Você é vaso de valor



Em algumas passagens bíblicas o servo do Senhor é comparado a um vaso de barro. Nestas passagens há muitas lições para nossa vida espiritual, pois há muito o que aprender ao observarmos um vaso.

Apenas no processo da criação do vaso encontramos várias lições para nossa vida espiritual:

Antes de moldar o vaso, o oleiro retira todas as pedrinhas, pois aquelas "insignificantes" pedrinhas pode causar a rachadura do vaso quando ele passar pelo processo da fornalha. Todo esse processo nos leva a entender que ao entregarmos nossa vida ao Senhor, aquele que é nosso Oleiro, devemos permitir que Ele nos molde segundo o Seu propósito para nossas vidas, e para tal é necessário tirar as pedrinhas, isto é, tudo aquilo que no futuro pode causar danos a nossa comunhão com Deus. 

Depois de moldar o vaso o oleiro leva-o à fornalha, o vaso tem um tempo determinado para ali ficar, pois se tirar antes ou depois do tempo ele ficará frágil e com qualquer situação quebrará. Você, que tem a mente de Cristo ( 1 Coríntios 2.16) já deve ter discernido que a fornalha são as provações que Deus permite que passamos para que Ele possa forjar nosso caráter, e note que há um tempo determinado, o deserto só acaba quando o processo em nós é finalizado. Deus nos prova porque nos ama e permite certas situações para nos tornar fortes para enfrentarmos todas as dificuldades dessa vida e permanecermos em pé.

Veja o exemplo de Jó, o adversário tentou de todas as formas o tirar da presença de Deus, foram muitas as provações, mas toda aquela experiência fez Jó conhecer de perto o cuidado de Deus ( Leia o livro de Jó). Se você estiver passando por momentos difíceis lembre-se que Deus está contigo, Ele não nos abandona na fornalha, a passagem de Daniel 3 nos revela claramente isso, em todo tempo o Senhor está conosco nos ajudando a vencer. Deus está forjando teu caráter. Permaneça fiel e verás a Glória do Senhor resplandecendo sobre tua vida.

Outro ponto da criação do vaso nós podemos ver descrito em Jeremias 18:

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer."
(Jeremias 18:1-4)

Observe a lição:

  Desce à casa do Oleiro

Em Isaías 64.8 diz que somos o vaso e o Senhor é nosso Oleiro. Se entregamos nossa vida a Ele, então Ele já nos moldou e nos forja de tempo em tempo para atingirmos a estatura perfeita, mas como somos carne, muitas vezes podemos errar, e a lição que o Senhor dar ao povo de Israel para quando o vaso se quebrar é: DESÇA! 

Descer é se humilhar diante de Deus, portanto devemos está a todo tempo reconhecendo nossa fragilidade diante de Deus, e sempre está dispostos a permitir que Ele nos molde e nos refaça segundo a Sua vontade.

Depois de feito o vaso passa a ter várias utilidades, a depender de quem o usa. Quando o vaso é vazio e fica exposto a poeira a tendência é que este vaso se torne cheio de sujeira, no entanto, quando o vaso é sempre usado pelo seu dono, este estará sempre enchendo o vaso de coisas novas.

Em 2 Coríntios 4.7 está escrito:

"Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós."

Somos vasos, quando estávamos no mundo, por não darmos lugar ao agir de Deus em nós, nos encontrávamos vazios de Deus e cheios do mau, entretanto, quando reconhecemos Deus como Senhor de nossas vidas e passamos a buscar a Sua presença, Ele nos enche de um tesouro especial, que é a excelência do poder de Deus em nós, isto é, o Espírito Santo.

 O apóstolo Paulo na carta ao efésios 5.18b nos exorta a sermos cheios do Espírito, quando damos lugar ao agir do Espírito Santo em nossas vidas este nos conduz a produzir Seu fruto: amor, paz, alegria, bondade, benignidade, paciência, mansidão, fé e domínio próprio. Quando a obra do Espírito Santo em nós é feita não sobra espaço para as obras da carne, citadas na carta aos gálatas 5. Portanto, que busquemos ser cheios do Espírito, para isso não podemos deixar que nada nos impeça de buscar a presença de Deus constantemente através da oração e da meditação em Sua Palavra, são estas atitudes que manterá a chama do Espírito acesa em nós (Levíticos 6.12,13).

Note que quando o vaso é vazio ele só serve para juntar sujeira, porém quando o vaso é cheio ele passa a ter uma utilidade. Em 2 Reis 4, conta a história de uma viúva que nada tinha, a não ser um restinho de azeite em uma botija ( estas botijas costumavam ser feitas de barro e passavam pelo mesmo processo do vaso), esta foi ao profeta Eliseu pedindo ajuda. Eliseu, inspirado pelo Espírito de Deus, mandou que esta buscasse vários vasos na vizinhança e, depois de ficar a sós com seus filhos, enchesse esses vasos e sempre que estivesse cheio o vaso, este deveria ser separado. Sem reclamar, nem perguntar como um restinho de azeite poderia encher os vasos, a viúva seguiu as orientações e viu o milagre da multiplicação do azeite. Em uma outra postagem mencionei esta passagem, mas repito para que, se acaso alguém que está lendo essa reflexão esteja se sentindo sem valor, quero que você entenda, você é um vaso de valor, ainda que as circunstâncias tenham enfraquecido sua fé e você se sinta vazio, quero te dizer que assim como Deus multiplicou a azeite da viúva, Ele pode multiplicar a fé que há em ti. O azeite ali simboliza o Espírito Santo, este é quem nos fortalece. Veja que o profeta mandou que ela após pegar os vasos fechasse a porta e os enchesse, logo, se você está se sentindo sem forças, feche a porta do quarto, e ali no secreto busque forças em Deus (Mateus 6.6), quando temos esses momentos de oração e meditação na Palavra nos enchemos do Combustível para continuarmos a seguir com nosso Deus. 

E para finalizar, veja o que Eliseu mandou a viúva fazer com os vasos cheios: separe. Aprendo aqui que a presença do Espírito Santo em nós nos torna um povo SEPARADO para o uso exclusivo dEle. Na primeira carta de Pedro está escrito:

"Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia."
1 Pedro 2:9,10

Dito isso, compreendemos que somos feitura de Deus, criados para fazer glorificar a Ele com nossas vidas e anunciar as boas novas da salvação. Você tem um valor diante de Deus, Ele habita em você e quer te usar para anunciar a verdade do Evangelho.

Encha-se de Deus e permita que Ele conduza sua vida à Sua perfeita vontade!

Que Deus abençoe sua vida!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!