É o Senhor que nos reveste de forças

 


Salmos  18.1,2

"Eu te amo, ó SENHOR, minha força.O SENHOR é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva, a minha torre alta."

Gosto muito de meditar na história de Davi e nos salmos que ele escreveu. Há um em especial, o salmo 18, que me chama bastante atenção porque nele Davi expressa gratidão a Deus por todas suas vitórias e pelos livramentos que o Senhor lhe deu.

Davi reconhece em todos seus salmos que é do Senhor que vem a sua força. 

Observem o episódio da primeira batalha de Davi,  quando este foi ao arraial levar comida a seus irmãos e percebeu que o exército de Israel estava amedrontado diante do tamanho de Golias, Davi logo indagou a seus irmãos:

"Quem é esse incircunciso para afrontar ao exército do Deus vivo?"

Creio que a princípio Davi queria encorajar seus irmãos e aos demais soldados lembrando-lhes que eles pertenciam ao exército do Deus vivo, do Deus verdadeiro, o Deus todo poderoso, e que é este Deus que os revestiam de forças para a peleja, e que este Deus nunca perde uma baralha. 

Como ninguém se dispôs a pelejar, Davi confiou em Deus e, como ele mesmo disse a Golias, foi a peleja no "nome do Senhor", e por confiar nesse Nome poderoso venceu a batalha. 

Davi sabia que não era por suas próprias forças que vencia seus inimigos e sim pela força do Deus a quem Ele servia. Veja ele demonstrar isso no salmo 18:

"29 Com o teu auxílio posso atacar uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas.

32 Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.

33 Torna os meus pés ágeis como os da corça, sustenta-me firme nas alturas.

34 Ele treina as minhas mãos para a batalha e os meus braços para vergar um arco de bronze."

Davi sabia que era do Senhor que vinha sua força, suas estratégias de lutas e sua coragem. A única batalha que Davi perdeu foi contra ele mesmo, no dia que Davi deixou de ir à batalha e liderar o exército que Deus confiou a ele, ao ficar em casa ao invés de fazer a vontade de Deus, Davi acabou caindo na tentação e mais tarde sofreu as consequências (Leia os livros de 1Samuel e 2Samuel). Até esse triste episódio da vida de Davi nos ensina, pois entendo que quando estamos no centro da vontade de Deus nada nos atinge. Não saia de presença de Deus, busque sempre fazer a Sua vontade.

No salmo 20 ele diz:

7 Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do SENHOR, o nosso Deus.

9 SENHOR, concede vitória ao rei! Responde-nos quando clamamos!

Assim como Davi, devemos entender que, ao contrário de muitos que confiam em suas próprias forças ou na ajuda de homens, nós devemos confiar no Senhor, pois é Ele que nos fotalece e nos concede vitória. 

No salmo 127, ele diz:

"Se não for o SENHOR o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção. Se não é o SENHOR que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O SENHOR concede o sono àqueles a quem ele ama."

Logo, se não for com a ajuda de nosso Deus tudo que fizermos será inútil. Ele é quem nos guarda, nos fortalece e supre todas nossas necessidades. 

Jesus ensinando aos discípulos, no capítulo 6 de Mateus disse:

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal."

Nesses versiculos 33 e 34, e nos anteriores a eles, Jesus nos manda descansar em Sua presença, não se preocupar com o amanhã e nos leva a compreender que se confiarmos em Deus, Ele cuida de tudo em nossas vidas.

Que aprendamos a depositar nossa confiança no Senhor em todas as circunstâncias.

No capítulo 17.5,7,8 de Jeremias está escrito:

Assim diz o SENHOR: “Maldito é o homem que confia nos homens, que faz da humanidade mortal a sua força, mas cujo coração se afasta do SENHOR. “Mas bendito é o homem cuja confiança está no SENHOR, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto”.

No versículo 5, esse "confiar no homem" é deixar de confiar em Deus para depositar sua confiança ou esperanças em sua própria força ou na força ou influência de outro homem. O Senhor alerta Israel, e também alerta-nos, a depositar toda nossa esperança em Deus.  Nos versículos 7 e 8 vemos Deus prometer que quem nEle confia é feliz e pode descansar até nos dias de sequidão, isto é, no dia mau não há porque temer, pois você está firmado na Fonte de Água Viva.

Compreenda que é do Senhor que vem nossa força para lutar contra todas as astutas ciladas do inimigo. Não importa quão grande seja a luta ou o problema, Deus é maior que tudo, Ele te fortalece e te prepara para a peleja. Confie nEle! 

Há uma passagem em 1 Samuel 30.6, que diz que Davi estava desanimado e angustiado, mas se fortaleceu no Senhor. Aprenda a ir buscar forças e ânimo no Senhor quando o dia mau vier te afligir.

Na carta aos efésios o apóstolo Paulo escreveu: 'No demais irmão, fortalecei-vos no Senhor e na força do Seu poder" ( Efésios 6.10).

Por nós mesmos nada podemos fazer, mas no Senhor podemos todas as coisas. Ele que é dono de todo o poder e nos concede força, paz e alegria através de Sua presença em nossas vidas. 

No salmo 46 Davi escreveu:

 "O Senhor é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente no dia mau".

Quando as lutas chegarem é no Senhor que devemos nos refugiar, pois Ele nos guarda em Sua fortaleza protetora.

No salmo 91 ainda diz:

 "Aquele que habita no Esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará, pois Ele é seu Deus, seu refúgio e sua fortaleza", aprendo aqui que se tenho minha vida confiada a Deus, o único e verdadeiro Deus, posso descansar, pois Ele me guarda, me protege e, se eu permitir, Ele dirigirá minha vida e me conduzirá a Sua boa, agradável e perfeita vontade.

Descanse em Deus. Busque a cada dia está se fortalecendo no Senhor através da oração e da mediação na Palavra, e Ele guardará a tua mente e o teu coração dos dardos inflamados do maligno.

Na carta aos filipenses Paulo escreveu:

"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6,7

Logo, na hora da dificuldade, o Senhor espera que contamos tudo a Ele em oração, é se derramando em Sua presença que o Espírito de Deus nos concede o bálsamo consolador. Um exemplo disso é o que aconteceu com Ana, mãe de Samuel, ela vivia angustiada por não poder ter filhos, a ponto de perder o apetite, provavelmente a ansiedade já estava querendo dominar o seu ser, mas no dia que ela orou, e entregou a Deus em oração tudo o que a afligia, logo a paz reinou em seu ser, pois a Bíblia diz que  quando Ana saiu do Tabernáculo comeu e seu rosto já não estava abatido. Na manhã seguinte Deus concedeu a Ana o desejo de seu coração (1 Samuel 1). Aprenda a levar ao Senhor em oração aquilo que te traz inquietação na certeza que Ele te ouve e, no momento certo, te responderá. 

Na postagem anterior falei sobre o verso 10 do salmo 9, onde Davi diz:
"Os que conhecem Teu nome confiam em Ti, pois Tu, Senhor, jamais abandona os que te buscam".

Veja, quem conhece o Deus ao qual serve, sabe Ele é poderoso, e sabe também que Ele não desampara os Seus, Ele está sempre presente na vida daquele que O busca, pois é um Pau amoroso, logo quem O conhece confia nEle, e confiar nEle é descansar na certeza que Ele peleja a Seu favor.

Não tenha medo, mas tenha fé! Deus está contigo!

Finalizo com o versos 4 e 5 do salmo 37 para tua meditação:
"Deleita-te no SENHOR, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais Ele fará."

Entregue sua vida por completo ao Senhor, se alegre em serví-Lo e te dará forças para prosseguir!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!