Você é Marta ou Maria?

 






No capítulo 10 do evangelho escrito por Lucas, é relatado um episódio em que Jesus faz uma visita a Marta e Maria.
 Ao ler o relato notamos que Maria estava ao lado de Jesus ouvido seus ensinamentos e, por outro lado, vemos Marta cuidando dos afazeres domésticos. Em certo momento, Marta reclama daquela situação, mas veja qual foi a resposta de Jesus:

Lucas 10
"41 E, respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas,
42 mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada."

Por um lado entendemos a preocupação de Marta, ela queria recepcionar o Mestre com o que ela tinha de melhor, no entanto, Jesus usou aquela ocasião para nos exortar sobre a importância de valorizarmos Sua presença.

Quantas vezes estamos tão ocupados com os afazeres dessa vida a ponto de não tirarmos um tempinho para buscar a Deus?

Há vezes, também, que estamos tão afadigados ou angustiados, que as preocupações nos tiram do foco e não paramos para ouvir a voz de Deus. Muitas vezes estamos até na Casa do Senhor, mas as preocupações não nos permitem cultuar a Deus como deveríamos. 

Nesse episódio de Marta e Maria, Jesus nos ensina o mesmo que Ele ensinou no sermão do Monte: Buscar em primeiro lugar o Reino de Deus ( Mateus 6.33).

A preocupação com o amanhã só nos leva à ansiedade, pois como interrogou Jesus aos discípulos: "Quem de vocês, por mais preocupado que esteja, pode acrescentar uma hora que seja a sua vida?" (Mateus 6.27).

Essa lição para Marta não quer dizer que devemos parar tudo e esquecer das coisas seculares, mas sim que devemos ter uma moderação, isto é, posso trabalhar, estudar, entre outras coisas, entretanto, não devo me esquecer do meu relacionamento com Deus.

Marta estava tão focada nos seus afazeres que esqueceu de parar um momento para falar com Jesus e ouvir o que Ele tinha para falar.
Não permita que os cuidados dessa vida tire de você o prazer da intimidade com Jesus.

Maria, nesse episódio procurou dialogar com o Mestre, isto é, falar e ouvir o que ele tinha para falar, logo devemos aprender a reservar em nosso dia a dia um momento para falar com Deus (orar) e ouvir o que Ele tem para falar ( estudo bíblico).

A mulher do vaso de alabastro, ainda nos revelou algo mais profundo (Marcos 14.3-9):
Ela deu a Cristo o que ela tinha de melhor; A quebra do vaso, representa nosso quebrantamento espiritual, ou seja, nossa entrega por completo a Deus, reconhecendo a dependência de Deus; O exalar do perfume, que não é mencionado no texto, mas sabemos que ao quebrar qualquer frasco de perfume o aroma exala por todo o ambiente, nos leva a lembrar do "aroma agradável", relatado no Antigo testamento, isto é, nossa adoração deve subir como oferta agradável; Outra coisa que aprendemos sobre este exalar do perfume, é o fato de vivermos uma vida espiritual a ponto do mundo ver a presença de Deus em nós.

Quanto mais nos aproximamos do Mestre, mais parecidos com Ele ficaremos. 

Quem leu o livro de 2 Reis já deve ter notado o quanto Eliseu era parecido com Elias, tudo porque Eliseu andava com Elias. Josué também tornou-se parecido com Moisés porque andava com ele. 
Portanto, assim como Eliseu e Josué tornaram-se parecidos com seus mestres por andar com eles, para  sermos parecidos com Cristo devemos ter um relacionamento profundo com Ele.

No capítulo 5 da carta aos Efésios, Paulo exorta a igreja sobre a importância de ser imitadores de Deus. Quando nos intitulamos cristãos estamos dizendo que somos imitadores de Cristo, que seguimos Seus ensinamentos, para tanto, devemos parar para ouvir o que Ele tem a nos ensinar.

Que todas as vezes que notarmos que estamos fugindo nosso Alvo (Cristo), que percebermos que a ansiedade quer dominar nosso ser, ou que os afazeres nos ocupem a tal ponto do cansaço dominar nosso ser, venhamos nos lembrar desse episódio de Marta e Maria. O exemplo de Maria serve para nos lembrar que, independente de qualquer coisa, devemos priorizar a presença de Deus, pois é Ele quem renova nossas forças, o nosso amanhã está em Suas mão, Ele já cuidou de tudo.

"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal."

Mateus 6:34

















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!