O Grande Eu Sou está contigo: Não temas!


Isaías 43

1 Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.
2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Por várias vezes encontramos na Bíblia o Senhor exortando seu povo para não temer, porém o mais importante nesse versículo de Isaías é o porque que não devemos temer:
"Não temas porque ESTOU CONTIGO."
Se temos essa promessa, que o Deus onipotente está conosco em todos os momentos de nossas vidas, não há o que temer.
Em Gênesis, a partir do capítulo 37, é iniciado o relato da história de José. Um jovem que foi traído pelos irmãos, vendido como escravo, caluniado, aprisionado por dois anos e esquecido pelo copeiro, tinha motivos de sobra para temer, mas Deus estava com ele.
Quando José se encontrou com seus irmãos um deles lembrou aos outros que José estava com a alma angustiada  quando jogado no poço, logo, vemos aqui que ele temeu diante daquela situação.  
Não é errado sentir medo, o problema é se deixar dominar pelo medo a ponto de perder sua confiança em Deus.
Não vemos na Bíblia relatos de José orando, mas vemos ele exaltar a Deus dando ao Senhor o reconhecimento pela interpretação dos sonhos e quando ele nomeia seus filhos:
Manassés = Deus me fez esquecer de todo meu sofrer e da casa de meus pais 
Efraim = Deus me fez prosperar na terra da minha aflição 
Por ser um jovem temente a Deus, o Senhor o exaltou. A palavra de Deus diz que tudo que José fazia prosperava porque o Senhor estava com ele.
Portanto, em todas as circunstâncias, boas ou ruins, o que mais importa é presença de Deus em nossas vidas. Podemos passar por lutas, aflições, mas Deus está controle, Ele está conosco e na hora certa irá agir.
Quando o Senhor libertou o povo da escravidão do Egito, Deus não os deixou em momento algum: de dia ia a frente deles numa coluna de nuvem para os guiar e de noite em uma coluna de fogo para iluminar o caminho. Em todos os mementos da peregrinação dos israelitas no deserto vemos o cuidado de Deus para com seus escolhidos ( a partir do cap. 13 de Êxodo).
Da mesma forma que Deus proveu o sustento daquele povo, Ele continua suprindo nossas necessidades.
Nós como servos de Deus devemos em todas as circunstâncias lembrar que Deus prometeu está sempre conosco, prometeu nos fortalecer e nos sustentar (Isaías 41.10).
Estamos vivendo momentos difíceis, mas como igreja devemos levar a esperança àqueles que não conhecem Jesus.
Sempre que o medo tentar invadir seu coração faça como o salmista no salmo 56, escolha confiar em Deus.
"Mas quando eu estiver com medo, confiarei em Ti" ( Salmo 56.3).
Deposite sempre sua confiança em Deus.
Creia que em todos os momentos Ele está contigo. 
É Deus quem nos fortalece.
É em Deus que encontramos refúgio nos momentos de angústia. 
"Aquietai-vos e sabeis que eu sou Deus ( Salmo 46.10).
O Senhor dos exércitos está no controle de todas as coisas. 
Não temas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!