Há sempre uma esperança





No livro de Jó, no versículo 7 do capítulo 14, Jó diz que há esperança para a árvore cortada, pois ao cheiro das águas brotará. 

Jó falou isso em um momento de grande aflição, sem esperanças de um futuro melhor. Ele estava vendo todos seus medos tornarem-se reais. Vemos no versículo seguinte Jó fazer uma comparação entre o renovo da árvore e a vida humana, como se para o homem não houvesse esperança.
Entretanto, quem já leu o livro de Jó sabe quão grande foi a reviravolta que Deus fez na vida dele.
Jó não compreendia o porquê de tanto sofrimento, logo fez aquele comentário, porém, mesmo diante das lutas, não deixou de ter um relacionamento com Deus.
Às vezes passamos por situações que olhamos a nossa volta e não enxergamos uma saída, como ao olhar para uma árvore seca, sem vida, no entanto assim como a árvore se renova ao cheiro das águas, da mesma forma o Espírito de Deus renova nossas forças. 

Olha o que diz em Isaías 40.31:
"Mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão."

Nos momentos de desesperança devemos buscar no Pai o renovo.
Jó no capítulo 42, depois de parar para ouvir a voz de Deus, faz uma oração declarando que Deus tudo pode e que nada impede o Seus planos.
Entenda, ainda que você não esteja vendo uma saída para seu problema, lembre-se que nada foge do controle de Deus. Nada pode impedir os planos de Deus para nossas vidas.
No capítulo 29 do livro de Jeremias está escrito:
Jeremias 29:11
"Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais."
Em outras traduções a palavra pensamentos é trocada por planos, ou seja, o Senhor tem planos de paz para nossas vidas, planos bons,
e na carta de Paulo aos romanos, no capítulo 12 está escrito que a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita.
Porém, tanto em Jeremias, quanto na carta aos romanos, vemos uma condição para o cumprimento do agir de Deus em nossas vidas.
Nos versículos a seguir de Jeremias está escrito:
12 Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
13 E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
14 E serei achado de vós, diz o Senhor (...).

Se queremos ver os planos de Deus se cumprindo em nossas vidas temos que primeiro priorizar Sua presença ( leia Mateus 6). Buscar ao Senhor implica não apenas orar nos momentos de aflição e sim ter um relacionamento com Ele. Imagine um amigo que te procure só quando tem alguma necessidade, certamente você nem o considera como amigo e sim como um colega. Não queira ser apenas colega de Deus, procure ser seu amigo. Tenha itimidade com o Pai.
Em aos Romanos 12 lemos:
"1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

Logo, para que experimentemos a perfeita vontade de Deus em nossas vidas temos que a cada dia estarmos buscando a transformação que só alcançamos mediante o intermédio do Espírito Santo, por isso Jesus diz a Nicodemos que era necessário nascer do Espírito (João 3), o Espírito Santo só pode fazer essa transformação se O permitirmos, através da busca diária, através da oração e leitura da Palavra.
( Leia Aos Efésios 6.10-18).

Jeremias em momentos de grandes aflições escreveu o livro de Lamentações, e no capítulo 3, no versículo 24 em diante, ele diz que "porá no Senhor sua esperança, pois o Senhor é bom para aqueles cuja esperança está nEle."

Quando as aflições baterem em tua porta, faça como Jeremias, adore o Senhor, em um dos versículos ele diz ainda que quer trazer à memória aquilo que lhe dá esperança. Então quando o medo chegar lembre-se das promessas de Deus, lembre-se que Deus é fiel e que cumpre tudo o que promete.

No versículo 5 do capítulo 42 de Jó ele diz:
"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te veem os meus olhos."

Não conheça o Senhor apenas de ouvir relatos, às vezes Deus permite situações em nossas vidas para nos aproximamos dEle e conhecermos quem realmente é o Deus que servimos.
Tenha isso em mente, as lutas que passamos são apenas para forjar nosso caráter. Quando aprendemos a Iançar sobre o Senhor nossas inquietações, descansamos na certeza que Ele tem planos de paz para cada um dos Seus.

Aos Filipenses 4
"4 Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos.
5 Seja a vossa equidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças."

Enquanto a vitória não chega alegre-se na presença de Deus.
Há sempre uma esperança para aqueles que esperam no Senhor!
Descansa e confie no trabalhar de Deus.
Porque adamos por fé e não por vista ( 2Aos Corintios 5.7).



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!