Ouvindo a voz do Mestre



Há uma passagem na Bíblia bem conhecida.

Quem não a conhece por ter lido, provavelmente já ouviu alguma canção que faz menção a este acontecimento: "A pesca maravilhosa".

A Bíblia conta que Jesus entrou no barco de Pedro e mandou que jogassem a rede às águas, Pedro diz:
 "Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, porque mandas, lançarei a rede."
(Lucas 5.5)
No versículo seguinte vemos o milagre da obediência:
"E, fazendo assim, colheram uma grande quantidade de peixes, e rompia-se-lhes a rede."

Se há algo que aprendi é que nada que está escrito na Bíblia é por acaso. Pedro poderia ter se zangado e não ter obedecido o Mestre, pois já estava cansado, havia passado a noite tentando pescar um peixe e nada havia acontecido, mas ao decidir ouvir a voz do Mestre, ele viu o milagre acontecer.
  
Nesta passagem Deus nos ensina de diversas formas:

Primeiro: Quando Deus manda ou promete, Ele se responsabiliza pelo resultado.
Não importa o tamanho do problema, não importa se a situação pareça não ter solução, se Deus está no controle tudo se resolverá. Veja só, Deus dá ordem até os peixes, acredito que aqueles peixes só estavam naquele local exato porque Deus os direcionou até lá, assim é em nossas vidas, Deus faz tudo cooperar para o bem daqueles que O amam ( Aos Romanos 8.28). Lembra quando Ele deu ordem ao peixe para vomitar Jonas?( Jonas 2.10); E quando Ele fechou a boca dos leões para não tocarem em Daniel? (Daniel 6.22). O Senhor não mudou, Ele ainda opera o impossível para abençoar o povo Seu.

Segundo: Vale apena persistir quando se sabe que Deus é quem está na direção.
Jesus não apenas mandou lançar a rede às águas, ele ainda mostrou o local, e os discípulos seguiram as instruções. Aqui aprendemos que quando andamos pela direção de Deus tudo dá certo. A Bíblia diz que sempre que Davi iria tomar uma decisão ele consultava a Deus, assim como Davi precisamos compreender que se Cristo é nosso Bom Pastor devemos procurar sermos guiados por Ele. Um outro exemplo é Josué, este também buscava a direção de Deus na hora de tomar suas decisões, mas no dia que esqueceu de consultar o Senhor o exército de Israel foi derrotado em uma das batalhas. Se quisermos ser bem-sucedidos temos que aprender buscar a orientação de Deus nas tomadas de decisões em nossas vidas. 

Terceiro: Deus trabalha no tempo dEle
 Em nossas vidas, muitas vezes passamos por lutas em diversas áreas, cremos no poder de Deus para operar o impossível, no entanto, diante da "demora" ou da frustação em alguma situação, às vezes pensamos em desistir, no entanto, sempre é bom lembrar que o tempo de Deus é diferente do nosso (2Pedro 3.8,9), Deus nunca se atrasa nem se adianta, Ele faz tudo no tempo certo e com um propósito (Eclesiastes 3). Pedro já havia desistido da pesca, a Bíblia diz que ele estava lavando as redes quando Jesus subiu no barco, mas, como ele mesmo falou, ele foi pescar novamente porque o Mestre mandou.
Entenda que no tempo favorável de Deus todas as coisas darão certo.

Por último: Obedecer a voz de Deus ainda é, e sempre será, o melhor. 
Os discípulos só fizeram aquela pesca maravilhosa porque obedeceram a voz de Cristo. No livro de Deuteronômio, no capítulo 28, vemos uma lista de várias bênçãos que Deus promete àqueles que ouvem e obedecem a Sua voz. A Bíblia está repleta de homens e mulheres de Deus que obtiveram êxito porque foram fiéis a Deus mesmo diante das maiores lutas. Na carta aos hebreus, no capítulo 11, vemos uma pequena lista desses heróis da fé.
 Jesus também ensinou o valor da obediência, no capítulo 7 de Mateus Ele diz que quem ouve as Suas Palavras e pratica é como um homem que edificou sua casa sobre a rocha, e vemos Ele explicar que pode vim vento, chuva, enchentes, mas nada a derruba, ou seja, quem está firmado em Cristo anda segundo a Sua direção, e diante das dificuldades descansa e tem paz pois está bem alicerçado.
Em Apocalipse 2.10 está escrito que quem for fiel terá a coroa da vida.
Jesus disse a Pedro que quem renuncia tudo para O seguir será abençoado tanto aqui como no Porvir (Marcos 10.30), ou seja, quem obedece a Ele, além de obter uma vida abundante da graça divina, terá a vida eterna.
 Paulo escrevendo aos colossenses ainda exorta:
Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele,
enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo.
(Colossenses 2:6-8)

Assim sendo, que a cada dia estejamos expandindo nossas raízes em Cristo para que nada nesse mundo ofusque Sua voz e possamos andar como Ele aqui andou, vivendo uma vida que glorifique o nome de Cristo!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um coração quebrantado move a mão de Deus

Não deixe a chama apagar!

Se derrame na presença de Deus

Deixe Deus te Moldar

Deus está contigo: Não tenha medo, tenha FÉ!

Prepara-te Igreja para encontrares com o Senhor

Deus em primeiro lugar

Aquieta-te e deixe Deus agir

Deus não te esqueceu; Ele está agindo!