Fortaleça-se no SENHOR!
"(...) Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus."
Quem conhece a história de Davi sabe que ele sempre reconheceu que suas forças vinham de Deus. Davi nunca se orgulhou ao vencer uma batalha, ele sempre atribuiu a Deus suas vitórias.
E neste versículo em questão, vemos que a força que Deus fornecia a Davi não era apenas física. Veja o que diz o versículo completo:
E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no Senhor seu Deus.
1 Samuel 30:6
Quando Davi ia à batalha, a primeira força que Deus o concedia era o ânimo. Neste versículo vemos que Davi estava angustiado e, consequentemente, estaria desanimado, mas ele se fortaleceu no Senhor.
Ao ler o capítulo 29 e 30, vemos Davi tentando ajudar um rei em uma batalha, mas não pode lutar porque aquele exército o rejeitou, e ao voltar para a cidade a encontra destruída, com todos seus bens roubados, inclusive esposas e filhos. Enquanto o povo desanimado intentavam o mal contra Davi, este resolveu buscar forças em Deus, e vemos nos versículos seguintes Deus concedendo a ele vitória e restituindo tudo o que foi roubado.
Portanto, ao ler esta história e tantos outros exemplos na Palavra de Deus, devemos compreender que na hora do desânimo devemos buscar forças no SENHOR, só Ele nos fortalece.
Mas, como se fortalecer no SENHOR?
Alguns cristãos, infelizmente, deixam de buscar forças em Deus para buscar em homens. Observem o exemplo de Saul, este não tinha nenhuma intimidade com Deus, quando ia consultar o Senhor, Saul sempre pedia a Samuel para consultar o "seu Deus", era como se o SENHOR fosse Deus apenas de Samuel:
Disse ele então: Pequei; honra-me, porém, agora diante dos anciãos do meu povo, e diante de Israel; e volta comigo, para que adore ao Senhor teu Deus.
1 Samuel 15:30
Ao analisar os dois reis de Israel, vemos de um lado Davi, totalmente dependente de Deus, e que buscava sempre O adorar e consultar Sua vontade. Do outro lado vemos Saul, um rei orgulhoso, que não via o SENHOR como o seu Deus, não tinha nenhum relacionamento pessoal com Deus, sempre dependeu do profeta, a ponto de procurá-lo até depois de morto. Enquanto Davi conhecia a Deus a ponto de confiar que poderia vencer um gigante com um pedrada, Saul estava tão ignorante quanto o conhecimento das coisas de Deus, que não sabia que apenas o sacerdote poderia oferecer sacrifício ( 1Samuel 13.9,10) e que consultar videntes é abominável ao Senhor ( 1Samuel 29). Davi tinha experiências com Deus, já Saul queria ter um relacionamento com Deus através das experiências de Samuel.
Fica a pergunta: Quantos hoje, assim como Saul, querem viver com Deus através do intermédio de um pastor ou de um profeta?
Não é errado pedir oração a alguém ou até participar de uma campanha de oração, a depender da situação, no entanto, muitas pessoas depositam suas esperanças em homens e deixam de ter um relacionamento pessoal com Deus. As experiências que outras pessoas vivem com Deus, pode até fortalecer minha fé por alguns dias, mas as experiências que eu vivo com Deus fazem com que Ele torne-se meu alicerce. No passado era necessário um sacerdote para interceder por nós e um profeta para Deus se revelar a nós, mas no presente, depois do sacrifício de Cristo na cruz, temos livre acesso ao Pai. Você pode falar com Ele através de suas orações, elas têm poder (Mateus 6.6/Mateus 7.7) e Deus pode falar contigo através de sua Palavra. Acredito em profecias, Deus já falou comigo através de servos dEle coisas que só Deus e eu sabia, entretanto, infelizmente, vejo muitas pessoas dependerem de profetas, fazendo do profeta um vidente, e é aí que está o problema. Aprenda a crer que assim como Deus se revela a estes homens e mulheres de Deus, Ele pode se revelar a você. Deus tem Suas maneiras de falar conosco, não dependa apenas de revelações.
Deus quer nos fortalecer para enfrentarmos qualquer desafio nesta vida assim como Ele fortaleceu Davi, porém para que isto aconteça temos que está dispostos a nos relacionarmos com Ele. Deus usa profetas, Deus usa pastores para nos orientar, interceder por nós e tirar dúvidas quando elas surgirem, mas precisamos buscar conhecer mais de Deus através de Sua Palavra, por meio da leitura diária, para que não sejamos enganados com falsos ensinamentos. Busque conhecer mais de Deus estudado a Palavra, não por versículo isolado, leia o contexto, já vi pessoas distorcer totalmente o sentido de um versículo por não estudar o contexto, daí a importância de conhecer a Bíblia, você poderá filtrar o que ler em livros ou o que ouve em pregações.
Parece até que fugir do assunto, né? O tema é Fortalecer-se no Senhor e estou falando de leitura bíblica, mas a verdade é que assim como o testemunho de um milagre contado por irmão fortalece tua fé, saímos bem mais fortalecidos ao ler os milagres que Deus operou no passado. Por isso a leitura bíblica nos fortalece, ao conhecermos o agir de Deus na vida dos homens e mulheres de Deus em Sua Palavras, não somos derrotados por qualquer vendaval, lembre-se que foi com a Palavra que o diabo tentou Jesus, mas com a mesma Palavra Jesus venceu a tentação.
Jó, apesar do próprio Deus se referir a ele como um homem reto, íntegro e temente a Deus, no capítulo 42, no versículo 5, ele diz que antes de passar por todo aquele processo conhecia a Deus apenas de ouvir falar. Aprendo com Jó que o que fortalece nossa fé é a procura por conhecer mais de Deus.
Portanto, conheça e prossiga em conhecer o Senhor e, nos momentos de dificuldades, você terá fé suficiente para lembrar que Deus é Aquele que nos fortalece e sempre renova nossas forças quando nos sentimos desanimados.
Sempre que bater o desânimo lembre-se de renovar suas forças em Deus através da oração e leitura bíblica. Aprenda com Davi a ser totalmente dependente de Deus e Ele te fortalecerá!
Comentários