Um verdadeiro adorador



O profeta Habacuque, no capítulo 3, a partir do versículo 17, depois de uma visão, faz uma declaração linda ao Senhor, ele diz:

"Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas"

Habacuque 3:17-19

Acredito que já mencionei este trecho da oração de Habacuque em outras postagens, no entanto, ao lê-lo estes dias o texto me fez recordar de Jó.
Jó, ao olhar de muitos que não sabem o que é ser adorador, não tinha motivos para adorar devido a situação em que se encontrava. Quem conhece a Palavra de Deus sabe que Jó perdeu tudo, casa, filhos, rebanhos, toda a riqueza que tinha e ainda perdeu a saúde, entretanto ele não deixou de ser um adorador, a própria esposa o instigou a blasfemar contra Deus, porém vemos ele ainda assim adorar ao Senhor.
( Jó, cap.1 e 2).

O Fato é que nesta declaração, Habacuque demonstra o mesmo sentimento de Jó, se resumirmos o que ele diz na oração, ficará assim: " Senhor, mesmo que tudo me falte, ainda assim me alegrarei em Ti".
Habacuque não estava vivendo o que Jó passou, mas teve uma visão do que iria acontecer, e ainda assim promete ao SENHOR se alegrar diante de Sua presença.
O fato é que tais atitudes, tanto a de Jó quanto a de Habacuque, nos revelam o que é ser um verdadeiro adorador, aquele adorador que Deus procura ( João 4.1-26).

Adorar é mais que uma atitude, adorar é um estilo de vida. Só adora de verdade quem tem um espirito de adorador. Uma adoração que alegra o coração de Deus é aquele vem do coração, um ato feito com entendimento e volutariamente. O adorador adora a Deus não pelo que ele faz, mas pelo que Ele é ( como diz o louvor de Delino Marçal). O adorador de verdade adora em meio as lutas porque que não são as bênçãos que o leva a adorar, mas sim a gratidão de ter o privilégio em poder adorar Aquele que é maior que tudo. Só o fato de podermos chamar um Deus tão grande de Pai já é motivo suficiente para render-Lhe adoração.

Jó havia perdido tudo, porém não reclamou pois sabia que tudo que possuiu tinha vindo da mão do Senhor ( Jó 2.10), e por permanecer com um coração grato mesmo no período da escassez, presenciou a poderosa mão de Deus agir em sua vida. Há um fato que não podemos esquecer na história de Jó, em momento algum ele deixou de buscar a presença de Deus, muitas pessoas não alcançam as promessas de Deus porque no momento da adversidade se frustram e deixam de buscar a face do Senhor.
Outro fato interessante na vida de Jó é de que, mesmo seus amigos o acusando, Jó lembra-se de interceder a Deus pela vida deles, e somente depois disso o SENHOR mudou a vida de Jó, dando a ele em dobro tudo o que havia perdido ( Jó 42). Aqui aprendo que Deus se agrada de quem não faz da oração um ato egoísta, mas que intercede até mesmo por quem lhe ofende de alguma forma. Este ato de Jó revela também um coração sem ressentimentos. Lembre-se da exortação do Mestre sobre o perdão, tal exortação nos mostra que Deus não recebe a oferta ( que pode se referir também a oração e adoração) de quem tem alguma contenda com seu irmão em Cristo ( Mateus 5.21-24).

Diante disso, devemos compreender que quem serve ao SENHOR e realmente é adorador, entende, assim como Jó compreendeu, que até as lutas que o SENHOR permite são para nosso bem. Que em momento algum deixemos que as situações contrárias nos levem a murmurar, mas que tenhamos um coração tão voltado ao SENHOR a ponto de nunca esquecermos dos bens que Ele tem nos proporcionado. Creio que a atitude de Jó diante de tamanha luta nos demonstra claramente o que disse Jeremias em suas lamentações: "Quero trazer a memória o que me dá esperança" ( Lm 3.21), provavelmente ao recordar de tudo o que Deus já havia feito em sua vida levou Jó a se fortalecer diante da adversidade. Aprenda no momento da luta a focar nas coisas boas que Deus fez em tua vida, tal atitude desenvolverá em ti um coração grato.

Habacuque, mais que adorar, promete se alegrar. Se alegrar na presença do Senhor diante das dificuldades só é possível através da presença do Espírito Santo em nós, pois é essa presença que produz em nós a alegria e a paz. Veja o que diz Paulo na carta aos Filipenses:

"Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus."

Filipenses 4:4-7

Note que depois de exortar a igreja a se alegrar sempre, o apóstolo dá a receita de como tornar isso possível nos dias de inquietações: "apresentar tudo a Deus em oração". O apóstolo Paulo ainda finaliza dizendo que após a oração, a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará a mente e o coração daqueles que depositarem aos pés de Deus as suas súplicas. 

Portanto, Habacuque, Jó,  Jeremias e Paulo, nos ensinam que diante da dificuldades devemos buscar a face do Senhor, é buscando a face de Deus que obtemos forças, alegria e a paz de Deus que excede todo o entendimento, e essa paz, essa certeza da soberania de Deus agindo em nossas vidas, nos fornece proteção para nossas mentes e corações. São nas situações de adversidades que revelam o caráter do verdadeiro adorador. 
Em momento algum deixe de adorar o SENHOR. Há várias situações na Palavra de Deus que nos mostra servos diante das lutas adorando ao SENHOR, e estes por permanecerem sendo fiéis adoradores viram Deus agir em suas vidas. Continue adorando, enquanto você está adorando, ainda que não veja com os olhos carnais, saiba que Deus está trabalhando. 

"No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."

Efésios 6:10,11

Amém! Que Deus abençoe tua vida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!