A maravilhosa presença do Senhor

 



Dentre os utensílios da Tenda do Encontro, a Arca da Aliança era a mais importante.

Certa vez, ouvi um pastor dizer que a Arca da Aliança simbolizava a Cristo. A arca era feita de madeira e coberta por ouro, esta madeira representava a humanidade de Cristo e o ouro a divindade dEle, nos revelando que assim como a madeira não se misturava ao ouro, a humanidade de Cristo não se misturava a sua divindade, enquanto Cristo aqui viveu, Ele foi 100% homem e 100% Deus. 

O que este pastor falou faz grande sentido, pois a Arca do Senhor, que também era chamada de Arca da Aliança, representava a presença do Senhor, era sobre ela que o Senhor manifestava a Sua glória. 

No capítulo 6 de 2 Samuel vemos Davi transferindo a Arca da Aliança para a cidade onde morava, no entanto, por ver alguém morrer ao tocá-la, Davi desiste e a deixa na casa Obede-Edom.
 Veja o que diz a Palavra:
II Samuel 6.11
 "A Arca do SENHOR permaneceu na casa dele por três meses, e o SENHOR o abençoou grandemente, bem como toda a sua família."

Quando Davi soube que aquela família estava sendo abençoada foi buscar novamente a Arca, pois percebeu que onde a Arca do Senhor permanecia bênçãos eram derramadas, ou seja, onde Deus habita as bênçãos são abundante.
Davi voltou para casa com a Arca e no trajeto ele dançou e se alegrou porque sabia que estava diante da presença de Deus. 
Note o que diz o versículo 14:
"Davi, vestindo o efod, colete sacerdotal de linho, seguiu dançando com todas as suas forças na presença do SENHOR."
Que assim como Davi, venhamos sempre adorar o nosso Deus, adorar com alegria, de coração e com intensidade. Foi este mesmo Davi que escreveu o salmo 16, onde está escrito, na parte b do versículo 11, que na presença de Deus há abundância de alegria. Vemos aqui que ele relatou algo que vivenciou. Só vivendo na presença do Senhor descobrimos o que é desfrutar da verdadeira alegria. 

Em deuteronômio 28 há uma lista enorme de bênçãos para a vida daqueles que obedecem a Deus. O Senhor tem grandes e inúmeras bênçãos para aqueles que vivem em Sua presença.
No salmo 1 está escrito:
"1 Abençoado com felicidade é o homem que não segue o conselho dos ímpios, não se deixa influenciar pela conduta dos pecadores, nem se assenta na reunião dos zombadores.
2 Ao contrário: sua plena satisfação está na lei do SENHOR, e na sua lei medita, dia e noite!
3 Ele é como a árvore plantada à margem de águas correntes: dá fruto no tempo apropriado e suas folhas não murcham; tudo quanto realiza prospera!"

Portanto, quem tem prazer em está na presença do Senhor é abençoado.
Veja que no versículo 3 o homem que tem prazer na lei do Senhor é comparado a uma árvore plantada junto às águas, essas águas é o Espírito Santo, o rio de Águas vivas, logo quando estamos em Sua presença não há porque temer o ano de sequidão, isto é, o tempo de escassez, porque as águas do Espírito regam as nossas raízes e no tempo certo daremos os frutos desejados. Logo, assim como uma árvore firma suas raízes no solo e dele retira a água e os sais-minerais essenciais para a vida, o cristão deve firmar-se em Cristo.
A árvore bem enraizada também não tem porque temer os vendavais pois está bem firmada no solo, assim deve ser nossa vida espiritual, devemos nos enraizar em Cristo.
Veja o que diz Paulo aos Colossenses no capítulo 2:
6 Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele.
7 Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé, como foi ensinado a vocês. E deem sempre graças a Deus.


Portanto, Deus quer nos dá uma vida abundante, mas para tal devemos nos alicerçar nEle e permanecermos em Sua presença. 

Jesus falando aos discípulos disse:
"Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma."
(João 15.5)

Permaneça firme na presença do Senhor. 
Valorize a presença do Senhor!
Ainda que apareçam lutas, permaneça nEle, busque nEle ânimo e se fortaleça como fez Davi (1Samuel 30.6). E quando desfrutar das bênçãos, lembre-se de ser grato e alegrar-se na presença do Senhor, adorando-O com toda a intensidade.


Que Deus lhe abençoe!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!