O poder da FÉ!
No livro de 2 Reis, no capítulo 18, vemos ser narrada uma passagem bem conhecida no meio evangélico, a passagem em que Deus envia chuva a Israel após três anos de seca.
"E sucedeu que, depois de muitos dias, a palavra do SENHOR veio a Elias, no terceiro ano, dizendo: Vai, apresenta-te a Acabe; porque darei chuva sobre a terra. (1Reis 18.1)"
Depois que Elias dá o recado ao rei, a partir do versículo 41, vemos Elias orar para que a Palavra de Deus se cumpra, diz a Bíblia que Elias prostrou-se e mandou que o servo fosse observar o céu por sete vezes, e na sétima vez o servo lhe avisou que avistava uma pequena nuvem do tamanho da mão de um homem.
O que me impressiona nesta história é a fé de Elias e sua insistência em oração. Acredito que muitos ao se prostrar a primeira vez e não ver o resultado de imediato poderia ter desistido, no entanto, Elias acreditou na palavra do Senhor, ele tinha certeza que iria se cumprir, a prova disso é que no versículo 1 ele diz ao rei que já ouvia o barulho da chuva.
Que assim como Elias sejamos persistentes em oração.
No capítulo 18 de Lucas, Jesus conta a parábola da Viúva Persistente, onde, como o versículo 1 já diz, Jesus adverte seus discípulos sobre o dever de orar continuamente e jamais desanimar. A viúva insistiu com o juiz e, de tanto incomodar, mesmo o juiz não temendo a Deus, atendeu a viúva. Jesus estava nos ensinando a pedir, a incomodar o Pai até vermos Ele agir.
No capítulo 7 de Mateus, no versículo 7 há a promessa: "Pedi, e vos será concedido; buscai, e encontrareis; batei, e a porta será aberta para vós", no momento que você for ao Pai em oração lembre-se desta promessa, reivindique-a, e o mais importante, creia que Deus pode fazer o impossível, pois no versículo 8 do capítulo 18 de Lucas, Ele deixa um alerta sobre a falta de fé.
No capítulo 13 de Mateus, versículo 58, está escrito que Jesus não operou mais milagres em sua cidade por causa da falta de fé do povo, perceba que um dos pontos principais para vermos nossas orações atendidas é a nossa fé.
Observe Elias, além de insistir na oração, ao primeiro sinal de Deus, ele mandou que o servo fosse até o rei dizer que a chuva já estaria vindo:
E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.
1 Reis 18:44
A nuvem era pequena e há muito não chovia em Israel, porém Elias acreditou que Deus iria agir através daquele pequeno sinal. Se observarmos toda a trajetória de Elias veremos o quanto Deus operou através das orações deste profeta e, através de toda história de Elias podemos perceber o quanto uma oração feita com fé é poderosa.
Por várias vezes Jesus nos ensinou a importância da fé no momento da oração.
No capítulo 17 de Mateus, quando os discípulos dizem que não conseguiram expulsar um demônio, Jesus diz: "Por causa de vossa incredulidade; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível."
Mateus 17:20Mateus 21:21
Comentários