nesse ponto que quero frisar, ainda que Dario não servisse o verdadeiro Deus, nem tivesse experiências com Ele, o rei já O conhecia de ouvir falar, provavelmente Daniel falava de seu Deus para o rei, e certamente a vida de fé de Daniel  havia impactado a vida daquele rei.
Que aprendamos a viver um cristianismo que impacte a vida de quem nos rodeia, que nossa maneira de viver e adorar o nosso Deus desperte na vida de quem nos cerca o desejo de também conhecer e servir o Deus que servimos!

Outro fato que nos ensina essa passagem é que para tudo Deus tem um propósito, nos versículos a seguir vemos Daniel sair ileso e aqueles homens sendo punidos por sua inveja, no entanto, além de te lembrar que Deus pode fechar até boca de leões para te abençoar, quero que você observe que nada é por acaso, que tudo tem um "para quê", veja o que diz os versículos 25 até o 27:

Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que moram em toda a terra: A paz vos seja multiplicada.
Da minha parte é feito um decreto, pelo qual em todo o domínio do meu reino os homens tremam e temam perante o Deus de Daniel; porque ele é o Deus vivo e que permanece para sempre, e o seu reino não se pode destruir, e o seu domínio durará até o fim.
Ele salva, livra, e opera sinais e maravilhas no céu e na terra; ele salvou e livrou Daniel do poder dos leões.

Daniel 6:25-27

Logo, aquela prova que Daniel passou tinha um propósito, que era despertar no rei Dario o temor e a honra ao único e verdadeiro Deus. 

Uma outra história, dentre tantas na Palavra de Deus, que nos revela que para tudo Deus tem propósitos está escrita em Atos 16, onde, a partir do versículo 16 vemos Paulo e Silas sendo presos. A prisão dos dois, além de fortalecer nossa fé ao lermos sobre o quão grande terremoto que abalou os alicerces da prisão, teve como propósito a salvação do carcereiro, se não fosse o testemunho de fé de Paulo e Silas e o presenciar do terremoto, provavelmente aquele homem não teria conhecido a Jesus.
Tudo o que Deus faz é para revelar Sua glória!
Assim sendo, quero que você entenda que tudo que Deus permite em nossas vidas é para um propósito maior. Muitas vezes a luta vem para nos aproximarmos mais dEle e aprendermos a valorizar a Sua presença. Outras vezes para testar nossa fé. Entretanto o importante é permanecermos fiéis ao Senhor, independente das circunstâncias, assim como Daniel diante da cova, e Paulo e Silas diante da prisão e dos açoites.
 Honre o Senhor aonde Ele te colocar. Ainda que você não compreenda qual o propósito de Deus para tua vida, se você permanecer firmado na Rocha, no tempo de Deus os planos do Senhor para tua vida se cumprirão, como disse o salmista:

Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração.

Salmos 37:4

Que Deus abençoe sua vida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!