Persevere na Fé



 Na epístola de Tiago, no capítulo 5, a partir do versículo 7, ele nos ensina a cerca da paciência nos tempos de provações.

O apóstolo Tiago compara o tempo de espera a um agricultor que aguarda o período da colheita, este sabe que no tempo certo ele colherá os frutos daquilo que semeou.

Na nossa caminhada cristã também é assim, há tempo de plantar e tempo de colher (...) Tudo tem um tempo determinado e há tempo para todo propósito debaixo dos céu ( Eclesiastes 3). Todo cristão conhece essa passagem bíblica, mas sei que no momento da provação é sempre bom lembrar o que nos ensina Tiago;

 "Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor. Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso."

 Tiago 5:10,11

Que sigamos o exemplo dos profetas e demais homens e mulheres de Deus que perseveraram na fé mesmo em tempos de aflições.

O apóstolo Tiago nos chama a sermos pacientes e perseverantes até a vinda de Cristo, em Lucas 21.19 está escrito:

 "É na vossa perseverança que confirmais a salvação da vossa alma."

Por mais que almejamos coisas terrenas, não devemos em momento algum deixar de priorizar o Reino de Deus. Ainda que a caminhada esteja difícil, que pareça não haver esperança para seu problema, não culpe o Senhor, nem abandone sua fé, pois é permanecendo nEle que temos vida abundante.

No evangelho de João, o Senhor Jesus por várias vezes nos demonstra a importância de permanecermos nEle, e nos compara a galhos da Videira verdadeira que só podem ter vida enquanto permanecerem na Videira, e no versículo 5 Jesus ainda nos alerta que sem Ele nada podemos fazer.

As provações e perseguições sempre farão parte da caminhada cristã, pois mais aflições sofreu Jesus (João 16.36), no entanto devemos sempre ter em mente que com Cristo somos mais que vencedores ( Romanos 8.37) e que no momento de Deus toda provação cessa e assim como na vida de Jó, quando permanecemos fiel, Deus muda toda a situação, mas no tempo dEle ( Leia o livro de Jó).

No evangelho de Lucas, no capítulo 18, Jesus conta a parábola do Juiz iníquo, mas que poderíamos chamar de "A mulher que perseverou na provação", pois por mais que aquele juiz não a atendesse, ela não desistiu de sua causa enquanto não recebeu a sua vitória. Não desista da sua também, persevere em oração, não desanime.

Em Marcos, capítulo 5, vemos a história da mulher do fluxo de sangue, que mesmo debilitada, sem forças, pois estava há 12 anos com hemorragia, quando ouviu falar de Jesus foi ao Seu encontro, ainda que correndo o risco de ser humilhada por causa de sua condição. Ela perseverou na fé, enfrentou uma multidão para tocar no Mestre e receber sua cura, e por não desistir diante das dificuldades recebeu seu milagre. Servir ao Senhor é entender que é nos momentos de maiores dificuldades que demonstramos se Ele é prioridade ou não em nossas vidas. Adorar a Deus é compreender que ainda que Ele não aja como queremos ou quando queremos, Ele ainda é Deus e sempre tem o melhor para nós, pois todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ( Romanos 8.28).

Tenha paciência, no momento certo a bênção chegará até você, e enquanto ela não chega, permaneça adorando aquEle que tem todo o poder, lembre-se que foi adorando diante de uma enorme provação que Jó viu Deus agir de forma grandiosa em sua vida:

Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido.

Jó 42:2

Jamais esqueça que Deus tem um plano para tua vida, um propósito divino, e que nenhum plano dEle pode ser impedido. Em Isaías 43.13 diz que ninguém pode impedir o agir de Deus, em Jeremias 29.11 vemos o SENHOR nos dizer que tem planos de paz para aquele que O busca e invoca o Seu Nome. Quer ver os planos de Deus, a Sua vontade boa, agradável e perfeita se cumprir em sua vida? Então não desista de orar, permaneça em Cristo, persevere na fé, adore em todas as circunstâncias, pois Ele promete ouvir e responder quem o clama ( Jeremias 33.3) e é poderoso para fazer muito mais além daquilo que pedimos ou pensamos ( Efésios 3.20).

Em Isaías 64.4 diz:

Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera.

Se você está esperando nEle, com fé, saiba que Ele já está trabalhando em seu favor. Na carta aos coríntios está escrito: 

Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

1 Coríntios 2:9

Deus tem coisas lindas preparadas para ti, maiores do que você possa imaginar, se você não desanimar e permanecer em Sua presença. O que Deus preparou para ti é bem maior e melhor do que tudo aquilo que o mundo possa te oferecer, continue esperando nEle.

Descansa no Senhor e espera nele!
Salmos 37:7

Tudo que passamos hoje é só uma fase, permaneça fiel, descansando e esperando o tempo de Deus operar em teu favor.

Deleita-te também no Senhor , e ele te concederá o que deseja o teu coração.

Salmos 37:4

Que Deus abençoe sua vida!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!