O Cuidado do Deus Pai

 


Você tem reclamado dos desertos da vida, como o povo israelita? Ou você tem notado que, apesar do deserto, Deus tem tem cuidado de ti de uma forma tão especial quanto a de um pai que se compadece de um filho?

Em outras postagens já dei o exemplo da peregrinação pelo deserto, mas a verdade é que esse período do povo hebreu tem muito a nos ensinar, uma vez que a jornada à Terra Prometida é vista como um símbolo da nossa jornada até a Canaã Celestial.

Deus permitiu que o povo israelita passasse 40 anos no deserto e, segundo Deuteronômio 8.2, Deus permitiu tal situação para saber o que havia em seus corações.

A jornada era para durar alguns meses, mas por causa da ingratidão daquele povo, da desobediência e murmuração, o que era para ser passageiro, durou 40 anos.

Durante aquele período, por mais que estivessem em um deserto, os israelita desfrutaram de uma vida que causaria inveja a muitos de nós, ainda assim, ao invés de agradecer o cuidado do Pai, só reclamavam. É comum julgarmos os israelitas por tamanha ingratidão a Deus, pois Deus proveu tudo o que aquele povo necessitava, no entanto, muitas vezes em nossa vida fazemos o mesmo. 

Deus permite algumas situações em nossas vidas para saber o que há em nossos corações, e assim como Ele foi com os israelitas, Ele é conosco. Olhe em volta, note o quanto Deus tem cuidado de Ti!

Quantas vezes você esteve preocupado com um problema e de repente apareceu a solução em momento que você menos esperava? É assim que Deus age em nossas vidas, Ele não trabalha na ansiedade, Ele trabalha quando aprendemos a descansar nEle ( Isaías 64.4).

Jó experimentou um deserto como nenhum outro, mas ainda assim adorou o Pai, pois era grato por todo o bem que Deus lhe concedeu até ali (Leia o livro de Jó).

Jesus, nosso Mestre, experimentou insultos, abandono de seus amigos no momento que Ele mais precisava, e vivenciou açoites e a morte de cruz. Ele sabia de todo aquele deserto que iria enfrentar, mas foi fiel ao Pai, e não reclamou, apenas clamou. 

Lucas 22.41-43:

Ele se afastou deles a uma pequena distância , ajoelhou-se e começou a orar:

“Pai, se queres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua”.

 Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.

Aprenda com o Mestre, nos momentos de aflições, ao invés de reclamar, seja grato pelas bênçãos que o Pai já te concedeu até aqui. No momento da angústia e desesperança vá ao Pai em oração, e assim como Ele foi com Cristo será contigo, te fortalecendo e trazendo paz a teu coração.

Veja o que o apóstolo Paulo ensina aos filipenses:

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

Filipenses 4:4-7

 O deserto é passageiro, ele é apenas um preparação para o melhor de Deus em tua vida. Pare por um instante, observe o que Deus tem feito por ti, e descubra o que o SENHOR tem a te ensinar com esse deserto, pois tudo o que Deus faz ou permite tem um propósito maior ( Aos Romanos 8.28).

O deserto tem momentos de frio e de calor, são nesses dias que você se sente só, entretanto, assim como o SENHOR esteve presente em forma de nuvem, aquecendo e protegendo aquele povo por 40 anos, lembre-se que Ele é contigo:

"Durante o dia o SENHOR ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho e, de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e durante a noite" (Êxodo13.21)

Deus concedeu àquele povo proteção do frio do calor do deserto, os guiou na escuridão, fez caminho entre as águas, não permitiu que suas vestes e sapatos envelhecesse, deu-lhes vitória contra seus inimigos, mandou pão do Céu, fez brotar água da Rocha e enviou-lhes carne quando O pediram. Tudo isso nos mostra que quem tem Deus em sua vida não precisa andar preocupado com o amanhã ou cabisbaixo por causa de um deserto, pois entende que o Senhor supre todas as suas necessidades.

Observe o que Jesus nos ensina:

"Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?
Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;
E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;
Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.
Mateus 6:25-34

 Todo este sermão de Cristo é para nos consolar no dia mau, e para que entendamos que a preocupação ou a ansiedade não resolverá o problema, então só nos resta descansar no Deus que rege o Universo e mantém tudo em Seu controle. Descanse em Deus, Adore-O em todas as circunstâncias, seja grato pelo Seu cuidado, busque-O sempre de todo o coração, entregue a Ele sua vida e deixe que o mais Ele fará por ti, se você O priorizar e O consultar em todas suas ações e decisões.

Note o que diz o salmo 37:

Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado.
Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração.
Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará.
E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.
Descansa no Senhor, e espera nEle.
Salmos 37:3-7a


Tudo se resume na sua entrega a Deus. Quem se entrega a Ele descansa o coração e confia no Seu cuidado. Em Jeremias 17.7,8, a pessoa que confia no Senhor é comparada a uma árvore plantada junto as águas, pois esta árvore não deixa de dar frutos em momento algum, pois ainda que chegue o tempo da sequidão, ela está firme, enraizada nas águas. Permaneça firme na Fonte de águas vivas e não temerá o desertos da vida.

Assim como Deus cuidou daquele povo no deserto Ele tem cuidado de ti. Ainda que você não tenha notado, Ele está aí de teu lado, se compadecendo de ti assim como um pai se compadece de um filho ( Salmo 103.13). Em Isaías 49.15--16 está escrito que ainda que uma mãe se esqueça de seu filho, Deus não esquece dos Seus, pois em nossos nomes gravados em Sua mão. Ele não te desamparou nesse deserto, nem te esqueceu, continue firme confiando no SENHOR, não reclame, apenas O adore, pois no tempo certo, se você permitir que Ele te guie, você desfrutará dos frutos da terra prometida.

O SENHOR não nos deixa nem por um segundo ( Mateus 28.20), no deserto Ele não só está presente como nos carrega em Seus braços:

Deuteronômio  1.31

"Também no deserto vocês viram como o SENHOR, o seu Deus, os carregou, como um pai carrega seu filho, por todo o caminho que percorreram até chegarem a este lugar."

No momento difícil basta você clamar que Ele se levanta em teu favor ( Marcos 4.38-40). Descanse nEle! Veja o cuidado dEle em sua vida e seja grato por Seu amor e fidelidade! 


Deus o abençoe!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!