Um Refúgio na Tempestade


Mateus 8.23-27/ Lucas 8.22-25/ Marcos 4.35-41

A bíblia relata nos evangelhos, que certa vez quando Jesus e seus discípulos estavam em alto mar, veio de repente um violenta tempestade, a tal ponto de inundar o barco. Enquanto tudo isso acontecia Jesus dormia. Apavorados os discípulos foram acordar Jesus, e indagaram:
 "Mestre, não te importas que perecemos?"

Ao analisar essa passagem, muitas vezes podemos nos perguntar o porquê de Jesus está dormindo diante de tão grande tempestade. Jesus,certamente, sabia o que estava acontecendo mesmo estando dormindo, um vez que Ele é Deus. No entanto, acredito que Ele esperou para ver qual a atitude dos discípulos diante daquela tormenta.
Diante daquela situação os discípulos se apavoraram tanto a ponto de esquecer quem estava com eles no barco e chegaram a pensar que Jesus não se importava com eles.
Por muitas vezes passamos por situações em nossas vidas e chegamos a esquecer que o Todo Poderoso está conosco, muitos até pensa como os discípulos  que Deus não se importa. Porém, o Senhor se importa sim, e como naquela situação Jesus esperou o clamor dis discípulos, Ele também espera que nós clamamos por Sua ajuda para que possa agir.

Em Jeremias 33.3 está escrito:
Clama a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que não conhece.

É necessário clama para vermos a resposta de Deus.

Em Mateus 7.7 Jesus diz:
Pedi, e lhe será dado; busquem, e encontrarão; batam e a porta lhes será aberta.

Compreenda que para que possamos viver plenamente as promessas de Deus, sejam elas materiais ou espirituais,  é necessário termos a atitude de buscar pela Sua presença.
Jesus estava no barco com os discípulos, entretanto só tomou uma atitude depois que os discípulos foram buscá-Lo.
Outro fato que notamos é que os discípulos o acordaram, isto é, podemos dizer que o incomodaram durante seu descanso. Quando leio isso me lembro de Lucas 11, quando Jesus conta aos discípulos a parábola do Amigo Inoportuno, nesta história Ele leva os discípulos a imaginar a visita de um amigo durante a madrugada, pedindo algo emprestado, quando todos já estão dormindo, e diz que a pessoa incomodada acaba se levantando por causa da insistência.
Logo, entendemos que o Senhor espera que nós O incomodamos, que ao insistirmos e persistir em orar por algo chega o momento dEle agir. Assim como aquele amigo se levantou para ajudar o outro, Deus também se levanta para ajudar aqueles que O invocam.
Em Jeremias 29.11-14, Deus diz que tem planos de paz, de fazer Seu povo prosperar, mas Ele nos faz lembrar que devemos clamar e buscar pela Sua presença.

Não importa o horário, não podemos deixar de buscar pela Sua presença. No livro de provérbios ainda diz que quem de madrugada O busca o achará.
Devemos ter momentos com nosso Deus, não apenas por precisamos de Sua ajuda, mas porque O amamos, Deus espera clamarmos para poder agir porque quer ter intimidade conosco, Ele quer ser nosso amigo, aquele amigo que não se importa o horário que está sendo incomodado.

Depois que os discípulos clamaram, Jesus se levantou e repreendeu o vento e a violência das águas. A seguir Jesus fez duas perguntas aos discípulos:
"Por que vocês estão com medo? Ainda não têm fé?"

Aqueles discípulos estavam todos os dias andando com Cristo, vendo Ele operar grandes maravilhas e, ainda assim, deixaram-se ser tomados pelo medo.
Que em nossa caminhada com Cristo não venhamos deixar as tempestades da vida nos abalar a tal ponto de esquecermos quem é o Deus que servimos.
Quando Moisés perguntou a Deus o Seu nome Ele respondeu: "Eu Sou o que Sou", e por várias vezes no livro de Êxodo o Senhor diz a Moisés: Eu Sou o Senhor.
Quando vemos Deus se referir a si desta maneira entendemos que não há outro como Ele. O Senhor é o Todo Poderoso, Ele é tudo o que necessitamos. Ele é nosso refúgio, Ele é nossa fortaleza, Ele é nosso Deus. Que não esqueçamos que Ele é Soberano e prometeu está conosco sempre. Outro fato interessante que noto na Palavra de Deus é que por várias vezes Deus diz a seu povo:
"Eu Sou contigo"!
Note que Ele usa o verbo Ser e não o verbo Estar, ou seja, o  grande Eu Sou promete está conosco. Entenda que mesmo que as tempestades sejam tremendas maior é aquele que está no barco conosco, Ele é o grande Eu Sou!

Jesus os interrogou sobre sua fé também.
Na carta aos hebreus, no capítulo 11, está escrito que a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova daquilo que não vemos. Ainda que não estejamos vendo o fim da tempestade devemos crer que o Deus que servimos tem poder de fazer cessar todo vento que vier ao nosso encontro.

Em Isaías 25, no versículo 4 diz que o Senhor é refúgio contra a tempestade. É no Senhor que devemos nos refugiar em momentos de tempestades.
Enquanto a resposta não vem, se refugia em Cristo.

Em Mateus 7, a partir do versículo 24, Jesus compara quem guarda a Suas palavras e as pratica a alguém que constrói a casa sobre as rochas, pois pode vir chuvas e os ventos mas ela não cai pois está firmada na rocha.
Firme-se a cada dia nessa Rocha que nada poderá lhe derrubar nem lhe abalar.

No salmo 125 está escrito que quem confia no Senhor são como os montes de Sião, que não se abalam.
Quem confia no grande Eu Sou e tem Ele ao seu lado não se abala com qualquer tempestade.

Que Deus nos faça enxergar sempre Sua presença em nossas vidas, nos bons e maus momentos.

Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!