Deposite em Deus sua esperança!

 



Como está escrito: "Eu o constituí pai de muitas nações". Ele é nosso pai aos olhos de Deus, em quem creu, o Deus que dá vida aos mortos e chama à existência coisas que não existem, como se existissem.

Abraão, contra toda esperança, em esperança creu, tornando-se assim pai de muitas nações, como foi dito a seu respeito: "Assim será a sua descendência".
Sem se enfraquecer na fé, reconheceu que o seu corpo já estava sem vitalidade, pois já contava cerca de cem anos de idade, e que também o ventre de Sara já estava sem vitalidade.
Mesmo assim não duvidou nem foi incrédulo em relação à promessa de Deus, mas foi fortalecido em sua fé e deu glória a Deus, estando plenamente convencido de que ele era poderoso para cumprir o que havia prometido.

Romanos 4:17-21


Quando você busca o SENHOR em oração, tem lembrado o quão poderoso é o Deus a quem você busca ou tem limitado Seu poder?

A Palavra de Deus diz que Abraão creu contra toda a esperança, ele era um homem idoso, um velhinho de 99 anos ( Gênesis 17), ainda assim acreditou na promessa de ser pai de uma grande nação.
Será que havia chances para esse idoso? Quando se confia em Deus tudo é possível!(Marcos 9.23).

Veja que Paulo, no versículo mencionado no topo da postagem, está dizendo que Abraão estava plenamente convencido de que Deus era poderoso para cumprir a promessa.

A Bíblia relata, em Gênesis 18, que quando o SENHOR reafirmou a promessa a Abraão, Sara ao ouvir a promessa, pelo fato do casal já está avançado em idade, ela riu, esquecendo-se, por alguns instantes, quem era o Deus que fazia a promessa.
A resposta aquela atitude de Sara foi:
Gênesis 18.14
 "Haveria coisa alguma difícil ao Senhor? Ao tempo determinado, tornarei a ti por este tempo da vida, e Sara terá um filho."

E no capítulo 21 vemos Deus cumprir a promessa feita a Abraão.

Portanto, ao refletir sobre a grandiosidade deste Deus, do Deus que, como disse Paulo:
Chama as coisas que não existem como se já existissem ( Rm 4.17b), te pergunto:
Qual é mesmo o problema que anda te assolando?
Independente do tamanho do problema, te garanto que Deus é maior que ele.

Quando falamos da fé de Abraão muitas vezes nos lembramos apenas do episódio da promessa de ser pai de uma multidão ou de como ele abadonou tudo para seguir a Deus, mas há um outro episódio na vida dele o qual demonstra ainda mais o tamanho da fé que Abraão tinha em Deus:

Em Gênesis 22 está escrito:
1 Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: “Abraão!” Ele respondeu: “Eis-me aqui”.
2 Então disse Deus: “Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá. Sacrifique-o ali como holocausto num dos montes que lhe indicarei”.

Abraão esperou a promessa de ser pai e quando finalmente ele ver ela se cumprir, Deus a requer, pede que ele sacrifique seu filho. Abraão obedeceu a Deus sem reclamar, mas no fundo do coração dele ainda havia a esperança de que Deus iria mudar aquela situação.
Note o que diz a Palavra:
Gênesis 22
7 Isaque disse a seu pai, Abraão: “Meu pai!” “Sim, meu filho”, respondeu Abraão. Isaque perguntou: “As brasas e a lenha estão aqui, mas onde está o cordeiro para o holocausto?”
8 Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos.

Abraão não levou nada além de Isaque para o sacrifício, mas, pela resposta que ele deu a Isaque, vemos que ele tinha absoluta certeza de que Deus iria entrar com providências.
Veja:
Gênesis 22
5 Disse ele a seus servos: “Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorar, voltaremos”.
9 Quando chegaram ao lugar que Deus lhe havia indicado, Abraão construiu um altar e sobre ele arrumou a lenha. Amarrou seu filho Isaque e o colocou sobre o altar, em cima da lenha.
10 Então estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar seu filho.
11 Mas o Anjo do SENHOR o chamou do céu: “Abraão! Abraão!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.
12 “Não toque no rapaz”, disse o Anjo. “Não lhe faça nada. Agora sei que você teme a Deus, porque não me negou seu filho, o seu único filho.”
13 Abraão ergueu os olhos e viu um carneiro preso pelos chifres num arbusto. Foi lá pegá-lo, e o sacrificou como holocausto em lugar de seu filho.

Deus honrou a fé e a obediência de Abraão e proveu o sacrifício.
Aprendo aqui, que Deus sempre prover nossas necessidades ainda que ao olhar humano seja impossível, mas tal devemos depositar nEle nossa esperança.
Olha o que disse Jeremias no capítulo 17:

7 Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor.
8 Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se afadiga nem deixa de dar fruto.

O homem que deposita no SENHOR sua esperança não tem do que temer, veja que este homem é comparado a uma árvore plantada junto as águas, o que nos faz lembrar que Jesus é a fonte de águas vivas (João 4), é nele que nossas raízes devem está firmadas, quando a árvore tem raízes profundas não há tempestade que a arranque. Portanto, firme suas raízes em Cristo, busque cada vez mais dessa água através de um relacionamento pessoal com o Senhor e no dia do calor, no dia mau, no dia da adversidade nada te abalará.

Voltando no versículo chave, ao ler Romanos 4.17b vemos a grandiosidade de nosso Deus. Ele não um Deus, Ele é O Deus, O único Deus, o Deus verdadeiro, o Deus de Gênesis 1, o Deus do "Haja".
Qual era mesmo o teu problema? Lembre-se que basta uma Palavra desse Deus grandioso que tudo pode mudar.

Em Gênesis 17.1, quando o Senhor se revela a Abraão, Ele diz:
"Eu sou o Deus Todo-Poderoso;(...)"

Entenda que quando Deus se revela como o Eu Sou, além dEle demonstrar que só Ele é Deus, que só Ele é o Todo-Poderoso, Ele também demonstra que É  tudo aquilo que necessitamos.

Não dá para medirmos o tamanho de nosso Deus, nem descrever o Seu poder, e é exatamente por isso que nos maravilharmos diante de Seus atributos e Seis feitos, e diante disso entendemos que nada é impossível para Ele!
Confie no Senhor! Ele é aquele que pode fazer infinitamente mais além daquilo que pedimos ou pensamos ( Aos Efésios 3.20).

Entregue seus problemas a Ele. Lance sobre Ele suas ansiedades. Entrega a Ele seus fardos e comece a descansar e aprender que nada foge ao controle dEle, na hora certa, no tempo dEle Ele agirá ao seu favor.
Adore-O pelo que Ele é!
E quando bater o desânimo diante das situações adversas, embre-se do que diz Isaías  40 :

28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O SENHOR é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável.
29 Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças.
30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem;
31 mas aqueles que esperam no SENHOR renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

É Ele que nos fortalece e está pronto para renovar nossas forças sempre que O buscamos em oração!

Em Isaías  64.4  está escrito que "Desde a antiguidade não se ouviu, nem se percebeu, tampouco escutou-se comentários; nem olho algum sequer vislumbrou outro Deus além de ti, que age em favor daqueles que nele depositam sua esperança".

Que privilégio saber que um Deus tão grande e magnífico em glória e poder, nos ama e trabalha ao nosso favor se tão somente depositarmos nEle nossa esperança! 
Que em todos os momentos você se lembre da grandiosidade de nosso Deus e que nada abale sua fé!

Que Deus abençoe sua vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!