Deixa Jesus ser teu Pastor


     

     O salmo 23 é tão conhecido no meio cristãos que muitos o usam como um amuleto da sorte, no entanto você já parou para meditar na grandeza da declaração de Davi feita neste salmo? 

       Davi começa o louvor declarando: O Senhor é meu pastor, nada me faltará!  

       No evangelho de João, no capítulo 10, Jesus diz que é o Bom Pastor, e que o Bom Pastor dá a vida pelas ovelhas. Ele já cumpriu essa promessa, deu sua vida por amor à humanidade. Jesus não é apenas um pastor, Ele é o Bom Pastor, aquele que guarda, cuida e protege seu rebanho, que ama a tal ponto de morrer por suas ovelhas.

       Ele diz ainda que a ovelha conhece a voz de seu Pastor, ou seja, se alguém O tem como seu Pastor, este alguém permite ser guiado e orientado por Ele.  

       Muitos se apegam ao Salmo 23 apenas pela promessa de que tendo o Senhor nada lhe falta, no entanto, há uma condição, só alcançamos esta promessa se Ele for nosso pastor.  

        Ter o Senhor como pastor é entregar-se por completo, é dá a Ele o controle nossas vidas, é deixar ser guiado pela Palavra de Deus, é entender que só podemos tomar algumas decisões depois de buscar o Senhor em oração, pois tal atitude revela nossa dependência dEle. 

        O salmista ao fazer a declaração acima não fala isso da boca para fora, e nem atoa, ele sabia exatamente a grandeza que é deixar que o Senhor pastorei sua vida. Davi cuidava das ovelhas de seu pai, logo sabia qual o dever de um pastor. 

         Por várias vezes Davi vivenciou o cuidado e a proteção divina, ele viu a mão de Deus o livrar diversas vezes das mãos de seus inimigos. Quando Davi se apresentou a Saul disposto a enfrentar Golias, ele teve o descrédito do rei, por ser jovem e nunca ter participado de uma guerra, porém Davi disse a Saul que Deus já o tinha dado forças para derrotar um leão e um urso, e que da mesma forma o Senhor iria pelejar por ele na batalha contra Golias. Ali foi a primeira de muitas outras vitórias de Davi, e quando lemos seus salmos compreendemos o porquê dele ser o maior rei da história de Israel. 

           No salmo 20, Davi declara: 

Agora sei que o Senhor salva o seu ungido; ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua mão direita. 
Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. 
 
Salmos 20:6,7 

          Enquanto muitos reis, inclusive reis israelitas, confiavam em sua própria força, e deixavam o coração se encher de soberba, Davi diz que sua força está no nome do Senhor. 

          No livro de 2 Samuel, capítulo 22 e no Salmo 18, Davi diz: 

O Senhor é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio. 
 
Salmos 18:2 /2 Samuel 22.2 

          Davi reconhecia sua dependência de Deus e sabia que era em Deus que ele encontrava forças para pelejar. Ter o Senhor como pastor é ter essa confiança que tinha Davi. É saber que é o Senhor que peleja a nosso favor, é reconhecer que é dele vem nossa força, que a nossa maior arma é a nossa fé em Deus. 

No Salmo 127.1 está escrito: 

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. 
 
Salmos 127:1 

         Sem Deus nada podemos fazer. Jesus compara um homem sem Deus há alguém que edifica a sua casa sobre a areia, uma casa sem fundamentos, que é derrubada por qualquer vento. Já o homem que teme a Deus, Ele compara a alguém que edificou sua casa sobre a rocha, e veio a tempestade e não a derrubou. Cristo é nossa rocha, é nEle que devemos está firmados. 

        Quando Jeremias diz que maldito é o homem que confia no homem, ele está dizendo que é maldito aquele que deixa de confiar no Senhor para confiar em suas próprias forças, aquele que segue seu coração (Jeremias 17). 

         No livro de 2 Reis, o rei Ezequias recebeu um recado do rei da Assíria, uma ameaça a Jerusalém. Ao invés de convocar seu exército e tentar combater com suas próprias forças, Ezequias optou por apresentar aquela ameaça a Deus em oração, e Deus pelejou a seu favor. 

        Portanto, é se entregando por completo a Deus que vencemos nossas guerras, isto é ser pastoreado pelo Bom Pastor, é saber que não podemos tomar nenhuma decisão sem consultá-Lo.  

       No versículo 2, do salmo 23, Davi ainda declara que Ele o guia mansamente às águas tranquilas, logo entendemos que é só na direção dada pelo Senhor que alcançamos a calmaria durante as tempestades da vida.  

      O Bom Pastor é aquele que tem poder de acalmar a tempestade, que dá ordem aos ventos e aos mares e eles lhe obedecem (Marcos 4.41). 

       No versículo 4, Davi declara que ainda que ande pelo vale da sombra da morte não temeria mal algum porque o Senhor está com ele.  

       Deixa que Jesus seja teu pastor. Entregue o controle de seu barco ao Senhor e descanse sabendo que Ele cuida de tudo.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!