O Senhor é a nossa esperança

 


No livro capítulo 3 de Lamentações de Jeremias, no versículo 20, após Jeremias expressar por dois capítulos e meio suas lamentações a cerca de Israel, Jeremias diz:

"Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim."

Após dizer o quanto tudo aquilo lhe trazia angústia, ele conclui:

"Todavia, lembro-me também do que pode me dar esperança:"

Embora nem todas as traduções bíblicas possuem esses dois pontos após a palavra esperança, é nítido que os versículos que vêm a seguir nos revelam aquilo que trazia esperança ao coração aflito de Jeremias. 

No versículo 22 e 23 ele se lembra do AMOR misericordioso e da FIDELIDADE de nosso Deus:

"Graças ao grande amor do SENHOR é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a sua fidelidade!"

Ao ler isso, mesmo sendo um lamento de um coração aflito, entendemos que é nos dias de maiores aflições que o Senhor deseja que nos aproximamos dEle, ao tomarmos esta atitude o Espírito Santo nos traz à memória aquilo que nos dá esperança: saber que Deus nos ama e que nada pode mudar isso, nos conforta pois entendemos que Ele tem o melhor para cada um de nós. Outro ponto que nos dá esperança é a Fidelidade de nosso Deus, a Bíblia diz que Ele é fiel e que nada pode mudar isso, pois Ele é imutável ( 2Tim.2.13), então meu irmão, se Ele te fez uma promessa e ela ainda não se cumpriu, tenha paciência, não se preocupe, Ele é fiel para cumprir tudo que promete ( Num.23.19).

Nos versículos 24 e 25 Jeremias recorda da bondade do Senhor, ele diz:

"Digo a mim mesmo: A minha porção é o SENHOR; portanto, nele porei a minha esperança. O SENHOR é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam;"

Veja só, Jeremias no versículo 24 demonstra o quanto depende do Senhor e reconhece que Ele é sua única esperança,  e no versículo 25 ele diz que o Senhor é bom para aqueles cuja ESPERANÇA está nEle. Aprendo aqui que a BONDADE do Senhor alcança a todos que reconhecem sua dependência de Deus, àqueles que entendem que não é no homem mortal que está a solução para seus problemas, mas sim no Senhor. Depositar no Senhor sua esperança é dá crédito ao Seu poder, confiar no Seu plano infalível e descansar na certeza de que Ele tudo pode fazer, inclusive reverter uma situação que aos olhos humanos não tem solução. 

As lamentações de Jeremias são orações de quem estavam vendo tudo perdido. Jeremias estava presenciando Jerusalém destruída e seu povo distante do Criador, mas ainda assim acreditava em um futuro melhor, pois, como ele disse, a sua porção e esperança era o Senhor. Que assim como Jeremias venhamos sempre depositar nossa esperança no nosso Criador, lembrando sempre que Ele está no controle de tudo. 

Jeremias, no versículo 25, ainda lembra do quão importante é buscar o Senhor, ele diz que o Senhor é bom para quem tem sua esperança no Senhor e para quem O busca. Logo, se quisermos desfrutar da bondosa mão do Senhor trabalhando em nosso favor, temos que buscar a Sua presença. 

Em Jeremias 29.13 está escrito:

"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração."

O que é buscar o Senhor? É procurar por Sua presença através da oração, meditação na Palavra e através de uma vida de adoração. O problema é que muitos de nós se dedicamos em um dos requisitos e esquecemos de outros. Quando entregamos nossa vida por completo ao Senhor o desejo por Sua presença é natural, pois o Espírito Santo produz em nós a fome pelo alimento espiritual, mas devemos ter cuidado para não deixarmos os cuidados diários nos afastar dessa comunhão com nosso Criador.

Em várias passagens bíblicas o Senhor nos convida a que nos aproximamos dEle, pois quanto mais O buscamos, mais teremos fome de Sua presença. O Senhor quer relacionamento com Sua Noiva.

Nos versículos seguintes Jeremias diz o quanto é bom esperar e aguardar no Senhor e no 57 ele diz:

"De mim te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas."

Note que ele diz que o Senhor se aproximou dele quando ele clamou, e o disse: Não temas. Aprendo aqui que o Senhor está sempre atento a nosso clamor, e tem sempre uma resposta as nossas orações, tudo o que precisamos fazer é CLAMAR.

Em Jeremias 33.3 está escrito:

"Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes."

Há uma frase que diz: "A distância entre nossos problemas e a solução é a mesma entre nossos joelhos e o chão ", não sei qual é o autor da frase, mas o importante é saber e entender que a solução para todos nossos dilemas está na oração, naquela conversa sincera com nosso Pai. Ele quer te ouvir. Jeremias estava aflito, mas orou e ouviu a resposta de Deus. 

No livro de Daniel, no capítulo 10.12-19 diz que este orou, e o inimigo até tentou impedir que a resposta de sua oração chegasse até ele,  mas o Senhor enviou um anjo para ajudar Gabriel lhe entregar a resposta. O que me chama a atenção é que ao ouvir a resposta de Deus, o próprio Daniel disse que aquilo lhe trouxe ânimo. Logo, se você está desanimado, busque a presença de Deus, é Ele quem renova tuas forças. Foi assim com Jeremias, com Daniel e muitos outros personagens bíblicos, até mesmo Jesus buscou forças no Pai quando orou no Getsêmani , pouco antes da crucificação. 

Isaías escreveu:

"Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" ( Isaías 40.31).

O salmista Davi declarou:

"Eu creio que verei a bondade do SENHOR na terra dos viventes. Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR" (Salmo 27.13,14).

Portanto, se sua esperança e fé está depositada em Deus, DESCANSA, Ele está cuidando de tudo, e se você estiver cansado e desanimado, lembre-se que é o Senhor que renova tuas forças, TENHA ÂNIMO!

Se você está passando por alguma situação que te traz desânimo e te deixou sem esperanças quanto o amanhã, compreenda que Deus tem teu futuro em Suas mãos. O Senhor é a nossa esperança, Ele tem o melhor para tua vida! O Socorro do Senhor é infalível!

Que Deus abençoe sua vida!





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!