O Tempo Favorável de Deus

 


Ao lermos a Palavra de Deus podemos observar o quanto Deus usa o tempo para moldar o caráter de Seu povo.

De acordo com alguns geógrafos, a jornada até a Terra Prometida era para ter durado apenas alguns meses, no entanto, como o povo havia saído do Egito, mas o Egito ainda estava nele, foi necessário que Deus os guiasse por um trajeto mais longo, o que era para durar meses durou 40 anos. O coração ingrato, as murmurações e os costumes egípcios foram os atos que levaram os israelitas peregrinarem no deserto por tanto tempo, entretanto durante aquela jornada os hebreus que alcançaram a promessa conheceram verdadeiramente a Deus, pois tiveram grandes experiências com Ele. Dos que saíram do Egito, apenas Josué e Calebe entraram na terra prometida, juntamente com os que nasceram durante aquele longo percurso. Josué e Calebe alcançaram a promessa porque permaneceram fiéis. Josué chegou a dizer que todas as boas promessas de Deus se cumpriram, nenhuma falhou (Josué 23.14).

Algo que chama a atenção na vida de Josué é que, de acordo com Êxodo 33.11, ele não se apartava da Tenda do Encontro, veja era nesta Tenda que ficava localizada a Arca da Aliança, esta representava a presença de Deus no meio de Seu povo, logo, este versículo demonstra o apreço que Josué tinha pela presença de Deus, ele estava sempre por perto auxiliando a Moisés, aprendendo com Moisés e tendo intimidade com Deus, o que nos revela o porquê dele ter sido escolhido pelo Senhor para ser o substituto de Moisés. Que assim como Josué venhamos permanecer na presença do Senhor, buscando a cada dia conhecer mais de Deus e ter um relacionamento cada vez mais profundo com Ele.

Davi certa vez falou: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo" (Salmos 27:4).

Assim como Josué e Davi, devemos almejar está na presença do Senhor, O adorando e aprendendo mais e mais dEle.

Enquanto o tempo da realização da promessa de Deus para nossas vidas não chega, devemos permanecer em Sua presença. Por várias vezes Jesus, no capítulo 15 do evangelho segundo escreveu João, nos chama a permanecer nEle. Não importam as circunstâncias, o que importa é Sua presença em nós.

Ao observarmos este episódio com o povo hebreu no deserto, compreendemos que toda Palavra de Deus só se cumpre no tempo favorável dEle, isto é, no momento em que estivermos prontos para desfrutar da bênção, que estivermos moldados segundo seu propósito.

Observe o que diz a Palavra de Deus: "Eu as abençoarei e abençoarei os lugares em torno da minha colina. Na estação própria farei descer chuva; haverá chuvas de bênçãos." Ezequiel 34:26

Deus estava prometendo ao povo de Israel uma bênção futura, mas deixa claro que será na estação própria, ou seja, em seu devido tempo.

Em Isaías 49.8, o Senhor diz ao povo israelita que no tempo favorável eles terão as respostas para suas orações, e no versículo 16 lhes assegura que nunca esquecerá de Seu povo. Portanto, quando Deus faz promessas, Ele vela por Sua Palavra para a fazer cumprir ( Jeremias 1.12), mas tudo se cumpre no tempo dEle, e como, ao contrário de nós, Ele é eterno, logo o tempo dEle é diferente do nosso. Na segunda carta de Pedro, no capítulo 3, versículo 8 esttá escrito que mil dias para o Senhor é como mil anos e mil anos como um dia. Portanto, se Deus te prometeu algo, tenha certeza que no tempo dEle irá se cumprir. Se Ele ainda não te entregou é porque Ele está trabalhando em você e caprichando na vitória. 

Note que Ezequiel menciona estação própria ( em outras traduções: tempo) para Deus enviar a chuva, o que nos faz entender, que assim como há o tempo da chuva e da sequidão, há também um tempo determinado por Deus para cumprir a Sua Palavra.

Em Eclesiastes 3, bem conhecido pelos cristãos, diz que há um tempo certo para todo propósito debaixo do Céu. É só no tempo de Deus irmão(ã), na ocasião certa, no momento favorável Deus cumpre todos os Seus propósitos. 

O próprio Jesus falou:

"Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão" (Mateus 24.35).

Tudo o que Deus fala, Ele vela para cumprir. No livro de Números está escrito: 

"Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir?" (Números 23.19).

Pode passar o tempo que for, mudar o tempo, estações e até gerações, mas o que Ele falou se cumprirá. 

Na segunda epístola de Pedro, no capítulo 3, versículo 9 ainda diz:

"O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns."

Deus nunca tarda nem adianta, Ele faz tudo na hora certa, porém a murmuração, ansiedade ou a infidelidade daquele que espera pelo cumprimento dessa promessa pode atrasar tal realização, pois demonstra inconstância no relacionamento com Deus e falta de confiança nEle. Deus quer que esperamos como Josué, firme em Sua presença. 

Em Hebreus 10.36 diz:

 "Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu;"

Persevere querido(a), assim como Simeão e Ana permaneceu firme no templo esperando o cumprimento da promessa de Deus (Lucas 2), permaneça firme, perseverando na oração. 

Em Lucas 18 Jesus nos chama a perseverá na busca pela a resposta de nossas orações, e termina a parábola do juiz injusto com uma interrogação:

"Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?”(Lucas 18.8).

Concluí-se, então, que um dos fatores determinantes para o cumprimento da promessa de Deus em nossas vidas é a nossa Fé.

Veja o que diz a Palavra sobre Abraão:

"Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: “Assim será a sua descendência”. Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vigor. Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido"(Romanos  4.18-21).

Creia! Tenha Fé! No tempo favorável de Deus a benção chegará em tua vida!


Aos Hebreus  11.1:

"Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos."

Amém! Deus abençoe sua vida!














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!