A adoração que move a mão de Deus

 


No livro de 2 Crônicas, no capítulo 20, consta o  relato de um livramento esplêndido que  SENHOR concedeu ao povo de Judá.

Está escrito que os moabitas e amonitas entraram em guerra contra Josafá, este era rei de Judá naquela ocasião. Quando Josafá ficou sabendo que um poderoso exército vinha contra ele, decretou um jejum em todo o rei e mandou que o povo buscasse ao SENHOR. Depois de fazer uma oração, Deus falou com ele e com o povo através de um profeta, e lhes garantiu a vitória sem que precisassem pelejar:

 "E disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Jeosafá; assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz, e os achareis no fim do vale, diante do deserto de Jeruel. Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco."

2 Crônicas 20:15-17

Depois daquela profecia todos se prostraram adorando o SENHOR e, pouco antes de partirem ao deserto, Josafá exorta ao povo a confiarem em Deus e os convida a louvá-Lo. O que me impressiona nesta passagem é o fato de que a Bíblia diz que quando eles começaram a louvar a  Deus, o Senhor começou pelejar por eles:

"E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados."
2 Crônicas 20:22

Deus cumpriu o que prometeu, eles venceram a batalha sem ao menos precisar lutar. 

Aqui aprendo que quando estamos diante de lutas e momentos em que não sabemos como agir, a nossa primeira atitude deve ser buscar ajuda no SENHOR. Se observarmos a oração de Josafá veremos ele dizer a Deus que não sabia como agir porque o exército inimigo era imenso, mas nesta mesma oração ele diz ao SENHOR que não tinha forças para pelejar, porém seus olhos estavam fitos em Deus. 

Não importa quão grande seja nossa luta ou nossos problemas, em momento algum devemos desviar nossos olhos de Deus. Lembra de Davi? O exército israelita estava amedrontado diante do gigante, porém Davi ao ver aquele homem enxergou apenas um adversário de uma nação que servia ao Deus onipotente. Davi não fitou os olhos no gigante, ele fitou os olhos em Deus:

"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel;
E saberá toda esta congregação que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão."
1 Samuel 17:45-47

No salmo 121, o mesmo Davi declara: "Elevo meus olhos para os montes, de onde virá meu socorro? O meu socorro vem do SENHOR que fez os céus e a Terra." É só no SENHOR que encontramos o socorro, e Ele se agrada daqueles que buscam nELE este socorro. Se lermos os relatos do reinado do rei Asa, no livro de 2Crônicas, vemos no capítulo 16 Deus se entristecer com esse rei porque não O buscou quando era preciso, o que nos revela falta de fé no SENHOR. Asa esqueceu de olhar para o Senhor no momento dos problemas. Não deixe de buscar a face de Deus quando você estiver diante de um problema, busque a Deus de todo o coração, Ele se agrada de quem assim O busca, no capítulo 19 de 2Crônicas vemos Deus, através de um profeta, dizer isso a Josafá. 

Lembre-se sempre que o SENHOR é poderoso para resolver qualquer problema, pois para Deus nada é impossível ( Lucas 1.37).

Esta passagem de Josafá nos revela ainda o poder de um louvor sincero, da adoração vinda direto do coração. Note que assim que o povo começou a louvar, Deus começou a pelejar por eles. Entenda que Deus só agirá em sua vida quando você aprender a adorar a Ele sem murmurar. A Bíblia diz em Isaías 64.4 que Deus trabalha por quem nEle espera, no entanto diante desta passagem entendemos que quem espera em Deus sabe O adorar diante da espera, não reclama, mas clama, não murmura e sim, adora e o louva com o coração sincero. 

Paulo e Silas estavam na prisão e vemos que Deus agiu na vida deles quando eles começaram a louvar. Compreenda, Deus não precisa de nós para agir, entretanto nossa adoração diante de qualquer circunstância revela um coração adorador e grato a Ele.

Deus agiu na vida de Josafá após o louvor e assim foi na vida de Paulo e Silas. Davi também o exaltou antes de vencer Golias, não foi através de uma canção, mas de palavras que engrandeciam Seu Nome, o que nos mostra que Deus quer apenas que reconheçamos a Sua grandeza e nossa dependência dEle em todas as situações. Sua atitude diante do problema é que revelará sua fé e se você é ou não um verdadeiro adorador. Entenda que Deus não se comove com frases bonitas no momento da oração ou com uma linda performance no momento do louvor, e sim com um coração sincero. Veja o que diz Jeremias 29.13: buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Pense nisso e lembre-se que uma atitude de adoração pode mover a mão de Deus.

A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; (...)
Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.
Esdras 8:22,23


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!