O que importa é que Deus está contigo!

 


Em Atos dos Apóstolos, Estêvão ao falar sobre José disse:

"Mas Deus estava com ele, e o libertou de todas as suas tribulações.

(Atos 7.9b,10a)

Todo cristão conhece a história de José, um jovem que foi traído, humilhado e vendido como escravo pelos seus irmãos. José tinha tudo para viver uma vida de lamentações e, se fosse nos dias de hoje, poderia ter ficado deprimido. 

No entanto, ao lermos a história de José, ao invés de encontramos um personagem deprimido e melancólico, nos deparamos com a história de um moço sonhador, cheio de fé, que nunca desanimou nem deixou de crer nas promessas de Deus, ainda que diante de impossibilidades.

José viveu no Egito longe de sua família. À princípio viveu como escravo, mais tarde como prisioneiro, porém em nenhum destes momentos ele esteve só, em todo tempo Deus estava com ele:

Gênesis  39.2

 "O SENHOR estava com José, de modo que este prosperou (...)"

Não foi só Estêvão que falou da presença de Deus na vida de José, por várias vezes Moisés ao relatar sua história frisou que o "SENHOR ESTAVA COM ELE".

Agora reflita: Estêvão frisou que por o SENHOR está com José este foi livre de suas tribulações, já Moisés diz que por o SENHOR está com José o fez prosperar, ou seja, não é a situação que você está passando que define tua vida, e sim quem está contigo diante desta situação: Deus ( Aquele tem em Suas mãos o controle de tudo).

Foi a presença de Deus na vida de José que o fez viver uma vida próspera e livre de tribulações, mesmo em meio ao caos. Ele poderia reclamar e pensar que Deus o havia esquecido, no entanto optou por continuar confiando no Senhor e sempre O adorar, não apenas de palavras, como também com atitudes. 

Veja a atitude de  José ao escolher os nomes de seus filhos:

  Gênesis 41.51,52

Ao primeiro, José deu o nome de Manassés, dizendo: “Deus me fez esquecer todo o meu sofrimento e toda a casa de meu pai”.

Ao segundo filho, chamou Efraim, dizendo: “Deus me fez prosperar na terra onde tenho sofrido”.

José entendia que Deus estava com ele, poderia até não saber o propósito de tanta tribulação, entretanto reconhecia que mesmo naquela situação Deus estava sempre lhe abençoando com dádivas. 

A história de José nos serve de inspiração. José nos faz entender que não importa onde nos encontramos, seja no campo, no poço, na prisão ou no palácio, se temos o SENHOR conosco somos mais que vencedores. 

Quando temos a presença de Deus em nossas vidas não há mal que nos abale, pois Sua paz nos faz andar acima de nossos problemas. Habacuque diante das incertezas declarou:

"Mesmo não florescendo a figueira e não havendo uvas nas videiras, mesmo falhando a safra de azeitonas e não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral, nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no SENHOR e me alegrarei no Deus da minha salvação. O SENHOR, o Soberano, é a minha força; ele faz os meus pés como os do cervo; faz-me andar em lugares altos" (Habacuque 3.17-19).

Se o SENHOR está contigo, não há porque temer diante da adversidade, Ele garante a paz e a calmaria. Assim como o Senhor foi com José, trazendo bonança em meio as dificuldades, Ele é contigo. Enquanto a solução do problema não chega,  faça como José, permaneça fiel e abra os olhos para enxergar o que Ele tem feito por ti até aqui.

Continue firme em Sua presença, no tempo dEle os planos dEle para tua vida se cumprirão assim como se cumpriram na vida de José. 

Tenha um coração grato, Deus nunca te desamparou! 

Deus abençoe tua vida!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!