Firme-se na Rocha



No sermão do Monte, no capítulo 7 de Mateus, Jesus conta aos discípulos a parábola dos dois alicerces:

O homem que ouve a Sua Palavra e a pratica, ele compara a um homem prudente que edificou a casa sobre a rocha, e ao vim a chuva e a tempestade, a casa permanece inabalável.
Já aquele que ouve mas não pratica a Sua Palavra, Ele comparou a um homem insensato que edificou sua casa sobre a areia, e quando veio a chuva e o vento a casa caiu, e ainda frisou: "grande foi a sua queda".
Hoje o fundamento da maioria das construções está em suas colunas, feitas de ferro e cimento, porém, no passado, o alicerce era feito com rochas, e havia uma rocha maior, posta nos cantos da construção, devido a localização era chamada de pedra angular ou pedra de esquina, esta determinaria se a construção estava bem firmada, pois lhe garantia a sustentação.
O curioso é que a Bíblia diz que Jesus é a Pedra Angular.
Atos 4.11
"Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular."

Baseado nisto, compreendemos que Jesus está dizendo que o homem que pratica Sua Palavra, que anda em Seus preceitos e obedece Seu ensinamentos, tem sua vida fundamentada no próprio Cristo, isto é, sustentada por Ele.
Em Isaias 66.1 está escrito que "Deus não habita em templo feito por mãos humanas", e no Novo Testamento está escrito que nós somos o templo de Deus, somos a habitação do SENHOR, logo a casa mencionada por Cristo naquela comparação é a nossa vida, portanto para que possamos sobreviver as tempestades desta vida, devemos permanecer firmes em Cristo, pois assim como uma casa bem alicerçada não teme as chuvas e ventos, assim deve ser a vida do cristão.
Veja o que Jesus frisou naquele ensinamento:
Mateus 7.25
"Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha."
Não importa quão grande seja a tempestade, quem tem uma casa bem alicerçada não teme as chuvas, portanto quem está firmado em Cristo não se abala diante dos problemas que lhe atingem.

O salmista Davi também falou sobre esta Rocha:
Salmos 18.2
"O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte."

Davi aprendeu desde cedo a reconhecer que sua força provinha do SENHOR, e nesse salmo ele declara que o SENHOR é o seu "rochedo em quem se refugia", assim aprendemos com Davi que quando temos o Senhor como nossa Rocha devemos confiar que Ele é a nossa fortaleza, ou seja, nossa proteção e esconderijo nos dias de adversidade.

No Salmos 62.6 ainda está escrito:
"Ele é minha Rocha, minha Salvação, minha torre inexpugnável. Por isso não desesperarei jamais!"

Quantas vezes vemos os salmistas se referindo ao SENHOR como a sua Rocha?
E na maioria da vezes fazem esta menção O relacionando a livramento e proteção, veja que nesse salmo ele diz "por isso não me desesperarei", isto nos mostra o quão é importante está firmado na Rocha para não se desesperar no dia mau.

Observe que quando Jesus comparou o homem insensato a uma casa firmada na areia, Ele diz que quando vieram a chuva e os ventos, grande foi a sua queda, ou seja, quem não está firmado em Cristo, quem não O reconhece como seu Mestre, qualquer tempestade o abala.

Assim sendo, aprenda a confiar sua vida ao Eterno, viva uma vida firmada na Rocha.
Entenda que Jesus falou que está firmado nEle é praticar o que Ele ensina, logo não deixe de meditar na Palavra de Deus, tenha prazer na Lei do SENHOR.
No Salmos 1 está escrito:
1 Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores.
2 Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!
3 Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!

Deus sempre prometeu bênçãos àqueles que obedecem Seus ensinamentos. Não apenas bênçãos materiais, mais também espirituais, quem tem um relacionamento com o Mestre e tem como amigo sabe que Sua graça nos basta, Sua graça é a maior bênção que recebemos.

Em Deuteronômio 28 ainda está escrito:
1 “Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje dou a vocês, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra.
2 Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus.(...)"

A obediência a Seus preceitos nos garante paz e segurança. Vivendo de tal maneira, ainda que sobrevenham as tempestades, quando estamos alicerçados em Cristo, temos a certeza que ao clamar Ele nos ouvirá.
Permaneça firme em Seus preceitos, medite neles, pratica-os e descanse na certeza de que Ele cuida de ti!

Finalizo com a promessa em Jeremias:
Jeremias 17
7 “Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está.
8 Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

Confiar no SENHOR é acreditar que Ele tem sempre o melhor para os Seus filhos. Observe que Ele faz a mesma promessa do salmo 1 para aqueles que confiam nEle.
Logo, que possamos a cada dia estarmos firmados na Rocha, confiando em Seu cuidado e descansando em Sua presença!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!