Como anda sua confiança em Deus?
Acredito que você já conheça a história de Hananias, Misael e Azarias ( Sadraque, Mesaque e Abede-Nego) que foram jogados em uma fornalha de fogo, mas saíram de lá ilesos.
A passagem desses jovens na fornalha nos tem muito a ensinar.
Um dos principais ensinamentos é a fidelidade ao Senhor independente da situação.
Aqueles jovens poderiam ter seguido o exemplo dos demais, vivendo uma vida na Babilônia de acordo a vontade do rei, no entanto decidiram não se contaminaram com os manjares do reino ( Daniel 1). Poderiam, por medo ou para se igualarem aos demais, terem se curvado perante a estátua, mas o relacionamento que eles tinham com Deus falou mais alto, e eles não permitiram que o medo os tirassem da presença de Deus.
Nota-se o quanto eles prezavam a comunhão com Deus, mesmo diante de uma situação que tinham que escolher entre adorar uma imagem ou ser fiel a Deus, ainda que essa fidelidade lhes levassem a morte, eles preferiram ser fiéis. Quantos nos dias atuais por bem menos negam seus princípios e abandonam sua fé, muitas das vezes apenas para agradar seu grupinho de amigos?
Independente da circunstâncias não se permita levar pela influência da multidão, permaneça fiel a Deus, Ele honrará tua fé e fidelidade a Ele.
Outro fato que nos ensina bastante é confiança que eles demonstravam ter em Deus, tal confiança chamou a atenção até mesmo do rei, veja o que o rei diz a eles quando são retirados da fornalha:
Daniel 3 .28:
"Disse então Nabucodonosor: “Louvado seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, que enviou o seu anjo e livrou os seus servos! Eles confiaram nele, desafiaram a ordem do rei, preferindo abrir mão de sua vida a prestar culto e adorar a outro deus que não fosse o seu próprio Deus."
Mesmo sabendo que seriam jogados em uma fornalha, eles disseram ao rei que Deus poderia livra-los da fornalha, mas de qualquer maneira não adorariam outro deus.
Observe a fala deles:
Daniel 3.16-18
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego responderam ao rei: “Ó Nabucodonosor, não precisamos defender-nos diante de ti. Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos teus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer”.
Eles demonstraram uma confiança inabalável ao Deus ao qual serviam, o que deixou até o rei admirado. A fidelidade e a confiança devotada a Deus fez o Senhor honrar aqueles jovens, não permitindo que o fogo os tocassem, e levou a serem honrados pelo rei. Veja que o rei não só os honrou com cargos no reino, mas antes disso exaltou ao Deus verdadeiro. Deus permite certas circunstâncias na vida dos Seus para que Ele revele Sua glória e Seu nome seja exaltado no meio daqueles que não O conhece.
E por último, vemos Deus se fazer presente na hora de maior agonia que aqueles jovens estavam passando.
Daniel 3.24-27
Mas logo depois o rei Nabucodonosor, alarmado, levantou-se e perguntou aos seus conselheiros: “Não foram três os homens amarrados que nós atiramos no fogo?” Eles responderam: “Sim, ó rei”.E o rei exclamou: “Olhem! Estou vendo quatro homens, desamarrados e ilesos, andando pelo fogo, e o quarto se parece com um filho dos deuses”. Então Nabucodonosor aproximou-se da entrada da fornalha em chamas e gritou: “Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam! Venham aqui!” E Sadraque, Mesaque e Abede-Nego saíram do fogo.
Todo esse episódio nos mostra o quanto vale apena ser fiel a Deus em todas as situações. Ele não nos abandona por nem um segundo, Ele está sempre ao nosso lado nos livrando em frações de segundos, muitas vezes nem percebemos o Seu agir.
Outro fato é o valor de nossa confiança em Deus. Ele conhece nossos corações, entretanto deseja que quem está a nossa volta perceba que depositarmos nEle nossa Fé, que é nEle que está toda nossa esperança. Nossa confiança em Deus O faz realizar o impossível em nossas vidas, de a cordo a Sua vontade e Seu propósito:
I João 5.14
"Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá."
Portanto, que sigamos o exemplo destes jovens sempre exaltando e buscando a presença de nosso Deus, sem negar nossa fé em nenhuma circunstância.
Permaneça fiel! Confie nos planos de Deus para tua vida! E não esqueça que em todas as situações Ele está contigo te fortalecendo e não permitirá que nenhum mal te abale.
Isaías 43.1-3
Mas agora assim diz o SENHOR, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o SENHOR, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador;
Que Deus abençoe sua vida!
Comentários