Descansando no Esconderijo do Altíssimo

 


Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.


Daniel 6:10


Se você já leu a história de Daniel, com certeza você sabe que ele era um homem de oração. Daniel separava momentos para buscar a presença de Deus, a Bíblia diz que Daniel orava três vezes ao dia. 

Vemos no versículo 10, do capítulo 6 do livro de Daniel, que no momento que Daniel soube do decreto do rei, a sua primeira atitude foi ir orar. 

Observe que na hora que a notícia ruim chega nossa atitude deve ser a de buscar a presença de Deus. 


Em Êxodo 33.14 Deus diz a Moisés que a Sua presença iria com ele para o fazer descansar. Veja que Deus promete descanso para quem tem a presença de Deus em sua vida. 

Daniel recebeu uma notícia terrível, e mesmo diante de ameaças, optou por confiar em Deus, pois sabia quem era o Deus ao qual servia, e ao invés de tentar lutar com suas próprias forças, ele foi para o Esconderijo do Altíssimo, pois entendia que lá encontraria descanso.


No salmo 91 está escrito que aquele que habita no Esconderijo do Altíssimo à sombra do Onipotente descansará, isso quer dizer que quando aprendemos a nos refugiar no Senhor encontramos descanso e paz para nossa alma. Logo, diante das dificuldades, ao invés de nos desesperarmos ou ficarmos preocupados, devemos buscar a presença de Deus, pois é na presença de Deus que encontramos descanso. 


O salmista Davi no salmo 23 diz que o Senhor refrigera a sua alma, ou seja, no momento da angústia é em Deus que encontramos a paz. 

Quando olhamos para os problemas eles tendem a parecer gigantes, mas quando aprendemos a olhar para Deus, Ele nos faz andar sobre as alturas, andar sem medo, sem preocupação, pois sabemos que nosso futuro está nas mãos de nosso Deus.  


No salmo 56.3 o salmista declara: “Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em Ti.” 

Confiar em Deus é deixar que Ele assuma o controle de nossas vidas, é entender que nada acontece sem a Sua permissão. Não importa quão grande seja nosso problema, nosso Deus é maior que tudo.  


No livro de Atos, no capítulo 16, vemos que, ao invés de se preocuparem com a situação em que se encontravam, Paulo e Silas oraram e louvaram a Deus e, quando eles menos esperavam, o milagre aconteceu. Diante do problema crie o hábito de adorar ao Senhor e você começará a ver o agir do Senhor, é adorando em meio aos problemas que vemos Deus enviar o bálsamo santo para nos consolar. 


O rei Ezequias quando se sentiu ameaçado, também buscou a presença de Deus e viu o Seu agir (2Reis 17-19). E no capítulo 20 o rei ainda presencia Deus multiplicar seus anos de vida logo após ele buscar Sua presença. 

Entenda, não é murmurando, ficando angustiado ou ansioso que solucionaremos nossos problemas, e sim descansando na certeza que Deus cuida de cada um dos Seus. 


A mulher sunamita, mencionada no capítulo 4 de 2Reis, viu o filho morrer e, ao invés de chorar, ela foi atrás do profeta. A Bíblia diz que alguém perguntou se ela estava bem e a reposta foi: ”Vai tudo bem”.  Esse “tudo bem” diante do caos demonstra a confiança que ela tinha em Deus, ela descansou em Deus, e viu o milagre da ressurreição. 


No capítulo 6 do evangelho de Mateus vemos Jesus nos exortar sobre a ansiedade ou preocupação com os problemas da vida, e no meio de todo aquele ensinamento sobre o cuidado de Deus, Ele faz uma pergunta: “E qual de vós poderá, com seus cuidados acrescentar um côvado à sua estatura?” 


Portanto aprenda a deixar o Senhor pelejar por ti, uma vez que sabemos que nada foge do controle de Deus, a melhor opção é confiar nAquele que trabalha por quem nEle espera (Isaías 64.4). 

Tire o olho da preocupação e comece a descansar, olhando para Aquele que tem todo o poder. 


Jesus finalizou aquele discurso dizendo que devemos buscar primeiro o Reino de Deus e sua justiça e as demais coisas nos serão acrescentadas, logo enquanto sua vitória não chega faça algo para o Reino e não saia da presença de Deus. 


O salmista diz no salmo 37.4: "Deleita também no Senhor e Ele concederá o desejo de teu coração", se deleitar é ter prazer, ou seja, o salmista está dizendo que quem tem prazer ou, em outras palavras, contentamento em servir o Senhor, verá o desejo de seu coração se cumprindo.


Se alegre na presença de Deus e você verá o Seu agir.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!