A importância da Casa de Oração

 

Salmos 27:4 

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei: que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu templo.


A Palavra de Deus diz, tanto na carta aos Corintios como na carta aos gálatas, que somos templo e morada do Espírito Santo, logo Deus habita em nós. Por este motivo muitos chegam a perguntar o porquê de ir a um templo, feito por mãos humanas, já que o próprio Deus disse que não é nele que Ele habita?
(Isaías 66.1)

No Antigo Testamento nos livros de Gênesis e Êxodo notamos que a princípio não existiam Casas de Oração, mas tanto Abraão como seus descendentes escolhiam um lugar para construir um altar e ali oferecer sacrifícios ao Senhor, assim concluímos que Deus deseja que tenhamos um lugar para O encontrar.

A partir do capítulo 25 de Êxodo Deus pede que Moisés construa um tabernáculo, Ele dá a Moisés todas as instruções, no versículo 8, o Senhor diz que habitará no meio daquele santuário. A partir do versículo 10 Deus manda que seja construído a Arca da Aliança e no versículo 22 Ele diz a Moisés que sobre aquela arca se encontraria com Moisés.
E foi assim por todo o Antigo Testamento, Deus se encontrava com o sumo sacerdote através da Arca da Aliança, era ela que representava a presença de Deus no meio do Tabernáculo e, posteriormente, no Templo construído por Salomão. 
Observe que o próprio Deus pediu que construíssem um santuário, que ao lermos com atenção vemos que era o local de encontro de Deus com o povo, embora o acesso a presença de Deus fosse um privilégio apenas dos sacerdotes.

Aquele Tabernáculo, e mais tarde o Templo, era o local onde eram oferecidos sacrifícios ao Senhor por gratidão ou por expiação pelos pecados. Era ali também onde muitos oravam ao Senhor. No livro de 2 Crônicas 7.15, Deus diz que estaria atento às orações feitas naquele lugar.
Na Nova Aliança feita por Cristo no calvário muita coisa mudou, hoje nós temos livre acesso a presença de Deus, não precisamos mais do intermédio dos sacerdotes para oferecer sacrifícios de louvor, pois Cristo é nosso Sumo Sacerdote.

No entanto, por mais que tenhamos em nós a Sua presença, o pedido da construção do Tabernáculo, e mais tarde do Templo, serve para compreendermos que, por mais que buscamos a Deus em nossos lares, que é de suma importância para obtermos intimidade com Deus, é necessário que tenhamos um local para aprender do Senhor. 

Davi no salmo 27 deixa isso claro, ele almejava ir a Casa do Senhor por dois objetivos:
1) contemplar a formosura do Senhor
2) aprender
 
No capítulo 29 de Êxodo por várias vezes Deus diz a Moisés que aquela oferta ou holocausto é "aroma agradável ao Senhor", é aqui que quero frisar.

Não precisamos mais oferecer animais em sacrifícios, porém aqueles holocaustos eram uma forma de prestar culto ao Senhor e, assim como os holocaustos deveriam agradar ao Senhor, assim deve ser a nossa adoração. Tudo o que fazemos para o Senhor deve chegar ao céu como oferta agradável, em alguns momentos na Escritura é dito "como cheiro suave".

No livro de Eclesiastes no capítulo 5 há uma exortação, diz que devemos guardar nosso pé ao entrar na Casa de Deus, isto é, saber que ali é lugar de reverência.

Por mais que a Igreja seja chamada de Casa de Oração, não devemos pensar que ela seja apenas um lugar para irmos pedir algo a Deus. Deus busca verdadeiros adoradores (João 4.23-24), devemos ir á Casa do Pai com a intenção de adorá-Lo, podemos pedir, é lógico, pois Jesus nos ensinou a importância de pedir ( Mateus 7.7), mas esta não deve ser nossa prioridade.

No Antigo Testamento vemos episódios em que Deus responde a adoração de seu povo enviando fogo do céu para consumir o holocausto, como forma de demonstrar que se agradou daquele ato, logo devemos oferecer culto ao Pai sempre com o intuito de agradá-Lo. 
Em Atos 16 vemos que o culto a Deus, prestado por Paulo e Silas, agradou tanto ao Senhor que houve um terremoto naquele lugar.
Que procuremos sempre, em todos os momentos, agradar a Deus.

Um outro motivo de irmos a Casa de Deus, revelado por Davi no salmo 27 é aprender. 
Por mais que meditamos na Palavra de Deus em nossas casas, é na Casa de Deus que temos comunhão com os irmãos e aprendemos uns com os outros, é lá que tiramos nossas dúvidas.
No livro de Atos está escrito:
E, perseverando unânimes todos os dias no Templo (Atos 2.46a).

Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, porém Ele pode se fazer presente nesses templos:
"Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles."
( Mateus 18.20)

Então, que aprendemos a valorizar a ida à Casa do Senhor, assim como Davi e a igreja primitiva. 
Reserve sempre um momento de oração e leitura da Palavra em seu lar, mas não perca o costume de ir à Casa de Oração.  



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!