Você conhece o Teu Deus?



Você conhece, verdadeiramente, o Deus que você serve?

Veja o que o salmista no salmo 9.10 declara:

 "Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam."

Conhecer a Deus é mais que dizer que Ele é o Senhor ou frequentar uma igreja. Conhecer a Deus é buscar constantemente um relacionamento com Ele. Conhecer a Deus é um ato contínuo, pois Ele é Soberano e maior que tudo que possamos imaginar, no entanto o Senhor deseja que procuremos sempre e sempre conhecê-Lo, veja o que diz Oséias 6.3a:

"Conheçamos o Senhor; esforcemo-nos por conhecê-lo"

Esse conhecer dito por Oséias só é possível através do estudo da Palavras e da oração. No salmo 1.1,2, o salmista diz:

Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.


Note o que diz o versículo 2: 'sua satisfação está na Lei do Senhor', na versão Almeida diz prazer na Lei, ou seja, devemos ter alegria em ler e meditar na Palavra do Senhor. 

Observe o que disse o apóstolo Paulo aos Romanos:

Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

Romanos 15:4

A meditação da Palavra nos traz perseverança e bom ânimo, é lendo as Escrituras que conhecemos mais sobre o agir de Deus na vida dos Seus, e compreendemos os propósitos dEle para cada um de nós.

Agora, voltemos para o versículo chave, o primeiro que eu citei:

Salmos 9.10

 "Os que conhecem o teu nome confiam em ti, pois tu, SENHOR, jamais abandonas os que te buscam."

O salmista nos ensina neste salmo que quando conhecemos o Deus ao qual servimos sabemos que podemos confiar nEle em todas as circunstâncias pois confiamos no que diz a Sua Palavra, e ela diz que Ele nunca nos desampara, nosso Deus está sempre conosco.

Em Isaías 43.1 está escrito:

"Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas."

Ele pode até permitir as lutas em nossas vidas, mas está sempre a nosso lado nos ajudando a vencer.

Nesse mesmo capítulo, versículo 13, o Senhor ainda diz:

" Desde os dias mais antigos eu o sou. Não há quem possa livrar alguém de minha mão. Agindo eu quem pode desfazer? "

Ou seja, Ele é Deus, o único e verdadeiro Deus, nada pode impedir o Seu agir, logo meu irmão, se você crer nesse Deus Todo Poderoso, descanse!

Ao meditar no versículo 10 do salmo 9, entendo que o salmista está nos chamando a confiar inteiramente no Senhor, pois se conhecemos o Deus descrito nas Escrituras Sagradas entendemos que nada foge ao Seu controle e Ele sempre age em favor daqueles que O buscam de todo o coração:

"Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei.
Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração."
Jeremias 29:11-13

Não deixe que as lutas te afastem de Deus ou te levem a limitar ou duvidar do poder de Deus, pelo contrário, busque-O mais, conheça mais do Senhor, pois muitas vezes Deus permite as dificuldades para que nos voltemos para Ele, para que reconhecemos o quanto somos dependentes dEle. Por muitas vezes na Palavra do Senhor vemos Deus permitir lutas na vida dos israelitas para que estes se voltem para Ele, logo todas as coisas que nos acontece têm um propósito divino.

Jó, um homem íntegro, reto e temente a Deus, passou por grandes lutas, mas continuou adorando ao Senhor e acreditando em Sua provisão:

Eu sei que o meu Redentor vive, e que no fim se levantará sobre a terra.

Jó 19:25

Ao meditarmos na história de Jó, entendemos que não basta conhecer o Senhor por experiências vividas por outros, Deus quer que tenhamos nossas próprias experiências com Ele. O livro de Jó termina com duas declarações que nos fazem refletir:
"Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado."

Jó 42:2

"Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram."
Jó 42:5

Na primeira declaração vemos Jó mencionar o controle de Deus sobre nossas vidas e que nada pode impedir Seus planos, e na segunda vemos Jó, aquele homem, que o próprio Deus disse no início do livro de Jó, ser um homem reto, justo e temente a Deus, reconhecer que só conheceu realmente o Senhor depois que passou por todo aquele processo. Aquela grande luta fez com que Jó buscasse mais intimidade com Deus e tal intimidade o levou a compreender a real e imensurável grandeza de Deus 

Durante nossa caminhada cristã devemos entender que Deus permite certas coisas em nossas vidas para que nos achegamos mais a Ele assim como fez Jó. Não precisamos ouvir a voz de Deus como Jó ou Samuel para termos de fato intimidade, basta buscarmos de todo o coração. Deus fala de diversas maneiras, mas a maneira mais fácil e concreta de saber o que Deus tem a nos dizer é meditando em Sua Palavra, a Palavra de Deus é uma carta do Noivo a Sua Noiva, Ele quer se revelar a mim e a Ti através dela, leia-a com prazer, com entusiasmo, com amor e paixão por Aquele que a enviou, e tenho certeza que Ele se revelará a ti e conhecerás mais desse Deus poderoso.

 Portanto, sempre que você estiver passando por dificuldades e pensar no tamanho de seu problema, lembre-se do Deus que você tem crido, se você O conhece, confie, pois Deus não desampara aquele que O busca, e lembre-se que Ele é maior que qualquer problema, nada é impossível para Ele ( Lucas1.37).

Confie no Senhor!
Busque mais ao Senhor!
Descanse no Senhor, pois Ele é o Eu Sou, o Deus Todo Poderoso e Ele está contigo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!