Deus quer relacionamento




 "Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer."

 (João 15:15)

Jesus nesse versículo nos revela o verdadeiro significado de tê-Lo em nossas vidas, Ele quer ser nosso SENHOR, mas nos lembra nesses versículos que mais que servos dEle, também somos Seus amigos. Veja que privilégio podermos chamar o nosso Criador de amigo! 

Mas como tudo que Cristo falou havia um propósito, entendo aqui que Jesus estava nos exortando que Deus quer um relacionamento intimo com Sua Igreja. Jesus não quer ser um amigo, Ele deseja ser o nosso melhor amigo, o amigo mais chegado que um irmão. Um amigo de verdade não procura alguém somente quando necessita de algo, o amigo mais chegado que um irmão valoriza os momentos de diálogos, não apenas pede ou desabafa, como também ouve o que o outro tem a dizer e se alegra com sua presença. É assim que o SENHOR deseja que nos relacionamos com Ele, valorizando cada segundo de Sua presença, contando-Lhe nossos sonhos e anseios, porém não esquecendo de ouvir o que Ele tem para nos falar.

Por muitas vezes na Palavra de Deus vemos o SENHOR procurando uma aproximação com o homem. Desde o Jardim do Éden até os dias atuais Deus busca um relacionamento próximo com Seus filhos. Quando Adão e Eva pecaram o Senhor foi até eles indagar o porquê deles se esconderem. Tal atitude do Criador nos revela o quanto Ele aprecia momentos de diálogo com o homem (Gênesis 3.8,9).

Note o que Moisés fala ao povo israelita em Deuteronômio 4.29:

  "Então dali buscarás ao Senhor teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma."

Observe que é praticamente o que é dito em Jeremias 29.12-13:

"Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."

Nos livros de Reis e Crônicas por muitas vezes os profetas exortam aos reis e ao povo israelita sobre a importância de buscar a presença do Senhor, como em 2Crônicas 7.14, um versículo bem conhecido no meio cristão, que além nos revelar o quanto Deus deseja que estejamos em Sua presença, ainda nos promete a resposta a nossas orações:

"E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."

No entanto é preciso compreender que Deus não quer que buscamos Sua presença apenas por obrigação, por um costume ou tradição. Quando Ele chama para O buscar de todo coração entendo que o Senhor deseja que tenhamos alegria em está com Ele. O Senhor não quer sacrifícios, e esta palavra que estou usando não é no sentido de oferecer holocaustos e sim no sentido de ir à presença de Deus por mero ritual, sem motivação alguma ou alegria em ali está.

Ao meditarmos na Palavra de Deus vemos o povo de Israel tão acostumado a oferecer sacrifícios que já os faziam por ritual e sem lembrar o que realmente é adorar. Vejam o caso de Saul, o qual Samuel o repreendeu por sua falta de obediência a Deus:

"Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros."
(1 Samuel 15:22)

Assim como Saul, muitos israelitas estavam acostumados a oferecer sacrifícios mas não obedeciam a Deus de coração. Isso ainda se aplica hoje, muitos ainda não compreenderam o que realmente é servi a Deus.

Nos evangelhos há uma passagem que demonstra muito bem isso, a do Jovem Rico, este disse a Jesus que obedecia todos os mandamentos, mas quando o Mestre testou seu amor a Deus e ao próximo revelou-se alguém que amava mais seus bens materiais que a Deus (Mateus 19.16-22). Jesus não precisa de nossa riqueza material, porém Ele quer ser prioridade em nossas vidas. Servi a Deus é uma atitude de gratidão, quando entendemos que o preço que Cristo pagou por nós é incalculável, passamos amá-Lo, e a atitude de servir e obedecer deixa de ser um peso e passa a ser a consequência de uma vida transformada, isto é, de uma vida guiada pelo Espírito Santo que passa a habitar em nós. É este Espírito que desperta em nós o desejo de adorar e buscar a presença de Deus. Quanto mais buscamos a Deus, mais teremos desejo de O buscar, pois ao orarmos e meditarmos na Palavra de Deus nosso espírito é alimentado e fortalecido. Na carta de Paulo aos Efésios no capítulo  6, a partir do versículo 10 nos mostra o quão é importante nos fortalecer no Senhor através da oração e meditação da Palavra de Deus.

Observe que na passagem do evangelho de Lucas, no capítulo 10, em que Marta recebe Jesus em sua casa, Jesus se agradou mais da atitude de Maria do que com a de Marta. Maria assentou-se aos pés de Jesus para ouvir Sua palavra, já Marta estava preocupada em recepcioná-Lo. A atitude de Maria nos revela o qual deve ser nosso posicionamento na presença do SENHOR. Assim como Maria tinha prazer em ouvir a palavra do Mestre, prazer em está aos pés de Jesus, e de ficar ali pertinho dEle, essa deve ser nossa atitude diante de Deus, só o fato de ter Deus em nossas vidas já deve ser um motivo de júbilo. Tenha prazer em servi-Lo. Busque ter um relacionamento real com o Pai.

Nos livros de Reis e Crônicas demonstram os atos dos reis de Israel e de Judá, e vemos que esses reinos só prosperavam quando o rei tinha um relacionamento com Deus, e o intrigante é que o povo só buscava se relacionar com Deus quando o rei fazia algum decreto para tal, se o rei era infiel a Deus grande parte do povo também se tornava infiel, pois não procuravam conhecer a Deus de perto. Entretanto sempre que este povo voltavam a buscar a face de Deus, o Senhor os respondia:

"Mas quando na sua angústia voltaram para o Senhor Deus de Israel, e o buscaram, o acharam."(2 Crônicas 15:4)

A atitude inconstante do povo hebreu em buscar a Deus, nos ensina que para que possamos ter um relacionamento de verdade com o SENHOR é necessário termos uma base, ou seja, um alicerce, uma vida fundamentada na Palavra de Deus. Muitos dos hebreus se distanciavam de Deus por não valorizar Sua presença e não ter relacionamento real com o Senhor, seguiam o rei, mas desprezavam o Rei dos reis. Que não venhamos a repetir tal erro, mas que a cada dia venhamos está mais próximos de nosso Pai. 

Busque a Deus, não por ritual, mas porque você O ama e não consegue viver longe de Sua presença. É este relacionamento profundo com Ele que o Senhor requer de cada um de nós.

"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós"
(Tiago 4:8a)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não deixe a chama apagar!

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!

Aquieta-te e deixe Deus agir

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar