Buscando a vontade de Deus

 


Todos nós temos sonhos e projetos, e creio eu que todos nós ao pedirmos que Deus faça Sua vontade em nossas vidas, lá no fundo desejamos que os sonhos e projetos dEle para nós se coincidam com os nossos, pois sabemos que os planos de Deus são infalíveis e perfeitos. E é essa certeza de que nada pode impedir Seus planos que nos fortalece e alegra nossos corações, pois sabemos que Ele tem planos de paz para cada um de nós, entretanto, como toda promessa de Deus, há sempre uma condição para que essa promessa se cumpra em nossas vidas. 

Na carta aos romanos o apóstolo Paulo nos dá a receitinha de como experimentarmos a boa, agradável e perfeita vontade de Deus:

"Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus"

(Romanos 12:2)

O versículo começa com Não se amoldem ao padrão deste mundo  , esta é a receita, a fórmula para alcançarmos a perfeita vontade de Deus. O apóstolo adverte aquele povo a não se amoldar aos padrões do mundo, ou seja, não se acostumar ao ponto de imitar ou seguir o modelo do mundo.

Mas como vivermos nesse mundo sem sofrermos a influência dele?

Há um tempo ouvir um pastor comparar o cristão a uma garça, esta vive na lama, mas a única coisa que ela suja são seus pés, o restante do corpo permanece limpinho, suas penas continuam brancas como a neve. Com a garça aprendemos que, ainda que vivamos em um mundo que jaz no Maligno, em um mundo regido pelo mal, devemos permanecer limpos, sem nos deixar contaminar nem nos acostumar com aquilo que vai de encontro a Palavra de Deus. 

No mesmo versículo Paulo nos ensina como devemos viver para que não nos acostumamos com o mal que nos rodeia:
 "mas transformem-se pela renovação da sua mente"  , o segredo está na renovação de nossas mentes, ou como diz em outras traduções, renovação de nosso entendimento. 

Como que eu renovo minha mente? 

A renovação da nossa mente acontece todas as vezes que meditamos na Palavra de Deus, não é preenchendo com "novos conceitos do Cristianismo", pois a Palavra de Deus é imutável e como disse Billy Graham: A Bíblia é mais atual que o jornal de amanhã. Logo, Paulo está nos chamando a preencher nossas  mentes com a própria Palavra de Deus.

Jesus ensinando ao discípulos certa vez falou: 
"Vós já estais limpos pela a Palavra vos tenho dito." ( João 15.3), ou seja, a Palavra limpa nossas mentes, tira o foco no pensamento mau, muitas vezes adquirido por algo que vimos ou ouvimos, e redireciona ao Alto.

 Quanto mais buscamos de Deus mais desejo teremos em aprender dEle e com Ele. No entanto, precisamos vigiar pois o inverso também acontece quando não buscamos a Sua presença como deveríamos. Quando deixamos de orar e meditar na Palavra de Deus a tendência é que pouco a pouco nos afastemos de nosso Senhor.

O salmo 119 está repleto de razões para meditarmos na Palavra de Deus. No versículo 9 diz que é ela que purifica nosso caminho, isto é, nos faz andar de acordo a conduta do Reino, comprovando o que diz romanos 12.12. 
E como estamos falando em viver a vontade perfeita de Deus, lembremo-nos do versículo 105 que diz que a Palavra do Senhor é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho. Veja, é ela que nos guia até a vontade de Deus para nossas vidas, é ela que nos dar a direção aos propósitos de Deus, que é a luz que nos revelará o caminho. Só alcançamos esse propósito se vivermos segundo essa Palavra.

É a Palavra de Deus também que renova nossa fé e convicção naquilo que cremos. 
Note o que diz Paulo em romanos 10.17: a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus.

A Palavra alimenta a nossa fé em Deus. Na carta aos efésios no capítulo 6 o apóstolo nos diz que é com a fé que apagamos os dardos inflamados do Maligno. O inimigo vive lançando palavras de acusações ou de desânimo, mas se você tiver alimentado na Palavra terá a fé suficiente para vencer as provações.
Nessa mesma carta Paulo compara a Palavra de Deus a uma espada, logo aprendemos que é com a Palavra que vencemos qualquer luta espiritual, lembre-se que o inimigo tentou Jesus usando a Palavra, mas com a Palavra Jesus venceu a tentação.

Em Mateus 7.24-27 Jesus conta a parábola do Homem prudente e do insensato, o primeiro, que edificou a casa sobre a rocha, não temeu a tempestade, já o segundo viu sua casa desmoronar porque a edificou sobre  areia. Jesus explica que assim como o prudente é aquele que pratica a Palavra de Deus, o que nos leva a compreender que quem pratica a Palavra de Deus tem uma vida firmada, bem alicerçada na Rocha, e não terá porque temer mal algum, pois nada abala sua fé.

No salmo 1 ainda diz:
1 Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!
2 Ao contrário, sua satisfação está na lei do SENHOR, e nessa lei medita dia e noite.
3 É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

Observe que o salmista diz que quem tem prazer, isto é, alegria em meditar na lei do Senhor não só terá uma vida feliz, mas uma vida próspera.
Não estou falando de teologia da prosperidade, pois sabemos que o cristão também passa por lutas e perseguições, estou falando da vida prometida por Cristo a nós, uma vida abundante (João 10.10b), esta prosperidade é a espiritual, quem tem Deus sabe que Deus não nos dar tudo que queremos mas sim aquilo que Ele sabe que precisamos. 

A Bíblia diz que José teve sonhos, sonhos de Deus, mas para alcançar aquele sonho ele passou por poucas e boas (Leia Gênesis a partir do capítulo 37), o que nos chama a atenção é que a bíblia diz que tudo que José tocava prosperava, porque Deus era com ele. Portanto, quando andamos em intimidade com Deus tudo contribui para nosso bem, e essa intimidade só é possível quando temos um relacionamento pessoal com nosso Deus. Não queira conhecer a Deus através de terceiros, tenha você mesmo acesso a Ele através da oração e meditação de Sua Palavra. Valorize a presença de Deus, aprenda a buscá-Lo no secreto, tenha experiências com Deus, e Ele fará o que deseja teu coração.  

Jesus nos alertou: "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33), priorize Deus.

No Salmo 37.4 diz:
"Deleita-te também no Senhor e Ele concederá o que deseja o teu coração".

Faça como o salmista, esconda a Palavra de Deus em teu coração, e ela não permitirá que mal te influencie (Salmo 119.11)

Tenha apreço pela Palavra de Deus, e alimente-se dela diariamente, e ela te conduzirá a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. 




 




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!