Deus está no controle

 


Tanto no livro de 2Reis quanto no livro de Isaías é mencionado a história do reinado de Ezequias, e estes dias ao ver uma pessoa tributando a Deus suas conquistas, lembrei-me da passagem em que o rei Senaqueribe ameçou ao rei Ezequias. ( 2Reis 18/Isaías 36,37).

A Bíblia diz que ao receber o recado do rei da Assíria, Ezequias foi de imediato ao templo orar e, em seguida pediu que notificassem ao profeta Isaías o que estava acontecendo. Quando o profeta é notificado, Deus manda um recado a Ezequias dizendo para o mesmo não temer, entre outras coisas.
O que noto aqui é a dependência que Ezequias tinha de Deus, mesmo ele sendo rei ele sempre procurou buscar a direção de Deus antes de tomar qualquer atitude.
Outro fato interessante é o de que assim que recebe a afronta, ao invés de se lamentar e se render ao problema, Ezequias o entrega a Deus em oração.

Mais tarde vemos novamente o rei Senaqueribe ameaçar a Ezequias, desta vez através de cartas, quando Ezequias as recebe vai até o templo, abre-as diante de Deus e faz a seguinte oração:

"Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, cujo trono está entre os querubins, só tu és Deus sobre todos os reinos da terra. Tu fizeste os céus e a terra.
Dá ouvidos, Senhor, e ouve; abre os teus olhos, Senhor, e vê; escuta todas as palavras que Senaqueribe enviou para insultar o Deus vivo.
"É verdade, Senhor, que os reis assírios fizeram de todas essas nações e de seus territórios um deserto.
Atiraram os deuses delas no fogo e os destruíram, pois em vez de deuses, não passam de madeira e pedra, moldados por mãos humanas.
Agora, Senhor nosso Deus, salva-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, Senhor, és Deus".

Isaías 37:16-20

Vemos mais uma vez a dependência que Ezequias tinha de Deus, ele abriu o coração ao SENHOR, contou-Lhe tudo o que estava acontecendo e o que lhe angustiava. 
Aqui aprendemos que diante da adversidade devemos sempre buscar ao Senhor e que, assim como Ezequias, nossa primeira atitude deve ser lançar sobre o SENHOR nossos medos e anseios, pois é isto que a Palavra nos ensina:
Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.

Mal Ezequias termina a oração, Deus lhe envia Isaías com uma promessa de vitória. Neste recado há uma interrogação que nos chama a atenção, no versículo 26, do capítulo 37 de Isaías está escrito assim:
Você não soube que há muito eu já o havia ordenado que desde os dias da antiguidade eu o havia planejado?(...)

Isaías 37:26

Veja, Deus está mostrando a Senaqueribe que só Ele é Deus, e mais, se Ele é Deus nada foge ao Seu controle. 
Que tenhamos sempre este fato em mente: NADA FOGE AO CONTROLE DE DEUS!
Por maior que seja a tua luta, Ele é maior!
Ainda que você não esteja vendo a solução para seu problema, lembre-se:  Andamos por fé e não por vista (2 Coríntios 5:7).
Ele está no controle! 
É Ele que comanda o barquinho de nossas vidas!

Outro exemplo de dependência de Deus é o de Neemias. Quando este se sentiu depressivo pela situação de Jerusalém, ele foi até Deus contar-Lhe tudo o que lhe angustiava. Em resposta a oração de Neemias, Deus tocou no coração do rei para o perguntar o que estava o deixando triste, Neemias, antes de responder ao rei, mais uma vez falou com Deus, e quando Neemias contou ao rei o que estava lhe deprimindo, o rei não apenas o encorajou a restaurar os muros de Jerusalém, como também contribuiu para a restauração da cidade ( Leia o livro de Neemias).
Aqui aprendemos, mais uma vez, o valor de buscar o SENHOR em oração, tanto nos momentos de aflições quanto na hora de tomar decisões.

A rainha Ester, também, diante do problema que ameaçava seu povo, mesmo sabendo que era casada com o rei, e que este poderia mudar a situação, ela também orou, e só depois de três dias de oração e jejum foi falar com o rei Assuero:
Então, disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu:
Vai, e ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos; e assim irei ter com o rei, ainda que não é segundo a lei; e, perecendo, pereço.

Ester 4:15,16

Ester acreditou que Deus poderia mover o coração de seu esposo, e foi assim que Deus fez.

Portanto, mais uma vez, vemos a Bíblia nos revelar que nada foge ao controle de Deus.
Quando Deus quer abençoar Ele muda o tempo, estações e até mesmo corações. 
Lembra quando Ele parou o tempo para ajudar os israelitas a vencer a batalha?(Josué 10).
E quando Ele ordenou ao vento e ao mar que se aquietassem? (Mateus 8.27)
E o Mar Vermelho que ordenou que se abrisse? (Êxodo 15)
A rocha que fez jorrar água? (Êxodo 17)
E os corvos que levaram carne a Elias? ( 1Reis 17)
E as enfermidades que saiam com apenas uma ordem do Mestre?
E quando Ele ordenou que os mortos voltasse a vida? 

Enfim, são muitos os exemplos de passagens bíblicas que nos revelam que nosso Deus tem em Suas mãos o controle de todas as coisas, tudo obedece a Sua voz, mas um fato que não podemos esquecer é que Ele sempre age após seu povo reconhecer que depende de Sua ajuda e o busca em oração. 
Não foi isso que o Mestre nos ensinou?
Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

Mateus 7:7,8

Reconheça sua dependência do Criador. Entregue a Ele seus problemas. Conte a Ele suas inquietações e você verá Deus agir em sua vida.

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.

Filipenses 4:6

Jamais esqueça essa verdade:
Deus está no controle de tua vida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!