A prosperidade de quem tem Deus



Está findando 2020 e sei que muitos sonham com um 2021 bem-sucedido, próspero em todas áreas e, ao ler a Palavra de Deus, entendemos que para tal é necessário aproximar-se de Deus.

Vejamos exemplos de alguns servos de Deus que foram bem-sucedidos porque eram próximos de Deus:

Em Gênesis 39.2,3 está escrito que José prosperava em tudo que fazia porque o Senhor estava com ele.
No versículo 21, quando José já estava preso, vemos a Bíblia relatar o seguinte: "mas o SENHOR estava com ele e o tratou com bondade, concedendo-lhe a simpatia do carcereiro.", por onde quer que José andasse ele era abençoado porque o Senhor estava com ele.

No livro Juízes vemos o quanto a presença do Senhor é fundamental na vida de seus servos, sempre que o povo hebreu buscava a presença do Senhor eles prosperavam nas batalhas, mas quando saíam da presença de Deus eram derrotados pelos seus inimigos.
Juízes 1.19:
"O SENHOR estava com os homens de Judá. Eles ocuparam a serra central, mas não conseguiram expulsar os habitantes dos vales, pois estes possuíam carros de guerra feitos de ferro."

Em I Samuel 3.19 é relatado também sobre a presença de Deus na vida de Samuel, este via tudo o que falava se cumprindo, pois o Senhor era com ele, imagine o privilégio de ouvir a voz de Deus!
"Enquanto Samuel crescia, o SENHOR estava com ele e fazia com que todas as suas palavras se cumprissem."

Outro exemplo de prosperidade foi Davi, este era um simples pastor de ovelhas, mas por ter a presença de Deus em sua vida obtinha êxito em tudo:
I Samuel 18.14
"Ele tinha êxito em tudo o que fazia, pois o SENHOR estava com ele."
Até na hora das batalhas, pois, segundo o próprio Davi reconhecia que o Senhor adestrava suas mãos para a peleja.
Veja o que diz II Samuel 5.10:
"E ele se tornou cada vez mais poderoso, pois o SENHOR, o Deus dos Exércitos, estava com ele."

O rei Ezequias também testemunhou da bondade de Deus, a Bíblia diz que este rei também prosperou porque o Senhor era com ele:
II Reis 18
"5 Ezequias confiava no SENHOR, o Deus de Israel. Nunca houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele.
6 Ele se apegou ao SENHOR e não deixou de segui-lo; obedeceu aos mandamentos que o SENHOR tinha dado a Moisés.
7 E o SENHOR estava com ele; era bem-sucedido em tudo o que fazia. Rebelou-se contra o rei da Assíria e deixou de submeter-se a ele."

Observe que foi o rei que se apegou ao Senhor e não o deixou (v.6), aqui aprendo que Deus não nos abandona, o homem é que por muitas vezes, por vaidade ou frustações abandonam o Senhor, porém nosso Deus é tão amoroso que sempre está de braços abertos esperando a volta daqueles que O deixam. No versículo 5 diz que Ezequias confiava no Senhor, no 6 diz que ele seguia o Senhor e guardava seus mandamentos... Quer que o Senhor esteja sempre contigo? Aprenda a submeter-se a vontade de Deus, a viver uma vida em obediência ao Senhor e confiar em Sua graça.

Observem a história do reinado de Salomão, enquanto o Senhor estava com Salomão, este teve um vida abundante de sabedoria e riquezas, mas no final de sua vida, no livro de Eclesiastes, vemos este se lamentar por ter abandonado o Senhor em sua mocidade e finaliza o livro dizendo:
Eclesiastes 12.13:
"Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem."
Salomão tinha tudo para ficar com um legado maior e mais deslumbrante que o de seu pai, pois olha o que a Palavra diz:
II Crônicas 1.1
"Salomão, filho de Davi, estabeleceu-se com firmeza em seu reino, pois o SENHOR, o seu Deus, estava com ele e o tornou muito poderoso."
No entanto, mesmo diante da fidelidade de Deus, o poder e o deslumbre de uma vida repleta de riquezas e de mulheres tiraram Salomão da presença do Senhor, mas, no finalzinho de sua vida Salomão reconhece que a presença do Senhor é essencial para uma vida abundante.

Quando falo em vida abundante e próspera não quero que você limite essa vida a bens materiais, a verdadeira prosperidade é termos a certeza da presença de Deus em nós. Todos estes homens que mencionei passaram por momentos de aflições, mas a presença de Deus estava com eles.
Paulo escrevendo aos Filipenses disse:
Filipenses 4
12 Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.
13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Quem tem o Senhor aprende que a Sua graça é o suficiente. Nós sabemos o que queremos, Ele sabe o que precisamos. Na carta aos Efésios Paulo ainda escreveu:
Efésios 3.20 "Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera"
O que Deus tem para vida daqueles que se aproximam dEle é bem maior e melhor do que possamos imaginar.
Veja o que Paulo diz em I Coríntios 2.9:
"Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam."

Ainda sobre a importância da presença de Deus em nós, vemos no livro de Atos, no capítulo 11, versículo 21, Lucas mencionar a mão do Senhor agindo na vida dos discípulos:
"A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor."

Portanto, meu amigo, se quisermos um 2021 abençoado o segredo para tal, é tão somente permanecermos na presença de Deus e reconhecermos o quanto dependemos dEle. Note que os escritores fazem questão de frisar que todos estes homens tiveram êxito "Porque o Senhor estava com eles", nenhum deles alcançou a vitória ou o sucesso por si mesmos, mas por causa da mão do Senhor agindo em suas vidas.
 Que cada vez mais venhamos reconhecer que sem o Senhor nada podemos fazer, que tudo vem dEle, que tudo é dEle e tudo é para a glória dEle.
Jesus disse que veio nos fornecer uma vida abundante (João 10.10), para que desfrutemos dessa vida precisamos deixar que Ele seja nosso Bom Pastor, isto é, permetir sermos guiados por Ele e não deixarmos de buscar a Sua presença.
Vejamos o que diz Tiago 4.8:
"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês!"
Que nada nos afaste da presença de Deus, e que nesse novo ano estejamos mais próximos dEle. Busque o Senhor constantemente. Prossiga em conhecê-Lo, nunca oramos o bastante e nunca conhecemos o Reino por inteiro, a aproximação deve ser constante, a busca deve ser diária, pois nosso alvo é o Céu:
Aos Filipenses  3
12 Não que eu já tenha alcançado tudo isso, ou seja perfeito; entretanto, vou caminhando, buscando alcançar aquilo para que também fui alcançado por Cristo Jesus.
13 Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha conquistado; mas tomo a seguinte atitude: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante de mim,
14 apresso-me em direção ao alvo, a fim de ganhar o prêmio da convocação celestial de Deus em Cristo Jesus.

Desejo a você um 2021 na presença de Deus, pois sei que na presença dEle seu ano será próspero e abundante em bênçãos.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!