Um servo fiel

Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Daniel 10:12


Embora o versículo da imagem seja do livro do profeta Oséias, eu gostaria de tomar como exemplo o profeta Daniel.

A história de Daniel, na minha opinião, é um das mais belas relatadas na Bíblia, pois nos mostra o que é servir a Deus de verdade. Daniel é um exemplo a ser seguido.

Paulo dando conselhos ao jovem Timóteo disse:
 Ninguém despreze a tua mocidade; mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza. (1 Timóteo 4:12)

Esses conselhos de Paulo a Timóteo é algo que todo cristão deve seguir, e quando olhamos para a história de Daniel vemos que ele tinha todos esses princípios.

Em Daniel 1.8 diz que  Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia.
Daniel era um jovem, estava longe de casa, longe dos pais, em lugar cheio de idolatrias, mas apesar de todos os manjares e regalias lhe oferecido ele decidiu não se contaminar. Daniel optou por permanecer fiel aos seus princípios e Deus o exaltou. Daniel e seus amigos passaram 10 dias se alimentando apenas de legumes e, ainda assim, a bíblia diz que eles eram os jovens mais formosos e gordos que os demais do palácio. 
Deus ainda abençoou a Daniel com sabedoria: 
Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. ( Daniel 1:17)
Diante disso, podemos ter a certeza que ele era exemplo dos fiéis em toda a maneira de viver.
No livro de Daniel ainda é relatado que o mesmo fazia orações 3 vezes ao dia, e mesmo diante de ameaças ele não deixou de buscar a Deus. ( Daniel 6)

No entanto o que mais me chama a atenção na história de Daniel é o relato do capítulo 10.
Quando lemos o contexto vemos que Daniel teve uma visão e não conseguia compreendê-la, por não entender aquela visão passou a orar buscando em Deus o entendimento. Depois de 21 dias orando um anjo aparece a ele com a resposta:
"E eis que certa mão me tocou, e fez com que me movesse sobre os meus joelhos e sobre as palmas das minhas mãos.
E me disse: Daniel, homem muito amado, entende as palavras que vou te dizer, e levanta-te sobre os teus pés, porque a ti sou enviado. E, falando ele comigo esta palavra, levantei-me tremendo.
Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras."
Daniel 10:10,11,12)

Daniel passou 21 dias esperando a resposta da oração, mas mesmo demorando ele não deixou de buscar. E nesses versículos vemos o cuidado de Deus com Daniel, o anjo o chama de homem muito amado e diz que desde o primeiro dia que ele procurou compreender e a humilhar-se diante de Deus as orações dele foram ouvidas.

Nessa passagem bíblica há 3 ensinamentos essenciais para a vida cristã:
1) Para que nossas orações sejam ouvidas temos que nos humilhar na presença de DEUS.

A bíblia fala em Isaías 66.2 que Deus olha para aquele que é pobre e abatido de espírito, isto é, para quem reconhece sua dependência de Deus. 
As orações de Daniel foram respondidas de imediato porque ele reconhecia que sem Deus ele nada podia fazer, nas suas atitudes vemos esse dependência de DEUS.

2) Mesmo que nossas orações pareçam não terem sido ouvidas devemos perseverá em oração.

Vemos que Deus enviou o anjo com a resposta no primeiro dia da oração, mas um demônio tentou impedir que a resposta chegasse até Daniel. Muitas vezes ao orarmos forças espirituais tentam impedir o agir de Deus em nossas vidas, mas a boa notícia é que nada pode impedir o agir de Deus 
( Isaías 43.13), o inimigo de nossas almas tenta de todas as formas nos frustar, porém devemos confiar no poderio de nosso Deus.
Jesus contou certa vez a seus discípulos a história de uma mulher que estava com uma causa na justiça, e que o juiz que julgava aquele processo não temia a Deus. Entretanto, mesmo aquela mulher sabendo o histórico do juiz todos os dias ia procurá-lo pedindo que resolvesse sua causa e, de tanto ela insistir, ele resolveu a causa dela pois não queria mais ser pertubado. Jesus concluiu aquele discurso fazendo algumas interrogações:
"E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz.
E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles?
Digo-vos que depressa lhes fará justiça. Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?"
Lucas 18:6,7,8
Independente das circunstâncias, devemos perseverá em oração. O tempo de Deus é diferente do nosso, se tivermos fé, permanecermos fiéis e continuarmos buscando a Deus, na hora certa Ele irá agir.

3) Deus se agrada daquele que O busca.

Em Oséias 6.3 está escrito: Então conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor.
Daniel sempre procurou compreender o que Deus falava com ele e por isso o Senhor sempre o respondia.
Que nós como cristãos venhamos a cada dia buscar a Deus, não apenas para recebermos algo da parte dEle, mas porque precisamos ouvir Sua voz e fazer Sua vontade. Que a cada dia prossigamos em conhecer o Senhor. No mesmo livro de Oséias está escrito que o povo de Deus perece por falta de conhecimento (cap.4.6), quando conhecemos a Palavra de Deus aprendemos a não dá ouvido a falsas doutrinas e aprendemos a examinar os profetas. Ao examinarmos as escrituras aprendemos também a vivermos em paz em um mundo que jaz no maligno. A Bíblia é o manual do cristão, sem conhecer a Verdade qualquer vento pode nos levar.

Que a minha e a sua vida seja sempre guiada pela Palavra de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!