Faça a Diferença!

 


Jesus, no capítulo 5 de Mateus, versículo 14 ao 16 disse que seus discípulos são a luz do mundo:

"Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus".


Em vários outros versículos bíblicos vemos Jesus sendo definido como a Luz do Mundo, assim, quando Cristo diz a seus discípulos que eles são também a luz do mundo, entendo que assim como a  lua reflete a luz do Sol, assim deve os discípulos de Jesus refletir a Sua luz.

Veja que nos versículos seguintes Jesus explica a utilidade da luz, mostra que ela se destaca no ambiente e acrescenta que a luz de seus discípulos deve brilhar diante dos homens, ou seja, quem é luz deve se destacar em meio as trevas. Entendo aqui, que Deus nos chamou para fazer a diferença nesse mundo, quem é luz resplandece em meio a escuridão.

Na bíblia vemos vários exemplos de homens e mulheres de Deus que fizeram a diferença:

José foi levado cativo ao Egito, e a bíblia diz que em tudo que ele colocava a mão prosperava porque Deus era com ele. Veja o que diz a Palavra de Deus:

"Quando este percebeu que o Senhor estava com ele e que o fazia prosperar em tudo o que realizava,
agradou-se de José e tornou-o administrador de seus bens. Potifar deixou a seu cuidado a sua casa e lhe confiou tudo o que possuía".
Gênesis 39:3,4


Potifar, ao notar algo diferente em José, o colocou como administrador de sua casa. Mais tarde vemos José sendo preso injustamente, mas em momento algum renuncia a seus princípios e, quando finalmente sai da prisão, por fazer a diferença entre os sábios do reino, o faraó o constitui governador.

E Daniel, Hananias, Misael e Azarias, que fizeram a diferença e, por não renunciarem a seus princípios chegaram condenados a morte? Mas sabemos que Deus honrou a fidelidade deles.
A Bíblia fala que Daniel propôs em seu coração em não se contaminar com os manjares do rei, e seus amigos seguiram seu propósito, e por não perderem seus princípios Deus os honrou, e tornaram-se os mais belos jovens do reino, a ponto de causarem inveja pois faziam a diferença. O intrigante na história desses jovens é que pelos relatos bíblicos dá para notarmos que eles não eram os únicos jovens hebreus que haviam ali no Egito, no entanto estes fizeram a diferença.

"Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles
(...)
A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos.
Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor.
O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei.
O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos nos quais se exigia sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino."
Daniel 1:8,17-20

E Ester que se tornou rainha mas não esqueceu de interceder por seu povo? (Leia o livro de Ester)
E  Raabe, a prostituta que protegeu os espiões hebreus? (Josué 2)
Por ela fazer este ato de fé foi honrada a tal ponto de fazer parte da genealogia de Cristo.(Hebreus11.31).
E por falar em genealogia, vemos Rute, que poderia ter abandonado Noemi, mas preferiu segui-la, adorar seu Deus e, por fazer a diferença Deus a honrou e esta também faz parte da genealogia de Cristo. ( Leia o livro de Rute).

Ser luz é isto, fazer a diferença!
Não importa onde você esteja, nem quem lhe rodeia, ou qual o seu passado, o que importa é permanecer fiel a Deus

Paulo, escrevendo a Timóteo, certa vez falou:
I Timóteo 4.13
"(...) sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza."


Logo, Paulo o exortava a fazer a diferença. Em toda a maneira de viver ele deveria dá exemplo, este conselho também serve para nós, temos que fazer a diferença.

Se formos olhar os evangelhos, iremos notar que por onde Jesus passava milhares de pessoas o seguia, porém a maioria delas não receberam um milagre porque, como o próprio Jesus falou, estava em busca de comida e não de Sua presença. João escreveu que foram incontáveis os milagres feitos por Cristo, entretanto a bíblia só destaca algumas daquelas pessoas, como a mulher do fluxo de sangue, Zaqueu, Nicodemos, a mulher do vaso de alabastro, a mulher samaritana, entre outros, estes, na sua maioria, permaneceram fiéis a Cristo, eles não apenas o seguia, eles tornaram-se seus discípulos, tinham prazer em ouvir a voz do Mestre.

Portanto, que não venhamos ser apenas mais um na multidão, mas que façamos a diferença!
Gosto muito de citar a mulher sunamita ao se referir a Elizeu, pois ali sim nos mostra o que é fazer a diferença. Aquela mulher disse a seu marido que havia notado que aquele homem que por ali passava era um santo homem de Deus. Note que ela ainda não o conhecia de perto, mas só de observar ele passar ela percebeu que ele era diferente, que Deus era com ele (2 Reis 4.9).

Como já falei, ser luz é se destacar, não procurar aparecer, mas viver na presença Jesus, aprender com Jesus, andar com Jesus a ponto de se parecer com o Mestre, logo se destacar aqui significa refletir a imagem de Cristo que é a Luz da vida.

Na primeira epístola de João, no capítulo 2, versículo 6, está escrito que quem diz está em Cristo deve andar como Ele andou.
Que a cada dia nos acheguemos mais a presença de nosso Mestre e busquemos aprender mais e mais dEle para que possamos ser luz e conduzir as pessoas, através de nossos atos e palavras, à verdadeira Luz.

Paulo ainda disse a Timóteo:
I Timóteo 4.16
 "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem."

Veja, o bom testemunho também salva vidas, como dizem por aí: "a palavra convence, o exemplo arrasta", não é só pregar e sim viver o que pregamos.
Faça a diferença meu irmão! 
Seja luz!
Seja a Bíblia que o mundo não ler!
Resplandeça a luz de Cristo!
Tenha um relacionamento íntimo com Deus, através da oração e de leitura bíblica diária, e assim você não será influenciado por este mundo, mas  influenciará quem te cerca através de uma vida de adoração e temor a Deus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!