Alegre-se no SENHOR



 No salmo 37, versículo 4 há uma promessa para nossas vidas, está escrito:

 "Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração."


Veja, Deus promete nos conceder o desejo de nosso coração, mas com uma condição, que nos DELEITEMOS nELE.

A palavra deleite tem como significado: "sensação ou sentimento aprazível; ou satisfação", ou seja, se deleitar no SENHOR significa ter sentimento aprazível em está em Sua presença, isto é, ter prazer em servi-Lo, ou ter satisfação em está nEle, está satisfeito em viver em Sua presença, e está satisfeito, além de contente, significa está farto. 
O apóstolo Paulo ilustra bem isto quando diz: 
"Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
Tudo posso naquele que me fortalece."( Aos Filipenses 4.12,13)

Portanto, deleitar-se no SENHOR é ser feliz em todas as circunstâncias e por várias vezes o SENHOR nos diz em Sua Palavra para nos alegrar.
Mas como se alegrar diante das lutas?

Vejamos em outras traduções bíblicas a forma como esse versículo foi descrito para compreendermos melhor o que é deleitar-se em Deus:

Salmos 37 | NTLH
4 Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.

Salmos 37 NBV
4 Faça do SENHOR a sua grande alegria, e ele dará a você os desejos do seu coração.


Aqui entendemos que se deleitar no SENHOR é compreender que nossa felicidade depende apenas de Sua presença em nossas vidas.
Observe o que Habacuque escreveu:

Habacuque 3
17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas,
18 todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.


Mais uma vez vemos que nossa alegria não depende das circunstâncias, mas sim da presença de Deus. Independente da situação em que estejamos passando, o que importa é que Deus está conosco.
Veja o que Habacuque ainda falou:

Habacuque 3
19 Jeová, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas
.

Aqui aprendo que nos momentos difíceis é o SENHOR que nos fortalece e esta força nos faz andar acima dos problemas, isto é, andar acima dos problemas é viver em paz e com ânimo mesmo diante das lutas. Lembra o que disse o Mestre?:
João 14 .27 
"Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."
João 16 .33
"Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo."


Ele nos deixou uma paz diferente da existente no mundo, a paz que existe no mundo depende do momento, a Paz do Senhor é eterna, esta PAZ se manifesta mediante a presença de Deus em nós na pessoa do Espírito Santo. Note o que diz Gálatas 5.22:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, PAZ, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança."

A paz dita por Cristo é uma das características do fruto do Espírito, e veja que nestas características há também a ALEGRIA, logo quem tem o Espírito Santo tem Paz e Alegria independente do momento em que esteja passando.
O apóstolo Paulo certa vez falou:
I Coríntios 15 .19
"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens."
Como já falei, nossa felicidade deve está condicionada a presença de Deus em nós e não nas coisas passageiras desta vida. Saber que Deus está em nós e que temos nosso nome escrito no Livro da Vida já é motivo de sobra para nos regozijarmos.

Neemias, também, disse ao povo de Deus para se alegrarem:
"Portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força."
(Neemias 8.10)

Logo, mais uma vez, a Palavra de Deus nos mostra que é em se alegrar na presença do Senhor que encontramos forças para vencer nossas lutas.
Lembra de Paulo e Silas ( Atos 16)? 
Eles estavam presos, acorrentados, cansados e machucados, haviam sido chicoteados por falar do Evangelho libertador, mas mesmo diante daquela tamanha injustiça, eles ainda assim se alegravam na presença de Deus, a Bíblia diz que eles oravam e louvavam ao Senhor.

O apóstolo Paulo ainda escreveu na carta aos coríntios:
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
2 Coríntios 4:7-9
Esses vasos citados por Paulo somos nós ( Jeremias 18), e esse tesouro é o Espírito Santo em nossas vidas, logo o apóstolo está, novamente, dizendo o que já falei: é de Deus que vem nossa força. As lutas vêm, as tribulações vêm, as perseguições também vêm, mas não devemos permitir que a angústia e o desânimo domine nosso ser, pois nosso Deus nunca nos desampara. Note o que diz o salmista no versículo 25:
"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo"
Salmos 37:25a
Deus nunca desampara os Seus. Em Isaias 49.15,16,  Ele promete nunca nos esquecer:
Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.
Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim.

Sendo assim, nunca desanime diante das tribulações desta vida, continue adorando e exaltando o nome do SENHOR. Ele não te esquece, Ele não te deixa em momento algum, Ele cuida de ti nos mínimos detalhes, então, tão somente descansa e se alegre com a presença dEle em sua vida.
É alegrando o coração de Deus com nossa adoração e com um coração grato que recebemos forças para prosseguir. Nunca esqueça que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (8.28). Em tudo Deus tem um propósito. Deus tem um plano, e a Bíblia diz que é um plano de paz (Jeremias 29.11), e nada pode impedir os planos de Deus para nossas vidas ( Jó 42.2/Isaías 43.13). Deus está no controle de tua vida! Alegre-se sempre! E quando a tristeza querer aparecer: busque a presença do Senhor, pois nela há fartura de alegrias ( Salmo 16.11b)

"Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!"(Aos Filipenses 4.4)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!