O Deus que responde

 


A Palavra de Deus nos garante que quando clamamos com fé nosso Deus responde ( Jeremias 33.3), entretanto, o tempo da espera leva muitas vezes a querermos desistir por não querermos passar pelo processo, e por querermos uma resposta imediata, não persistimos na oração. A Bíblia relata muitos exemplos de homens e mulheres de Deus que alcançaram a vitória porque permaneceram em oração. 

Veja o exemplo de Daniel, este queria a resposta de Deus para a compreensão de uma visão, e por crer que Deus responde, permaneceu orando até obter a resposta desejada. A Bíblia diz que no 21⁰ dia um anjo chegou até Daniel com a resposta, e além de responder o explicou que Deus enviou a resposta no 1⁰ dia da oração, mas um demônio quis impedir que a resposta chegasse até Daniel, porém Deus enviou um outro anjo para pelejar. Note que Deus responde a quem clama com fé, e ainda que o adversário tente impedir que a resposta chegue até nós, nada pode impedir o agir de Deus em nossas vidas. 

Outro fato que me chama a atenção nessa passagem de Daniel é o que o anjo diz a ele:

Daniel 10.9:

"E ele prosseguiu: “Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas."

Observe que o anjo diz a ele que foi desde o 1⁰ que ele orou e se humilhou, logo Deus nos demonstra que essa deve ser sempre nossa atitude na oração, não merecemos nada, Deus nos abençoa porque é um Pai amoroso, e quando entendemos isso e que sem Ele nada podemos fazer, nossa dependência nos leva a buscar Sua presença de todo o coração, e é nesse momento que Ele nos responde ( Jeremias 29.14), pois Deus se agrada de um coração quebrantado e contrito diante de Sua presença ( Salmo 51.17).

No evangelho de Lucas vemos Jesus alertar Seus discípulos sobre a importância da perseverança na oração durante o tempo da espera. Ele conta no capítulo 18 a parábola do Juiz iníquo, que mesmo sem temer aos homens, e nem mesmo a Deus, resolveu a causa de uma viúva por causa da insistência dela. No capítulo 11 Jesus também contou a parábola do amigo importuno, que bateu na porta do vizinho de madrugada porque sabia que se insistisse em bater seu vizinho lhe abriria a porta e lhe ajudaria. Portanto, nessas duas passagens Jesus nos ensina a persistir e insistir na oração, assim como a viúva incomodou o juiz e seu problema foi resolvido, se você permanecer incomodando o Senhor, na hora certa Ele resolverá a tua causa, e assim como o vizinho abriu a porta por ser incomodado na madrugada, Deus deseja que você permaneça batendo na porta da sua vitória a tempo e fora de tempo, pois na hora certa a porta se abrirá. Permaneça orando na certeza da vitória!

Mateus 7.7,8

“Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele que bate, a porta será aberta."

Lembra de que quando os discípulos estavam no barco em alto mar e sobreveio uma tempestade? A Bíblia diz que enquanto os discípulos estavam amedrontados Jesus dormia, no entanto no momento em que eles lembraram de incomodar o Mestre, este com apenas uma ordem acalmou aquela tempestade. Nunca esqueça de clamar pela ajuda do Senhor, Ele está sempre pronto a socorrer aquele que clama por Seu nome.

Voltando a falar sobre a perseverança, vejamos oração de Habacuque:

Habacuque  2.1:

 "Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que o Senhor me dirá e que resposta terei à minha queixa."

Habacuque estava aguardando uma resposta do Senhor, e diz nesse versículo que enquanto esperava iria permanecer em sua posição. Aprendo aqui que o Senhor deseja que permaneçamos em Sua presença independente da situação que estejamos enfrentando. Não importa o tempo, permaneça firme, em sua posição de adorador, se dedicando na obra do Senhor, enquanto você O adora com uma vida de total dedicação a Ele, Ele está trabalhando em seu favor. 

Em Isaías 64.4 está escrito:

 "Desde os tempos antigos ninguém ouviu, nenhum ouvido percebeu, e olho nenhum viu outro Deus, além de ti, que trabalha para aqueles que nele esperam."

Nosso Deus é o Deus verdadeiro, o Deus eterno, que criou todas as coisas e mantém tudo em harmonia (Colossenses 1.17), nada foge ao Seu controle, Ele tem em Suas mãos o domínio de todas as coisas, muda o tempo e as estações, conhece teu passado e teu futuro, e quando lembramos de tudo isso, e que Ele é um Deus amoroso, que cuida dos Seus, podemos descansar na certeza de que quando esperamos o agir dEle em alguma área de nossas vidas, se aguardarmos a resposta vivendo em Sua presença, podemos ter a mesma fé que Habacuque: nosso Deus nos responderá!

Em 1 Coríntios, no capítulo 2, versículo 9, está diz que  “Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam” ; ou seja, Deus não apenas responde nosso clamor, mas nos concede mais, muito mais além daquilo que pedimos ou que possamos imaginar ( Efésios 3.20).

Note que em Jeremias 33.3 o Senhor além de afirmar que responde aquele que clama, Ele promete que responderá com coisas grandes e firmes que não sabemos, o que me faz entender que a resposta de Deus para a vida daquele que nEle crer é sempre bem maior do que possamos pedir, desejar ou sonhar.

Permaneça buscando ao Senhor, Ele tem grandes coisas para tua vida! No momento dEle a resposta da tua oração chegará. E enquanto ela não chega, faça como Habacuque, ADORE:

"Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas"

Habacuque 3:18,19









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!