Não desanime; Persevere!



Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a paciência de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.

Tiago 5:11

No livro de Josué, no capítulo 21, versículo 45, está escrito que Deus cumpriu todas as boas promessas que fez a seu povo.

Vale lembrar que a maior das promessas que Deus fez aquele povo foi a de levá-los até a terra prometida, no entanto a maioria daqueles que saíram do Egito não alcançaram a promessa por causa da murmuração e desobediência a Deus.

Por falta de perseverança e fé no Senhor, mesmo diante de tantas maravilhas, como: a abertura do Mar Vermelho, o alimento diário (maná), a água brotando da rocha, a coluna de nuvem os guiando, as vestes não envelhecendo, entre tantas outras maravilhas presenciadas, ainda assim aquele povo não confiou na promessa e por muitas vezes desejaram voltar para o Egito.

Deus não mudou, Ele é o mesmo Deus que operou aqueles sinais e prodígios, e assim como Ele cumpriu todas as boas promessas na vida dos israelitas, Ele irá cumprir as promessas que fez para tua vida.

Não permita que as lutas diárias te desanime a ponto de você esquecer quem te fez a promessa, persevere sem olhar para trás.

Em Números 23.19 está escrito:

"Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?"

Números 23:19

Se foi Deus que fez a promessa, tenha certeza que no tempo favorável ela se cumprirá. O tempo de Deus é diferente do nosso, muitas vezes queremos ver Deus agir de imediato em alguma situação, porém nós sabemos o que queremos mas só o Senhor sabe o que precisamos e, só Ele sabe quando estaremos prontos para receber. 

Em Isaias 49.15 o Senhor diz que "ainda que uma mãe esqueça de seus filhos, Ele, todavia, não esquece dos Seus," nos versículos anteriores Ele diz ainda que aquele povo pensava que Ele havia os esquecido, não deixe que os maus pensamentos domine sua mente, traga à memória o que te dá esperança, em momento algum Deus te esqueceu, Ele está trabalhando, ainda que você não esteja vendo.
No capítulo 64 está escrito que "Deus trabalha para quem nEle espera", esperar em Deus é diferente de esperar no homem, como está escrito no versículo acima, o homem pode prometer e não cumprir, mas Deus é fiel e não pode negar a Si mesmo, quando Ele fala Ele cumpre, somente descanse.

No versículo 8 tem uma frase interessante, o Senhor diz: "no tempo favorável te responderei";
Isso nos faz compreender que há um tempo exato para todas as coisas, como está escrito em Eclesiastes 3, logo não adianta ficarmos ansiosos,  ou murmurarmos como os israelitas, nos cabe apenas confiar que aquele que fez a promessa é fiel para cumprir.

Tudo o que acontece em nossas vidas tem um para quê, no livro de Êxodos 23.30, Deus diz a Moisés que "expulsaria os inimigos dos israelitas aos poucos, para que eles fossem numerosos o suficientes para tomar posse da terra", veja que Deus estava preparando os israelitas para receber a promessa, logo se o cumprimento da promessa para tua vida pareça está demorando, é porque Deus está te preparando.

Em 2 Pedro 3.9 está escrito que "Deus não retarda Sua promessa", certo que a promessa mencionada por Pedro é a da vinda de Cristo, entretanto Deus faz tudo no Seu tempo, Ele não atrasa nem adianta.

Portanto, persevere buscando a presença do Senhor, não deixe de O adorar independente das circunstâncias, siga o exemplo de Jó, como disse Tiago em sua epístola, tenha perseverança e paciência, continue orando, pois assim como Deus operou maravilhas na vida de Jó, Ele operará em Tua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!